
Apple dá pausa em AI que espalhava fake news
TECNOLOGIA
Apple dá pausa em AI que espalhava fake news


(Imagem: Frederic J. Brown / AFP)
🍎 Bad news. A Apple teve que pausar um recurso de inteligência artificial que resumia manchetes de notícias depois que ele começou a espalhar desinformação — veículos como a BBC e o Washington Post se viram associados a manchetes falsas.
O recurso fazia parte do iOS 18.3 e permitia que resumos automáticos de notícias fossem enviados aos usuários, misturando informações de diferentes fontes.
- Acontece que, na prática, foi uma grande confusão, com manchetes erradas e notícias “inventadas” pela AI, o que gerou muitas críticas.
Essa história reforça um problema maior: A confiança em inteligência artificial ainda é baixa. Para se ter uma ideia, a confiança pública nas empresas de AI caiu de 61% para 53% globalmente, com um declínio mais acentuado nos EUA, de 50% para 35%.
Só no Brasil, 95% dos usuários da tecnologia no país não confiam completamente em resultados gerados por essas ferramentas.
Looking forward: Com o mercado de AI crescendo a uma taxa de 37% ao ano até 2030, erros como o da Apple não só aumentam a desconfiança, como complicam ainda mais o cenário para empresas que buscam liderar a inovação sem perder credibilidade.
Apesar da tentativa da empresa da maçã de controlar os danos, o episódio destaca um ponto importante: ela parece estar atrás na corrida pela inovação, enquanto rivais como Microsoft e Google avançam rapidamente em soluções baseadas em inteligência artificial.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se