Quais as tendências de negócios e marketing para 2025?
TENDÊNCIAS
Quais as tendências de negócios e marketing para 2025?
(Imagem: Meta)
Nosso time de negócios criou uma edição especial com o objetivo de apostar em algumas tendências neste ano. Boa parte das 12 tendências não possui compromisso factual ou promessa de acerto. Afinal, são apostas. risos.
De qualquer forma, como sabemos que vocês gostam da nossa curadoria, pensamos que seria interessante entender o que se passa na cabeça da equipe waffle para 2025.
1. Curadoria em alta: menos For You, mais Here are my favorites
As redes sociais diluíram a identidade das pessoas. Em 2025, veremos um movimento de volta à curadoria pessoal. Não será mais sobre algoritmos decidindo o que você vê, mas sobre compartilhar favoritos que reflitam autenticidade.
2. Comentários > Conteúdo
✍️ Comentários vão superar o conteúdo em si. Marcas terão o papel de criar fóruns para discussões, em um reflexo direto de como o número de amigos está diminuindo e as pessoas estão buscando novos espaços para conversar e se conectar.
3. Comunidade como nova métrica de sucesso
Os números de seguidores ficarão no passado. O foco estará em abandonar o apelo massivo e investir em comunidades de nicho com alta conexão e valor.
Plataformas como o Geneva já permitem que marcas criem espaços dedicados para interagir com diferentes grupos de interesse — uma prática em crescimento nos EUA.
A expectativa é que marcas tenham várias páginas em redes sociais, cada uma voltada para um público específico, priorizando relacionamentos íntimos e de alto valor, em vez de só buscar um alcance amplo e superficial.
Essas comunidades se tornarão novas provas sociais e os maiores ativos de marcas e criadores. Clientes substituirão influenciadores tradicionais, trazendo vozes autênticas e criando conteúdos genuínos e impactantes — participando de viagens, co-criações e tornando-se verdadeiros embaixadores das marcas.
4. Conteúdo paisagem
Em um mundo onde a solidão cresce, as pessoas buscam companhia até em conteúdos. Em 2025, veremos mais produções adaptadas para ficarem “de fundo” enquanto o público realiza outras tarefas.
Esses conteúdos serão longos, envolventes e projetados para permitir que a atenção vá e volte sem prejudicar a experiência.
5. Marcas como TV
Conteúdos no estilo de séries ganharão força, com enredos envolventes, narrativas interativas e personagens que ajudam a construir um universo consistente para a marca.
A proposta é criar histórias que convidem o público a “acompanhar os próximos capítulos” e mergulhar no mundo da marca.
Isso pode ser feito transformando os próprios funcionários em personagens ou desenvolvendo uma série fictícia dedicada a contar essa história (veja aqui um exemplo e outro aqui).
6. De volta ao mundo real (IRL)
O elemento humano será revitalizado. Veremos marcas focando em engajamento presencial, com mais ações IRL (In Real Life) e Out of Home (OOH). A ideia é criar experiências reais que reforcem o valor das interações humanas.
Em um cenário saturado pela presença da AI, iniciativas que destacam o toque humano — como branding feito à mão ou conteúdos com a legenda “made by a human” — podem se tornar a ser um diferencial poderoso.
7. Conteúdos transgeracionais
As redes sociais e a tecnologia unificaram comportamentos entre gerações — uma criança de 10 anos e sua avó de 85 anos, por exemplo, podem assistir ao mesmo vídeo curto.
Em 2025, as marcas terão a oportunidade de criar conteúdos com um apelo verdadeiramente universal, capazes de conectar diferentes demografias. O foco estará em unir pessoas por valores compartilhados, transcendendo as barreiras da idade. O Boticário, Nike e Sephora já são algumas marcas que entenderam isso.
8. A evolução dos programas de fidelidade
Lealdade à marca está em declínio (estima-se que em 25%), mas os programas de fidelidade só crescerão com consumidores buscando obter valor onde puderem.
As marcas inteligentes vão remodelar esses programas para não apenas recompensar compras, mas também engajamento, feedback e co-criação — transformando fãs em colaboradores ativos.
Veja aqui como a marca Kiki World desenvolveu seu programa de fidelidade baseado em blockchain. Outra que surfou a mesma onda foi ninguém menos que a Starbucks (aprofunde aqui).
9. A privatização dos conteúdos
Comunidades privadas e conteúdo exclusivo serão a nova onda. As pessoas buscarão espaços protegidos e menos saturados, onde consumam conteúdo com a sensação de exclusividade.
Marcas que investirem em ambientes seguros e privados poderão construir intimidade e pertencimento — algo que o público anseia e teme perder nos dias de hoje.
10. Live shopping gamificado
O live shopping continuará em alta, e será cada vez mais gamificado. Ele cria conexões reais ao engajar consumidores com ofertas ao vivo, criando senso de urgência e comunidades em torno das marcas.
Essa experiência mistura a conveniência digital com a personalização do físico. Essa marca aqui faz uma live todos os dias às 17h.
11. Boom de uma rede social por voz
Já exploramos vídeo, foto e texto nas redes sociais, mas há um formato que ainda não ganhou força: a voz.
Em um cenário saturado de aplicativos e com uma necessidade urgente de inovação, a grande aposta para 2025 é uma nova geração de plataformas sociais baseadas em áudio. Essas redes prometem oferecer uma conexão mais íntima, autêntica e envolvente.
12. A TV se transforma, mas não desaparece
Adeus TV aberta. Em 2025, os apps de mídia exclusivos dominarão, trazendo o conteúdo dos celulares diretamente para telas maiores. A televisão será, na prática, um “smartphone gigante”, refletindo o que já consumimos diariamente, mas com uma experiência ampliada.
E essa mudança não é só tecnológica, mas cultural. Com 75 milhões de brasileiros assistindo ao YouTube na TV, os criadores de conteúdo estão se consolidando como a nova Hollywood.
Seus programas, que antes eram vistos como nichados, agora atraem audiências maiores do que muitos formatos tradicionais de televisão, provando que a influência digital já é mainstream.
E aí, qual foi a sua favorita? Será que a gente acerta alguma tendência do ano?
Redação
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se