Seriam as marcas próprias o novo trunfo das gigantes do varejo?

CASE

Seriam as marcas próprias o novo trunfo das gigantes do varejo?

Redação
Redação
23 janeiro 2025Última atualização: 23 janeiro 2025

(Imagem: LTK | Reprodução)

Seriam as marcas próprias o novo trunfo das gigantes do varejo?

Se existe algo que está se tornando uma tendência crescente entre as empresas — sobretudo entre as grandes varejistas — é o investimento em marcas próprias

Por um lado, elas não são novidades. No Brasil, por exemplo, temos a Taeq, private brand do Pão de Açúcar. Já nos EUA, temos diversos nomes fortes como a Member’s Mark, do Sam’s Club. 

Por muito tempo, elas foram servidas aos clientes como uma alternativa de baixo custo aos produtos de marcas mais conhecidas. No entanto, à medida que a inflação continua pressionando a carteira dos consumidores, esse jogo de valor está valendo a pena.

Em 2023, as vendas de marcas próprias nos Estados Unidos aumentaram 4,7% em comparação com um aumento de 3,4% para marcas tradicionais.

No mesmo ano, uma pesquisa da McKinsey mostrou que mais de 80% dos consumidores dos EUA avaliaram a qualidade dos produtos alimentares de private brands como sendo igual ou melhor do que os selos mais conhecidos.

(Imagem: McKinsey & Company)

Observando isso, os varejistas têm procurado usarmarcas próprias para criar produtos exclusivos e de alta qualidade nos últimos anos. No caso do Walmart, sua marca Great Value há muito tempo compete com produtos de menor preço.

  • Contudo, desde abril de 2024, a gigante fundada por Sam Walton também passou a “disputar o bolso” dos clientes no segmento mais premium com sua a Bettergoods

O novo selo inclui produtos com sabores ou ingredientes da moda, como pistache, além de oferecer opções para pessoas com dietas restritivas, como sorvetes e chocolates veganos. 

Com isso, a varejista está adicionando poder de fogo a um império de marcas próprias com grande penetração nos lares da terra do Tio Sam. Veja:

(Imagem: Numerator Insights)

Além disso, vender mais produtos de marca própria significa margens maiores. Isso porque se reduzem os custos com publicidade, branding e intermediários, permitindo que os varejistas vendam diretamente, com preços competitivos e retenham mais lucro por unidade.

Atualmente, mais de 20 marcas do Walmart geram mais de US$ 1 bilhão anualmente.

Para a atrair novos clientes, a varejista planeja acelerar o desenvolvimento de itens com dezenas de novas ofertas como o novo selo “premium”chegando às prateleiras em 2025.

Enquanto isso, na Target… 🎯

(Imagem: The Wall Street Journal)

O portfólio de mais de 45 marcas próprias da rede arrecada por volta de US$ 30 bilhões em receita anualmentecerca de um terço das vendas da empresa.

No fim do dia, essas private brands desempenham um papel muito importante tanto sob uma perspectiva de tamanho e escala quanto sob um ponto de vista estratégico, direcionando tráfego para as lojas físicas, site e aplicativo da empresa. 

📈 A Target está investindo em crescimento. Em 2024, a varejista lançou a Deal Worthy, uma linha voltada para clientes que priorizam preço, além de reformular e expandir seu selo de itens essenciais Up and Up

A empresa acredita que esses selos, sejam eles novos ou não, a diferenciará tanto das marcas nacionais quanto de outros varejistas. Segundo eles, o desafio agora é garantir que as novas ofertas (i) estejam na moda, (ii) sejam de alta qualidade e (iii) tenham um preço acessível. 

A aposta em marcas próprias chega em um momento crucial para Target, que viu as vendas diminuírem — suas ações caíram mais de 20% depois que a companhia reduziu suas metas financeiras trimestrais em novembro.

Já no Brasil… 🇧🇷

Entre agosto de 2022 e julho de 2023, as 5 principais redes farmacêuticas do país observaram um crescimento de 59% no faturamento de suas private brands

  • Já do lado dos supermercados, cerca de 65% de sua receita veio de categorias que possuem marcas próprias.

Entre os principais responsáveis por crescimento das private labels no Brasil são Carrefour e Grupo Pão de Açúcar, que observam a representação dos seus selos próprios nas vendas totais dobrarem entre 2018 e 2023.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã