Humora: Convertendo um tabu em bem-estar e bom humor

SHOW YOUR BIZNESS

Humora: Convertendo um tabu em bem-estar e bom humor

Redação
Redação
19 setembro 2024Última atualização: 19 setembro 2024

🧐 Conheça a Humora

A Humora é uma startup de cannabis medicinal focada em bem-estar que auxilia na importação de produtos de cannabis para o uso cotidiano.

Utilizando uma comunicação mais descontraída e bem-humorada (daí a origem do nome), a empresa tem como função ajudar as pessoas a acessar esse tratamento por meio de orientação médica, sendo todo o processo realizado dentro de sua plataforma.

Seus produtos combinam cannabis medicinal, fitoterápicos e aromaterapia para serem utilizados em pequenas doses no dia a dia, ajudando com insônia, dor, falta de libido, baixa imunidade e até TPM.

A marca é pioneira no uso da tecnologia de nanofármacos, já que a fórmula livre de óleo proporciona uma biodisponibilidade (percentual de aproveitamento pelo organismo), permitindo macroabsorção.

🛣 Como tudo começou

Em 2021, a paulista Ana Júlia Kiss decidiu entrar no ambiente de startups como investidora-anjo após anos gerindo uma indústria química.

Essa experiência, entretanto, despertou nela o desejo de empreender. Ao buscar um mercado que a cativasse, ela se deparou com a cannabis.

Muito além da atratividade financeira, Ana Júlia percebeu que o setor no Brasil possuía algo mais profundo: muitas pessoas encontram na cannabis uma solução para dores e doenças crônicas e experiências difíceis.

Isso a levou a questionar por que seu uso era tão limitado e a motivou a explorar os benefícios orgânicos e naturais da planta. Eis que, em março de 2022, ela foi ao South by Southwest (SXSW), um dos principais festivais de tecnologia e inovação do mundo realizado no Texas, e pode observar toda a agenda destinada a cannabis.

Lá, começou um estudo de mercado de futuro,” comentou a empresária. “Eu já tinha uma noção do que e como eu queria, mas eu saí de lá com uma clareza sobre a estratégia e quais os pilares que iria compor a empresa.

Ao voltar, começou o processo de criação de nome e branding, entender as nuances legais sobre o que poderia ser produzido e comercializado no país, assim como as formas permitidas de importação, e a busca por fornecedor e tecnologia.

Explicando: Hoje, só é possível produzir produtos à base da cannabis no Brasil importando a matéria-prima concentrada para depois envasá-la e diluí-la por aqui.

No entanto, só as grandes farmacêuticas conseguem fazer isso, pois a Anvisa requer uma comprovação de estudo clínico de 5 anos, o que exige um aporte intenso de capital.

À época, além de não ter esse capital, a empresária queria testar o produto antes de assumir um compromisso tão longo. A solução foi produzir nos EUA para depois importar. Então, a empresa montou sua operação na terra do Tio Sam da seguinte forma:

  • CNPJ no estado de Nevada, por conta dos estímulos tributários;
  • Produção na Califórnia, pela maior maturidade de tecnologia para cannabis dos EUA;
  • Logística em Miami, na Flórida, pela alta frequência de voos para o Brasil.

Em agosto de 2022, foi fundada a Humora.

🏃 Os primeiros passos

Primeiramente, a empresa desenvolveu um posicionamento claro baseado nos "NÃOs" — aquilo que não queriam ser — tomando a decisão de focar em produtos para o bem-estar geral e não em doenças crônicas.

Além disso, optaram por não se limitar apenas à cannabis, com o objetivo de criar fórmulas mais complexas que combinassem outros fitoterápicos.

Em paralelo, a Humora focou na construção de comunidade e no posicionamento educativo por meio de canais digitais para:

  • Explicar o sistema endocanabinoide;
  • Mostrar os benefícios da planta;
  • Demonstrar a jornada de aquisição dos produtos.

