NG.CASH: Concedendo acesso e liberdade financeira à Geração Z

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NG.CASH: Concedendo acesso e liberdade financeira à Geração Z

Redação
Redação
23 maio 2024Última atualização: 23 maio 2024

🧐 Conheça a NG.CASH

A NG.CASH é uma plataforma brasileira de serviços financeiros voltada à geração Z.

Ela que nasceu com o propósito de dar acesso e liberdade financeira para mais de 50 milhões de jovens brasileiros que nasceram entre 1995-2010 (Geração Z) e não possuíam boas alternativas e serviços para a gestão de seu próprio dinheiro.

Atualmente, NG.CASH já atua com soluções como, por exemplo, cartão de crédito pré-pago, Pix e investimentos em criptomoedas.

Isso sem contar as diversas funcionalidades para os jovens, como dicas e ferramentas de educação e gestão financeira, skins personalizadas, vídeos e marketplace com ofertas exclusivas.

🛣 O início do início

Em 2013, Mario Augusto Sá, Victor Trindade e Gabriel Fernandes começaram a gravar conteúdo do jogo Minecraft no YouTube.

Ao longo dos meses, não só suas habilidades como jogadores melhoraram, como seus vídeos começaram a ter tração na plataforma, acumulando milhares de inscritos em seu canal.

Vendo esse crescimento, os três decidiram lançar um servidor dentro do jogo — e acabaram montando um negócio em cima disso.

Segundo Antônio Nakad, co-fundador e presidente de marketing da NG.CASH, “eles sempre tiveram essa cabeça de gravar conteúdo e, a partir da audiência que estavam conseguindo, fazer pequenas coisas para conseguir monetiza-la”.

Desse “passatempo” construiu-se uma marca, a Neagle. A partir daí, mais ou menos quando o canal atingiu a marca de 100 mil inscritos, o trio diminuiu o conteúdo sobre Minecraft.

⏭ O que veio em seguida? Os criadores de conteúdo passaram a mostrar mais seus rostos frente às câmeras, documentando suas vidas, no bom estilo vlog.

(Imagem: Toda Teen | Divulgação)

A mudança funcionou e o canal conseguiu bater 1 milhão de inscritos. Com isso, Trindade e Fernandes se mudaram para os EUA, mas o tipo de conteúdo, mostrando os bastidores de suas vidas, se manteve.

O resultado: o canal explodiu e ultrapassou os 10 milhões, fazendo com que os dois, gerenciados por Sá, se tornassem uma sensação para a Gen-Z no Brasil.

💡 Um problema enfrentado por milhões de pessoas

Enquanto Trindade e Fernandes seguiram sua trajetória na terra do Tio Sam, Sá ingressou na PUC-RJ para estudar engenharia da computação. Por lá, ele fez uma aula de empreendedorismo que lhe abriu os olhos.

Mario então conheceu Luis Felipe Carvalho, professor de empreendedorismo da universidade que, à época, estava montando uma carteira de criptoativos.

  • Após algumas conversas, Sá decidiu entrar no negócio como investidor.

Em 2019, Carvalho começou a montar a empresa, mas, no momento que começou a entrevistar os usuários, ele observou que o negócio não iria decolar.

Nem tudo estava perdido. Por conta da necessidade da transferência de dinheiro real para a obtenção de criptoativos, eles tiveram que construir uma estrutura bancária.

Foi exatamente essa estrutura que os dois decidiram ofertar para as pessoas que queriam ser um banco, mas não sabiam necessariamente como operar uma instituição financeira.

  • Em termos atuais, eles construíram um produto de “banco como serviço” (banking as a service ou BaaS).

Como investidor, Mário viu que ele tinha uma empresa que desenvolvia uma estrutura de bancos — chamada de Trampolim — e, do outro lado, ele tinha, por meio de Trindade e Fernandes, uma distribuição gigante com a geração Z.

Eis que, em julho de 2020, Sá e Carvalho lançaram, dentro de sua startup, o NeagleBank. Como eles divulgaram esse lançamento? Via uma live no YouTube. Abaixo o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=-7BmqkfpQno

💥 Impacto imediato. Segundo Nakad, foram 70 mil contas criados logo no primeiro dia.

Ao longo de 2020, tanto o NeagleBank quanto a Trampolim seguiram crescendo. A startup de BaaS, entretanto, foi adquirida pela Stone no final do ano.

Com a compra, Sá e Carvalho decidiram, em 2021, transformar a NeagleBank em NG.CASH — a Stone, inclusive, realizou o investimento pre-seed da nova empresa, que já tinha cerca de 500 mil clientes.

  • Nesse movimento, entraram os co-fundadores Nakad e Petrus Arruda, atual presidente de operações da startup.

A mudança permitiu com que nós criássemos um banco para ‘abraçar’ uma geração de 50 milhões de brasileiros e permitiu que outros influenciadores também pudessem falar sobre a NG.CASH”, comentou Arruda.

Por que o foco na Gen-Z? Por conta da dor que Trindade e Fernandes tiveram na época que os dois lucravam com o YouTube, mas eram menores de 18 anos. Por conta da idade, não conseguiam usar o banco sem a intermediação de seus pais.

Em agosto 2022, a startup recebeu um aporte seed de US$ 10 milhões liderado pela gestora Andreessen Horowitz (a16z) — uma das maiores do mundo — e pela brasileira monashees.

  • Também participaram a 17 Sigma e fundadores de startups como Brex, Rappi e Movile, entre outras.

À época, a empresa tinha mais de 30 colaboradores e entre 900 mil e 1 milhão de clientes.

Curiosidade: esse foi a maior rodada seed de uma startup focada em serviços financeiros (fintech) na América Latina.

A a16z, inclusive, sempre foi a referência da NG.CASH, por ter investido nos principais benchmarks de GenZ Banking nos EUA (Greenlight e Current).

Meses depois que a startup iniciou as conversas com fundos para fazer a rodada Seed, quando a conversa com a a16z finalmente ocorreu, a NG.CASH precisou de apenas 15 minutos para fechar o negócio.

Nakad conta que, muito mais que o aporte financeiro, o fato que um fundo tão renomado tenha confiado neles foi um grande estímulo para a confiança do time e mostrou que o que eles estavam fazendo era relevante.

A importância de uma cultura forte e de uma alta densidade de talentos

Desde o início da NG.CASH, o foco sempre foi buscar grupos de pessoas muito motivadas, com muita competência e com muito potencial no longo prazo.

A equipe sempre foi muito jovem e nós sabíamos que existia uma lacuna de experiência”, disse Nakad. “Mas, nós temos um time comprado com o nosso sonho desde o dia zero”.

Para fortalecer a cultura da empresa, eles decidiram ajustar o seu modelo de trabalho — à época 100% remoto — após a rodada seed.

🏠 A decisão: quatro dos fundadores, junto a Gustavo Amaral, Head de tecnologia da empresa, passariam a morar juntos na mesma casa, batizada de NG.House.

O mais importante desse período foi que conseguimos solidificar a relação entre os fundadores e, posteriormente, as principais pessoas da empresa. Nos tornamos um grupo realmente fechado”, comenta Nakad.

Com foco em crescimento, eles conseguiram construir uma cultura de empatia assertiva, trazendo feedbacks diretos e respeitosos. Mesmo com discordâncias, sempre vai existir a busca de um denominador comum em prol da evolução da empresa.

A essência da cultura também veio da vivência que Arruda e Nakad tiveram durante a faculdade, na qual ambos atuavam em projetos extracurriculares não remunerados “virando a noite” para construir algo que pudesse ser utilizado.

Muitas dessas pessoas que atuavam ao lado deles, sabendo dos sacrifícios necessários para tirar um projeto do papel, eventualmente passaram a fazer parte do time da NG.CASH.

Outro ponto forte da cultura da startup é a autenticidade, especialmente na forma de se comunicar com seus clientes, investidores e jornalistas.

Isso é o DNA da NG.CASH que a gente respira todos os dias”, comenta Arruda. “Então esses são os pilares da nossa cultura: alta performance, comprometimento e comunicação autêntica”.

A evolução dos serviços oferecidos

Em 2021, só era possível fazer depósitos na NG.CASH via boleto e a startup oferecia um cartão crédito pré-pago físico — com a bandeiro Elo —, que poderia ser utilizado para recarga de jogos e celular.

Em maio do mesmo ano, a empresa começa a ter uma infraestrutura Pix, só que apenas via QR Code e chave Pix copia e cola — estrutura chamada de Pix Merchan.

Explicando o Pix. O Banco Central está no topo da pirâmide, seguido dos chamados participantes diretos e, logo abaixo, os participantes indiretos. Por último, vem o Pix Merchan, participantes indiretos que podem revender a infraestrutura do Pix para terceiros.

Isso era bom porque facilitava você ter um produto de Pix, mas, em contrapartida, era muito ruim porque você ficava limitado a chave Pix copia e cola e QR Code”, relembra Arruda.

A NG.CASH manteve só esses produtos até o final de 2022.

Antes de evoluir o negócio, a gente precisava ter uma infraestrutura dentro de casa muito bem robusta e que também fosse escalável,” comenta Nakad. “Então, em 2022, foi o ano que focamos em construir essa base”.

Além da infraestrutura, os fundadores mencionam que esse período foi muito utilizado para realmente entender o cliente e responder dúvidas como: “O usuário tem acima ou abaixo de 18 anos”.

