
Transformando R$ 15 mil na maior rede de açaí e sorvete do Brasil
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Transformando R$ 15 mil na maior rede de açaí e sorvete do Brasil


🧐 Conheça a The Best Açaí
A The Best Açaí é uma empresa que democratizou e facilitou o consumo de açaí, trazendo produtos de qualidade a preços acessíveis, mas sempre oferecendo inovação e variedade.
Eles operam em um modelo self-service, oferecendo diferentes combinações de açaí — como pistache, leite ninho, etc. —, sorvetes de massa e inúmeros toppings para deixar o cliente o mais livre possível em suas escolhas.
Diferentemente de seus concorrentes, as unidades da The Best Açaí possuem fachadas escuras que exibem a coroa presente em sua logo — que simboliza a ideia de “ser o melhor” — e implementa diferentes níveis de automação em sua operação.

🛣 Como tudo começou
Em 2017, o paulista Sérgio Kendy, à época estudante de engenharia civil, estava passeando com seu pai quando os 2 decidiram entrar em um comércio que vendia açaí no modelo self-service.
Isso chamou sua atenção porque, naquele momento, estava na moda o açaí na tijela, mas, segundo ele, o negócio poderia ser aprimorado.
- Na ocasião, ele fez um comentário ao seu pai, que simplesmente lhe respondeu: “Sérgio, ao invés de ficar criticando, faz melhor então!”.
Essa resposta “alugou um triplex” em sua cabeça, mas o problema é que ele não tinha capital o suficiente. Logo, ele foi em busca de sócios dentro do seu grupo de amigos da universidade.
O 1º convite foi para Mateus Queiroz que, segundo Kendy, é uma pessoa que pensaria em todos os possíveis problemas que podem acontecer.
Quando ele lhe apresentou a ideia, obteve uma resposta imediata: “Açaí? Açaí já foi. Açaí começou em 2013-2014. Aqui em Londrina tem uma loja super famosa. Nós nunca vamos ganhar deles. Eu acho que eu não quero isso”.
Para tentar convencê-lo, explicou que o modelo seria self-service, que além de oferecer mais opções, teria um custo operacional menor. Para tentar convencer de vez, ainda montou um rápido cálculo:
Seriam necessários 20 clientes por dia que gastassem R$ 20 para que o negócio não quebrasse.
“O negócio não ia dar lucro, mas também não ia quebrar’,” relembra Kendy. “Nós não tínhamos muito risco. Fora isso, eu já tinha um ponto semi-definido para a loja que ficava próximo a uma universidade. Ou seja, era impossível que não entrassem pelo menos 20 pessoas por dia.”
Após 2 dias, Queiroz topou a empreitada. Seu outro sócio, Mateus Bragato, que também recusou a proposta de início, entrou no negócio logo depois. Eis que, com um investimento R$ 15 mil, era inaugurada a The Best Açaí na cidade de Londrina.

🏃 Os primeiros passos
No início, eles não tinham nem dinheiro, nem conhecimento específico do segmento e precisaram aprender tudo do zero, fazendo desde o atendimento em loja, limpeza, corte de frutas, compra de insumos, etc.
À época, inclusive, eles faziam um rodízio de horários, se ajudando nos picos de consumo, porém tocando o negócio sozinhos durante momentos do dia.
O problema é que a demanda, em parte, é imprevisível… Às vezes, nesses momentos solo, chegavam grupos grandes e, por exemplo, o morango que ficava nas cubas não atendia a todos.
Só que, para não falar que estavam sozinhos na loja, eles pediam para que os clientes esperassem alguns minutos porque os “colaboradores” da cozinha estavam finalizando a reposição… Só que esses funcionários eram eles mesmos.

