Experimentar perfumes é coisa do passado
TENDÊNCIAS
Experimentar perfumes é coisa do passado
(Imagem: Yahoo Finance)
A geração Z já definiu sua nova obsessão: cheirar bem. Influenciados pelo TikTok, jovens de 12 a 27 anos estão escolhendo o seu cheiro com base em recomendações da #PerfumeTok.
Antes obcecados com os sprays corporais da Victoria’s Secret ou os desodorantes da Adidas, agora, os jovens estão buscando cada vez mais “cheirar a marcas de luxo”, muito por conta dos criadores de conteúdo do nicho de perfumaria.
- Para se ter uma ideia, cerca de 83% da Gen-Z usa perfumes de grife, o que fez as marcas adotarem uma estratégia: recorrer a creators para avaliar seus perfumes no TikTok.
A relevância está aí. A rede social chinesa dita tendências de consumo até mesmo sem transmitir a sensação muitas vezes necessária para certos produtos — neste caso, o cheiro. O que realmente importa são as avaliações dos influenciadores.
Embora cerca de 91% das vendas do perfume ainda ocorram em lojas físicas, uma grande parte desse público já chega sabendo o que quer, com 45% das pessoas admitindo que o TikTok as influência na decisão de compra de uma fragrância.
A Glossier encontrava dificuldades para vender o “You”. A partir do momento em que passou a criar conteúdos para a Gen Z, observou o poder da viralização no app chinês, com a marca aumentando em 10x as vendas do produto.
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Em 2023, o mercado global de perfumes de luxo ficou avaliado em US$ 22,65 bilhões, cifra que deve aumentar a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,2% entre 2024 e 2030.
No Brasil, a pandemia acelerou o desenvolvimento desse segmento, sobretudo por conta das restrições de viagem, que levaram os consumidores a procurar mais opções internas.
- O resultado disso foi um aumento notável da participação de vendas de fragrâncias de alto luxo, atingindo 6% em 2024.
- Além disso, mais de 20 novas marcas passaram a figurar no país durante os últimos 5 anos.
No geral, o Brasil tem o 2º maior mercado de perfumes do mundo — atrás apenas dos Estados Unidos —, movimentando R$ 16 bilhões ao ano.
Redação
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waffle | criando marcas que você gosta de consumir
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