
Spotify Wrapped: Resumindo 1 ano em menos de 5 minutos
TRENDING
Spotify Wrapped: Resumindo 1 ano em menos de 5 minutos


(Imagem: Spotify)
Além das festividades, algo muito popular no final de cada ano é a famosa retrospectiva. Nesse quesito, poucas empresas conseguem usar isso como estratégia de marketing tão bem quanto o Spotify.
Só em 2023, o“Wrapped”,que mostra quais músicas, podcasts e artistas você mais ouviu no ano, engajou um recorde de 227 milhões de usuários ativos mensais.
Como tudo começou 🔙
O conceito foi introduzido pela empresa no final de 2015 com o “Year in Music”, uma campanha global de três níveis: o ano em revisão do Spotify (principais listas), o ano em revisão dos fãs e o ano em revisão dos artistas.
- Isso deu o tom para a experiência Wrapped que as pessoas passaram a conhecer e amar, atraindo mais de 5 milhões de usuários únicos naquele ano.
No entanto, um dos grandes contribuintes para esse efeito massivo de viralização que vemos atualmente foi o formato modelado para compartilhamento em “stories”, idealizado — embora nunca confirmado pelo Spotify — por uma estagiária em 2019.
Jewel Ham pegou o que era principalmente uma experiência de desktop e sugeriu aos executivos da gigante sueca que criassem uma campanha baseada em redes sociais que fosse personalizada para cada um dos usuários. Abaixo o seu pitch deck.

Após o sucesso inicial (mais de 60 milhões de usuários interagiram com o conteúdo), este recurso foi ganhando atualizações anuais, com novas funcionalidades e mais informação compartilhável.
Em 2020, incluía métricas relacionadas a podcasts e desafios de hashtag para o TikTok. Dois anos depois, adicionou 16 personalidades baseadas no tipo de música escutada pelo usuário ao longo do ano e em outros aspectos. O resultado:
- Mais de 156 milhões de pessoas engajaram com o "Wrapped" na plataforma em 2022, um aumento de 30% em relação ao ano anterior;
- Cerca de 425 milhões de tweets gerados nos primeiros 3 dias.
Para este ano, a novidade é a “evolução musical” do usuário, um novo recurso que consiste em frases que definem os hábitos de um usuário em um mês específico, como “princesa rosa do pilates” para quem escutou Sabrina Carpenter e Charli XCX.

O que realmente importa nisso?
Além de proporcionar uma excelente forma de engajamento para as pessoas, também funciona como uma máquina de publicidade gratuita para a empresa — até mesmo antes de ser divulgado.
- Para ser ter uma ideia, mais de 200 mil usuários curtiram um tweet de alguém que disse que seu Wrapped “será constrangedor este ano”.
Por falar em constrangimento… Uma pesquisa feita pelo Spotify em 2023 apontou que 7 a cada 10 usuários tinha vergonha de postar o Wrapped nas redes sociais. Se o volume de compartilhamentos já é assustador, imagine só se essas pessoas postassem. risos.
A verdade é que, enquanto empresas são criticadas pela maneira como rastreiam, guardam e usam os dados de seus usuários, a gigante sueca não só consegue “evitar” esse julgamento como criou uma experiência da qual todos desejam fazer parte.
Não à toa, Apple Music e Deezer criaram suas versões do “Wrapped” para não ver seus usuários migrando para o Spotify. Fora do áudio, The Washington Post, Duolingo e até a Wikipedia geraram retrospectivas inspiradas na empresa fundada por Daniel Ek.
Falando em hábitos… O artista mais escutado pelo estagi do the biz foi a banda Bring Me The Horizon. Já entre os podcasts, predominou o cinema, com o The Big Picture na 1ª posição.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se