
A era dos músicos exclusivamente digitais
TECNOLOGIA
A era dos músicos exclusivamente digitais


(Imagem: British GQ | Divulgação)
Elvis pode voltar aos palcos. Sim, você leu certo. Quase 50 anos após seu falecimento, o “Rei do Rock” é o próximo músico que poderá ser revivido em forma de holograma para apresentações ao vivo.
A “mente” por trás desse projeto ousado isso é a Pophouse, empresa de entretenimento sueca responsável pelo ABBA Voyage, shows virtuais do icônico grupo ABBA realizados em Londres.
Explicando: O público presente no ABBA Arena assiste às representações tridimensionais dos 4 integrantes do grupo acompanhados por uma banda de 10 músicos.
Tecnologia muito presente. A adaptação do local conteve 600 toneladas de equipamentos situados acima do público e 500 luzes móveis mapeadas para 30.000 pontos na arena a fim de criar a ilusão de uma banda real…
… tão real que o público assiste à representação virtual do ABBA do período entre 1973-1982.
- Ou seja, os quatro integrantes parecem ter 30 anos e soam e se movem como se tivessem 30 anos.
Segundo o CEO da Pophouse, Per Sundin, o feito faz jus ao desejo do grupo de “querer que as pessoas se lembrassem deles como eram”.
Fora isso, foram usadas 160 câmeras de captura de movimento para filmar os membros da banda interpretando suas músicas.
- Essas imagens são projetadas em uma tela e os avatares digitais interpretam 22 músicas com o auxílio de 1.000 artistas de efeitos visuais.
O resultado: Mais de 1,5 milhão de ingressos vendidos e uma receita superior a US$ 150 milhões em 15 meses — o primeiro show foi no final de maio de 2022.
E não é só o ABBA. Em dezembro de 2023, a renomada banda Kiss 😝 realizou sua última apresentação ao vivo, mais de 50 anos após seu primeiro show.
- Ao final do espetáculo, o grupo que avatares digitais de cada um dos membros continuarão fazendo shows “até o fim dos tempos”.
Já no caso de Elvis, a ideia é possibilitar algo que o nunca o cantor nunca conseguiu fazer enquanto vivo: apresentar-se para seus fãs internacionais.
Se confirmado, esse seria o 2º show holográfico de Elvis a entrar em desenvolvimento nos últimos meses, uma vez que o grupo britânico Layered Reality já tem planos para um concerto do “Rei do Rock” movido por AI que estreará em Londres em novembro.
Looking forward: Com o sucesso do ABBA Voyage, talvez outros artistas percebam que podem seguir lucrando por muitos mais anos e, muito mais do que isso, manter seu legado vivo pela “eternidade”.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se