Visão e gestão: A jornada da Johnson & Johnson até o IPO
CASE
Visão e gestão: A jornada da Johnson & Johnson até o IPO
(Imagem: Johnson & Johnson)
Em 1861, o jovem de 16 anos, Robert Wood Johnson, passou a demonstrar interesse na área da saúde após milhares de pessoas perderem suas vidas durante a Guerra Civil Americana por conta de doenças ou infecções.
- No boticário de sua família, ele teve seu primeiro contato com o segmento, aprendendo sobre emplastros medicamentosos, método de colocar uma substância aquecida sobre a pele para acelerar o processo de cura.
Já na década seguinte, em 1876, Robert reconheceu sua primeira grande oportunidade: à época, muitos cirurgiões não lavavam as mãos, nem esterilizavam suas ferramentas entre operações. Consequentemente, muitas infecções se espalhavam.
Eis que, em 1886, ele decide se separar de seu parceiro de negócios da época para fundar a Johnson & Johnson com seus 2 irmãos mais novos, Edward Mead e James Wood.
A nova empresa, que teria o foco em melhorar produtos já existentes, uma abordagem inovadora na época, fabricou os primeiros suprimentos cirúrgicos estéreis produzidos em massa do mundo.
Um dos primeiros itens a ganhar o selo J&J foi o emplastro medicinal, que agora passaria a ter compostos médicos misturados em um adesivo — algo parecido ao que vemos hoje em marcas como Salompas.
Em 1890, entretanto, a empresa recebeu uma carta contendo reclamações de que seu produto estava causando irritação na pele dos pacientes.
Como resposta, eles enviaram uma lata de talco italiano que não só conseguiu resolver esse problema como deu o pontapé inicial do consagrado talco de bebê da J&J, lançado em 1894.
Diversificação e internacionalização
Com o falecimento de Robert em 1910, quem assumiu a empresa foi seu irmão James Wood, que já teve que capitanear a Johnson & Johnson durante 2 grandes desafios ao longo da década: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Gripe Espanhola (1918-1919).
Durante o segundo evento, a J&J passou a confeccionar máscaras cirúrgicas em massa para proteger as pessoas e impedir a propagação do vírus.
- Essas máscaras não só cumpriram seu objetivo como foram utilizadas posteriormente em outros surtos como, por exemplo, coqueluche, meningite, pneumonia e tuberculose.
Já em 1920, seguindo seu propósito de aprimorar e desenvolver novos produtos, a empresa lançou um tal de Band-Aid, fruto da combinação de 2 de seus produtos: gaze e fita adesiva.
Estima-se que mais de 100 bilhões de Band-Aids foram vendidos até 2013. A marca se tornou tão popular que seu nome é sinônimo de uma categoria de produtos (curativos adesivos).
Nos anos seguintes, a J&J expandiu sua linha de bebês com o sabonete Johnson’s Baby (1921) e introduziu o Ortho Gynol (1931), seu 1º gel anticoncepcional prescrito — em 1986, o produto era usado por +2,5 milhões de mulheres nos EUA.
Ao longo da gestão de James — que finalizou em 1932 — a empresa deu seus primeiros passos internacionais, abrindo uma fábrica no Canadá em 1919 e outra na Inglaterra em 1924.
O poder de uma liderança competente
Sob a gestão de Robert Wood Johnson II, filho do fundador, a empresa enfrentou novamente os desafios originados por uma Guerra Mundial — e mais uma vez saiu adiante.
A J&J foi a encarregada pelo presidente Franklin D. Roosevelt de desenvolver a duct tape (também conhecida como silver tape), uma cinta adesiva à prova d’água que foi fundamental na vedação de caixas de munição.
Consequentemente, a empresa também se tornou um dos principais fornecedores de kits de primeiros socorros durante a guerra.
Ainda assim, a liderança de Johnson II ficou marcada pela responsabilidade social corporativa, aprimorando as condições de trabalho nas fábricas.
Ele, inclusive, pediu ao Presidente Roosevelt uma legislação federativa para não só aumentar o salário mínimo dos trabalhadores, mas também diminuir sua carga horária.
Durante a Grande Depressão (1929-1939), o empresário, manteve todos seus colaboradores, aumentou seu salário em 5% e, aos que foram convocados para servir na guerra, garantiu que teriam trabalho ao retornar.
Contudo, o que muitos consideram como sua principal contribuição começou em 1935, quando escreveu um panfleto de 9 páginas intitulado “Try Reality: A Discussion of Hours, Wages and The Industrial Future”. Leia aqui.
- O documento encorajava outras companhias a olharem além dos lucros e reconhecer que possuem um compromisso perante os consumidores, os funcionários e, sobretudo, a sociedade.
Já em 1943, Johnson II desenvolveu o Credo da J&J, delineando sua filosofia orientadora — presente na sede da empresa até os dia de hoje. Veja aqui.
A cereja no bolo viria no ano seguinte. No dia 24/09/1944, a Johnson & Johnson abriu seu capital na Bolsa de Valores de Nova York.
- À época, a empresa tinha 31 subsidiárias e vendas anuais de US$ 93,6 milhões — por volta de US$ 1,65 bilhão nos dias de hoje.
Hoje, com 138 anos, a J&J possui cerca de 250 subsidiárias, itens vendidos em mais de 175 países e, em 2023, gerou mais de US$ 90 bilhões em vendas.
Redação
trends
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se