Arruda menciona que, ao atuar em um mercado regulado pelo Banco Central, é importante sempre estar atento as mudanças regulatórias porque elas podem tanto ajudar a crescer seu negócio quanto quebrá-lo.

Logo, a empresa adotou uma postura de estar sempre um passo à frente… E o primeiro passo foi o de tirar a licença de instituição de pagamento.

Em março de 2023, a NG.CASH se torna participante indireto do Pix e passa a oferecer o pacote completo: chave de CPF, chave de email e chave de celular.

O resultado: o negócio começou a crescer muito, especialmente pela alta adoção dos clientes da empresa — cerca de 90% usam o Pix todos os dias.

  • Criptomoedas;
  • Mesada automatizada;
  • Educação financeira na jornada do usuário dentro do app.

Um marketing bem definido

No início, Nakad acreditava que a empresa precisava fazer movimentos mirabolantes em marketing. No entanto, o simples, quando bem feito, funciona melhor.

E foi exatamente esse o caminho que eles seguiram, analisando todo funil de relação com o usuário com o máximo de dados possíveis. Isso sem falar da forte presença orgânica da NG.CASH no Instagram.

O conteúdo que a pessoa vê no Instagram tem que estar conectado com o conteúdo que ela vai ver no ad e tem que estar conectado com o que ela vai ver em notícias,” comenta Nakad.

Para isso, ele ressalta a importância de entender bem que é o seu consumidor. E esse entendimento, consequentemente, ajudou a equipe de produtos a criarem ou melhorarem as soluções em prol do cliente.

Nakad também fala sobre manter o foco a medida que a empresa cresce, especialmente no que diz respeito a parcerias, sabendo dizer “não” ao que não estiver alinhado com os objetivos da NG.CASH.

Antes de entrar em um cenário, nós temos que merecer estar lá”, diz Nakad. “Temos que agregar para esse cenário e não querer se aproveitar dele. Primeiro, é importante ajudar em silêncio”.

E, assim como noticiado em inúmeros veículos, a geração Z tem um aprecio muito maior por uma marca que consiga se comunicar de forma autêntica.

Por falar em autenticidade… A empresa realizar uma série de ações para engajar com seu público, desde interações mais lúdicas até ao que eles chamam de Creator Academy.

Com a Creator Academy, eles escolhem usuários da NG.CASH que tinham sonho de se tornarem criadores de conteúdo e os ensinam a produzir esse tipo de conteúdo online.

Um desses usuários, inclusive, vai ganhar um contrato remunerado para se tornar um embaixador da marca.

O momento atual e o futuro da NG.CASH

Em 2023, com o avanço na parte de tecnológica e regulatória, a startup conseguiu crescer 40x em relação a 2022… E a imponência desse resultado não passou batida.

Este mês, a NG.CASH captou R$ 65 milhões, a maior rodada série A de fintechs na América Latina em 2024.

O aporte — liderado pela monashees — vem 20 meses após a rodada Seed, totalizando mais de R$ 125 milhões captados e R$ 2 bilhões transacionados anualmente pela empresa.

O montante será utilizado para ampliação de produtos e serviços desenhados para a Geração Z, em especial para a oferta de crédito, que será o principal foco da startup no próximo ano.

A NG.CASH também pretende lançar um cartão personalizado, carteiras digitais como Google Pay e Samsung Pay e um bot no WhatsApp para fazer pagamentos dentro do próprio app de mensagens.

Queremos serviços que construam comunidade e aumentem a interação entre os usuários”, diz Nakad. “Que possam aumentar o engajamento dos clientes e que os faça quererem recomendar a NG.CASH aos amigos”.

Além disso, com o montante em caixa, a empresa está expandindo o time e aprofundando algumas teses em inteligência artificial para, assim, expandir no Brasil e se preparar para uma futura expansão para a América Latina.

Por ora, a ideia é que NG.CASH consiga conquistar cada jovem brasileiro para depois expandir para a América Latina”, comentou Arruda.

Hoje, a startup é composta por 75 pessoas — com pretensões de chegar a 110 até o final do ano — e possui mais de 2 milhões de usuários, alcançando todos os estados do país.

Para Nakad, o melhor aprendizado ao longo dessa trajetória com a NG.CASH foi: “a força que uma equipe tem para não só alavancar uma empresa, mas fazer com que você melhore individualmente”.

No caso de Arruda, além de “assinar embaixo” as palavras de seu co-fundador, ele traz a “importância de, como líderes dentro da empresa, sempre estar se reinventando, de sempre estar preparado para enfrentar um novo desafio”.

🧍‍♂️ Quem está por trás desse negócio?

A NG.CASH foi fundada por Mario Augusto Sá, Luis Felipe Carvalho, Victor Trindade, Gabriel Fernandes, Petrus Arruda e Antônio Nakad. Ao clicar, você vai para o LinkedIn deles.

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