“Eu entrava na cozinha e falava: ‘traz mais morango’,” comenta o fundador. “Daí eu dava uma enroladinha e entrava dentro da cozinha, abria a geladeira e levava a reposição. Nos primeiros 2 meses era assim.”
Falando sobre o produto, um dos grandes diferenciais da The Best Açaí desde o início foi seu preço. Kendy explica que, em 2017, o quilo do sorvete em marcas concorrentes custava R$ 59,90.
- Enquanto isso, eles optaram por não ter uma margem tão grande e começaram comercializando o kg por R$ 26,90.
Para os 3, a lógica era a seguinte: Se diferenciar ao oferecer um produto de qualidade a um preço acessível e saber que, assim com as franquias de fast-food, o volume que eles tinham nas lojas iria pagar as contas.
“A galera achava que a gente lavava dinheiro na loja”, disse o empresário. “A percepção de valor era muito diferente. Então, o nosso boca a boca ficou muito forte.”
Aproveitando a boa reputação que estavam construindo, os 3 passaram a acompanhar tendências de marketing digital para promover o produto. Em novembro de 2018, por exemplo, a The Best Açaí fez uma Black Friday de açaí — que se mantém até hoje, todo ano.
📈 A importância de estar sempre aberto a oportunidades de crescimento
Com o movimento aumentando, começaram a aparecer pessoas perguntando se a The Best Açaí franqueava, fazendo com que os fundadores começassem a se questionar se eles tinham interesse em fazer isso com a marca.
Explicando: No início, o objetivo dos 3 era ter no máximo 5 lojas próprias e que isso fosse apenas uma renda extra.
Observando como o número de interessados aumentava, eles foram atrás de informações para montar um modelo de negócios — mas não tinham como pagar uma consultoria para ajudá-los no processo.
A solução: Ligar para várias franqueadoras com nome estabelecido no mercado e dizer que estavam interessados em comprar uma franquia. Ao fazer isso, eles passaram a receber vários materiais.
“A gente entendeu como eles prospectavam os clientes e como era feita a venda,” relembra Kendy. “Nós pegamos esses materiais, estudamos eles e formatamos, de maneira simples, o nosso 1º contrato de modelo de franquia”.
Além disso, eles criaram um modelo no qual eles não ganhariam dinheiro sobre os royalties dos franqueados, mas sim com produto. Ou seja, quanto mais os franqueados vendessem, mais eles iriam comprar os insumos necessários.
- Os royalties, por sua vez, teriam um valor fixo, algo parecido a mensalidade ou anualidade que você paga para assinar a Netflix, o que, na teoria, seria mais satisfatório para o franqueado.
💰 O resultado: Ao longo de 5 anos, eles venderam 200 unidades… Isso sem investir um centavo em divulgação, todas vindo por meio de indicações.

Já em 2023, quando eles começaram a divulgar o modelo de franquias, eles comercializaram 300 lojas. Para este ano, já foram mais 216 novas.
No começo, eles expandiram apenas pelo Paraná, depois foram para o Mato Grosso do Sul e Santa Catarina e, hoje, também marcam presença em São Paulo, Minas Gerais e outros 7 estados.
💭 Às vezes, sonhar alto pode ser a “solução” de problemas
No final de 2020, à época com 68 unidades, Mateus Queiroz apresentou a ideia de comprar um terreno para a construção de uma fábrica — que foi rejeitada pelos outros 2 sócios pelo valor que teria que ser investido.
Queiroz, por sua vez, rebateu dizendo: “Esse que é o problema. A gente sempre pensa pequeno demais. Se a gente ficar toda hora apagando fogo nós nunca vamos crescer da maneira que a gente sabe que pode crescer.”
Com isso, eles se permitiram sonhar e planejar para os resultados que viriam através dessa compra. Hoje, a fábrica, chamada da Amadelli Alimentos, alimenta toda a rede.

Segundo Kendy, o maior erro que eles cometeram no início, foi a falta de informação e de um planejamento claro sobre onde queriam chegar.
- Quando as coisas começaram a acontecer e perceberam que havia oportunidades e espaço para crescer, notaram várias lacunas no que haviam feito.
Para o empresário, se eles tivessem sonhado maior desde o início, teriam estruturado melhor algumas coisas, como talvez trazer um investidor logo no começo ou considerar uma forma de expandir mais rapidamente.
Durante os 2 primeiro anos, eles ficaram com apenas 4 lojas, mas talvez pudessem ter 30 ou 40 unidades.
No final de 2023, a The Best Açaí se tornou a maior franquia de açaí e sorvete no modelo self-service do Brasil. Este ano, a pretensão de faturar R$ 777 milhões e ter 777 lojas entre as que estão em operação e as que estão vendidas.
🧍♂️🧍♂️🧍♂️ Quem está por trás desse negócio?
A The Best Açaí foi fundada por Sérgio Kendy, Mateus Queiroz e Mateus Bragato. Ao clicar, você vai para o LinkedIn deles.

Redação
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