
Os shoppings estão de volta – e com um toque de Gen Z
VAREJO
Os shoppings estão de volta – e com um toque de Gen Z


(Imagem: Business Insider)
🛍️ Após anos sendo considerados como os dinossauros do consumo, os shoppings estão mais em alta do que nunca, e a Gen-Z tem muito a ver com isso.
Desde 2021, as visitas e vendas dos shoppings americanos aumentam consistentemente. Para se ter uma ideia, as taxas de vacância no país estão no menor nível em duas décadas.
👀 A transformação vai além da nostalgia. Os shoppings estão evoluindo para capturar o coração (e o bolso) da geração mais conectada de todos os tempos. Os números não mentem.
- Em 2023, um levantamento revelou que 60% dos Gen Zers frequentavam esses locais não para comprar, mas para socializar;
- Já entre fevereiro e abril do ano passado, 95% foi ao shopping pelo menos uma vez;
- Corta para dezembro, uma pesquisa da consultoria EY mostrou que quase 63% dos entrevistados da Geração Z disseram que planejavam fazer compras de fim de ano em lojas físicas no shopping.
Esses espaços oferecem experiências que unem o físico ao digital, criando momentos “instagramáveis” que alimentam o conteúdo online, e os donos de shoppings perceberam isso.
O Simon Property Group, o maior dono de shoppings dos EUA, lançou uma campanha neste outono intitulada “Meet Me @the mall”. Veja aqui.
Já outro grande proprietário, o Brookfield Properties, trouxe atrações como minigolfe para seus shoppings para envolver a Geração Z e mantê-los nos locais por períodos mais longos.
Enquanto isso, no Brasil… 🇧🇷
O modelo híbrido entre compras e entretenimento está se consolidando. Shoppings como o JK Iguatemi, em São Paulo, participam dessa transformação.
- Além de lojas premium, o espaço oferece experiências exclusivas como cinema VIP, restaurantes premiados e até shows ao vivo em áreas abertas.
🔎 Zoom out: Ao todo, o Brasil tem 639 shoppings centers que, juntos, faturam cerca de R$ 195 bilhões, recebem mensalmente 462 milhões de visitantes e empregam mais de 1 milhão de pessoas. Huge.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se