As primeiras vendas, no entanto, vieram somente em março de 2023, durante o SXSW. A empresa se conectou com um grupo de 300 mulheres em posições de liderança e distribuiu seus produtos, pois no Texas não há necessidade de prescrição médica.

A estratégia foi mandar uma mensagem no grupo do WhatsApp para convidar as integrantes para um brunch em que estariam disponibilizando amostras. Aquelas que estivessem interessadas teriam que apenas preencher um formulário.

Foram 100 mulheres que preencheram,” relembra Ana Júlia. “No brunch foram 40 e, com as outras 60, nós fizemos a distribuição dos produtos em seus respectivos hotéis.”

Segundo a empresária, o evento foi fundamental para que a empresa pudesse detalhar e esclarecer mais detalhes sobre o produto como, por exemplo, que ele não continha THC, substância psicoativa encontrada na maconha.

Assim conseguiram criar sua 1⁠ª base de beta testers e early adopters. Esses primeiros clientes, muitos dos quais estão com a Humora até hoje, se tornaram os primeiros “amantes” da marca, ajudando a validar o produto e a fortalecer sua comunidade.

Quando a gente volta do SXSW, a gente entende que o produto está muito próximo daquilo que seria o ideal, assim como nossa abordagem de vendas e a nossa persona. Logo, tínhamos que realizar os ajustes necessários e adaptar essa jornada para o Brasil”, disse a fundadora.

Em junho de 2023, a Humora entra para a lista positiva de autorização da Anvisa.

🧑‍⚕️ 🩺 A importância de ter o apoio dos especialistas do setor

Como a Humora se posiciona de maneira diferenciada no mercado, em vez de ter uma competição direta com outras marcas de produtos canábicos.

No entanto, o desafio reside na necessidade de apresentar aos médicos a nova abordagem para a prescrição de cannabis que a empresa traz, uma vez que nossos produtos têm uma tecnologia diferente dos produtos tradicionais do mercado.

Explicando: Hoje, são quase 500 mil médicos e somente 2-3% possuem algum curso sobre a medicina canabinoide, com a grande maioria focando apenas em óleo, utilizado para doenças crônicas.

Os médicos estavam muito nessa patologia crônica, com muitos dos que preescrevem cannabis sendo neurologistas,” disse Ana Júlia. “Como a Humora entra na categoria de bem-estar, a gente começou a abordar endocrinologistas, nutrólogos e até ginecologistas.

Segundo ela, esse movimento educacional é fundamental para expandir a aceitação e a prescrição da cannabis de forma mais abrangente, criando um espaço de valorização para os produtos da empresa.

E essa valorização veio quando a Humora participou da edição de 2024 da Medical Cannabis Fair, uma feira de cannabis só para médicos realizada em São Paulo.

Ao estar lado a lado com os principais players do mercado, a empresa teve a oportunidade de apresentar seus diferenciais de forma direta aos médicos, gerando um relacionamento mais próximo e abrindo portas para novas parcerias e oportunidades de crescimento.

Ficou muito claro que a gente era muito diferente, que tínhamos algo inovador,” relembra a fundadora. “Nós convencemos muitos médicos da nossa abordagem e da nossa tese

Além disso, a Medical Cannabis Fair “enterrou” a ideia da marca de ser exclusivamente digital, pois evidenciou a necessidade de estabelecer um relacionamento mais próximo e personalizado com os médicos, figura central na jornada do paciente.

Para Ana Júlia, a feira foi o catalisador que impulsionou a marca para um novo patamar, abrindo portas para que a Humora se tornasse referência no setor.

By the numbers: A receita proveniente de prescrições de médicos triplicou após o evento.

Hoje, a empresa possui uma equipe de 15 pessoas e tem mais de 300 clientes, com seus produtos chegando em todas as regiões do Brasil.

🧍‍♀️ Quem está por trás desse negócio?

A Humora foi fundada por Ana Júlia Kiss. Ao clicar, você vai para o LinkedIn dela.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã