Funko: O brinquedo que conquistou o coração dos adultos
INFOGRÁFICO
Funko: O brinquedo que conquistou o coração dos adultos
(Imagem: Anton Danilov | Unsplash)
Não é de hoje que brinquedos deixou de ser uma categoria exclusivamente pensada em crianças — o caso da LEGO é uma clara prova disso.
De fato, os kidults — pessoas com pelo menos 12 anos — foram responsáveis por 25% do total gasto com brinquedos nos EUA em 2022, cerca de US$ 9 bilhões.
- Considerando apenas adultos (18+), as vendas de brinquedos subiram de US$ 1,7 bilhão para US$ 6,4 bilhões entre junho/21 e junho/23 no país.
Já entre Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido, os kidults representaram 28,5% do total investido em brinquedos no ano passado, com os adultos gastando 5,5% a mais nos últimos 2 anos — por lá, o mercado está avaliado em 4,5 bilhões de euros.
Quem tem surfado muito bem essa onda nos últimos anos é a Funko. Em 2015, era uma desconhecida empresa de brinquedos colecionáveis. Hoje, é uma companhia de capital aberto que fatura bilhões.
Da garagem para o mundo
Em 1998, Mike Becker, apaixonado por itens com uma vibe mais vintage, se juntou aos amigos Rob Schwartz e Sean Wilkinson para desenvolver bonecos cabeçudinhos visando o mercado de colecionáveis.
Para se diferenciar, incorporaram elementos da cultura pop, porém com apelo nostálgico. Eis que, pouco tempo depois, chegava o “Big Boy booblehead”, que se tornou mascote de um restaurante americano.
O movimento seguinte foi testar o produto no varejo físico, especificamente na Universal Studios… E viram como seu estoque se esgotou rapidamente.
No entanto, o primeiro hit veio após a Funko conseguir a licença para produzir "boobleheads" baseados no filme “Austin Powers”, vendendo cerca de 80 mil unidades.
Com isso, Becker e cia viram o potencial não só do produto como do licenciamento e fabricação de brinquedos baseados em personagens conhecidos.
Nova liderança e o poder da comunidade
Em 2005, Becker vendeu a empresa para o então CEO Brian Mariotti, que começou a adotar uma abordagem muito mais agressiva para licenciar personagens e propriedades.
A primeira iniciativa chegou em 2007 com a “Funkovision”, edição limitada com recriações de desenhos famosos como Looney Tunes e Flintstones, um verdadeiro apelo a memória afetiva do público.
Maaaaass…. Em 2011, veio o lançamento da linha Pop!, responsável pelos “cabeçudinhos” de 10cm de altura que todos conhecemos.
Esteticamente, são uma mistura dos “bobbleheads” originais e produtos japoneses “super-deformados” — muitas vezes inspirados em personagens de anime e mangá — feitos principalmente para colecionadores.
O resultado: US$ 20 milhões em vendas já em 2012, o dobro do conseguido dois anos antes.
Para tornar esse formato ainda mais atraente, a empresa passou a licenciar marcas globalmente reconhecidas, começando por DC, seguidos por Marvel, Star Wars e Disney.
A estratégia foi super acertada e, hoje, estima-se que a linha Pop! tenha quase 14 mil bonequinhos únicos — inclusive, é possível criar um “cabeçudinho” baseado em você mesmo.
Takeaway
Através do licenciamento, a empresa conseguiu se relacionar diretamente com vários fã-clubes apaixonados por filmes, séries, artistas e desenhos animados capazes de colecionar funkos assiduamente.
Por conta disso, a Funko estabeleceu uma frase central para sua operação: “everyone is a fan of something!”.
Esse lema ficou ainda mais claro nos últimos anos, já que você pode encontrar Pop!s de figuras históricas, cientistas, estrelas do rock, apresentadores de talk shows e até políticos.
Curiosidade: O Funko Pop! mais caro da história foi uma edição limitada do Willy Wonka, da Fantástica Fábrica de Chocolates, por supostos US$ 300 mil. Clique aqui para saber outros fun facts sobre a marca.
Redação
trends
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se