March Madness: a competição universitária que movimenta bilhões
TRENDING
March Madness: a competição universitária que movimenta bilhões
“Prazer, March Madness”. Começa, hoje, o principal evento do basquete universitário americano. São 68 equipes competindo em um mata-mata pelo caneco do campeão nacional.
- A competição dura cerca de um mês, começando agora, em março, e terminando no começo de abril.
Entre marketing, direitos de transmissão, venda de ingressos, apostas e muito mais, o evento movimenta bilhões de dólares anualmente.
Fazendo um paralelo, é como se tivéssemos uma liga de futebol muito forte com USP, UFRJ, UFMG, FGV, Insper, Ibmec, ESPM... Que tivesse uma baita audiência e gerasse muito $.
Broadcast 📺
Em 2010, a CBS Sports e a Turner Broadcasting fecharam um acordo de US$ 10,8 bilhões com a NCAA, principal entidade do esporte universitário, para transmitir o torneio de basquete masculino por 14 anos, terminando em 2024.
- Em 2016, esse contrato foi estendido até 2032, adicionando mais US$ 8,8 bilhões.
O motivo pelo alto investimento: Anúncios, que no ano passado chegaram a custar entre US$ 2,2 milhões e US$ 2,3 milhões por 30 segundos durante a grande final.
Por exemplo… Abaixo está o time de peso que a Capital One escalou para este ano.
Ao todo, estima-se que a CBS e Warner Bros. Discovery, dona da Turner, arrecadaram mais de US$ 1 bilhão em ads em 2023.
Apostas 🎰
Com a expansão das apostas esportivas legalizadas, cerca de 68 milhões de americanos movimentaram em torno de US$ 15,5 bilhões em apostas no ano anterior, valor 5x maior ao de 2022.
- Para este ano, a projeção é de uma baita redução para “apenas” US$ 2,72 bilhões, por conta de algumas mudanças feitas pela associação de jogos americana.
Para os que não curtem perder o seu valioso e suado dinheiro, algo considerado como um “ritual” pelos fãs do esporte é preencher o chaveamento da competição.
Em 2023, a estimativa era que pouco mais de 56 milhões pessoas fizeram o bolão completo do March Madness.
O impacto da competição 🤑
Para as universidades, quanto mais longe elas cheguem no torneio, mais dinheiro suas conferências receberão da NCAA — em 2023, o valor total superou os US$ 170 milhões.
No caso das 14 cidades que recebem os jogos, o impacto econômico é multimilionário.
- A cidade texana de Houston, que recebeu as semifinais e a grande final em 2023, arrecadou em torno de US$ 300 milhões.
Agora quem se beneficia muito da competição é a NCAA. Dos US$ 1,3 bilhão de faturamento que a entidade teve no ano passado, quase 70% vieram do March Madness.
Maaas… Nem todo impacto é positivo. Uma pesquisa disse que a competição de basquete universitário fez com que as empresas nos EUA tivessem cerca de US$ 17,3 bilhões em perda de produtividade.
Curiosidade para fechar: A tradicional Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) é quem mais se sagrou campeã do torneio, vencendo-o 11 vezes.
Redação
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se