Espaço Smart: Transformando a construção civil brasileira

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Espaço Smart: Transformando a construção civil brasileira

Redação
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5 setembro 2024Última atualização: 5 setembro 2024
Espaço Smart

🧐 Conheça a Espaço Smart

A Espaço Smart é um ecossistema de empresas inseridas na construção a seco, nicho da construção civil focada em construções industrializadas, adotando o steel frame como método.

O steel frame é conhecido por economizar até 90% do consumo de água, substituindo materiais da alvenaria tradicional, como cimento e areia, por perfis de aço galvanizado na estrutura e fechamento com placas de cimento e drywall.

Dentro de seu ecossistema, a empresa contempla:

  • Indústria: Produz os perfis steel frame, sendo a maior do segmento na América Latina;
  • Engenharia;
  • Arquitetura;
  • 38 pontos de vendas entre Brasil e Paraguai;
  • Financiamento direto com a empresa;
  • Capacitação: Qualifica profissionais de instalação.

Em outras palavras, o cliente consegue entrar em uma loja e não só comprar todos os materiais necessários para construção a seco de sua casa como também sair com um projeto desenhado e financiado.

🛣 Como tudo começou

Em 2010, o empresário Rogerio Scheffer conheceu o steel frame em uma feira de construção e decidiu comprar a 1⁠ª máquina nesse sentido do Brasil.

O motivo: Havia uma excelente oportunidade de trazer as construções industrializadas, muito comuns em outros países desenvolvidos, para o nosso país.

Eis que, em 2011, em Ponta Grossa–PR, Scheffer e mais 2 sócios decidiram criar a Smart Sistemas Construtivos. A nova empresa ficaria dentro do guarda-chuva do grupo Águia Participações.

No início, eles tiveram que criar uma indústria que produz o principal insumo de uma casa em steel framing: o aço engenheirado, pois não existia no Brasil.

Ao longo do tempo, surgiu a necessidade de criar um escritório de engenharia, um centro de treinamento e alguns showrooms de casas para demonstrar o sistema construtivo aplicado.

No mesmo ano, eles construíram uma “Vila” com 4 casas que ficava junto de sua indústria e engenharia, para que os clientes pudessem ver uma obra feita inteiramente com steel frame.

A ideia de ter essas residências à beira de uma rodovia foi para mostrar que, ao fechar as janelas, o cliente não consegue escutar o barulho que vem de fora, graças ao isolamento acústico da construção”, comentou Fernando Scheffer, diretor de marketing e sócio fundador da Espaço Smart.

Por falar em clientes… Como Ponta Grossa é uma cidade relativamente pequena, o steel frame através da Smart surgiu como novidade, além da família dos fundadores já ter uma certa credibilidade — os primeiros clientes vieram muito por meio do boca a boca.

No começo, outro fator que também ajudou foi os sócios terem construído suas próprias casas com steel framing, o que passava confiança e gerava credibilidade. Walk the talk.

Em 2013, o atual CEO, Rubens Campos, que atuava como Diretor de outra empresa do segmento, fez um benchmarking no Japão que apontou para a estratégia de puxar este desenvolvimento pelo varejo.

O resultado disso foi a criação da Espaço Smart no ano seguinte, também em Ponta Grossa.

Detalhe: A Espaço Smart tinha apenas o Rogério Scheffer como proprietário, que iniciou a expansão com recursos próprios e, posteriormente, dívida de bancos.

O poder da experiência

Por conta de estarem inseridos no 2º setor menos impactado por tecnologia e inovação, o steel frame enfrentou muita resistência tanto por parte dos profissionais da área quanto do consumidor final.

Além disso, à época, eles não tínhamos muitos cases de sucesso. Isso sem falar que estavam lidando com o sonho da casa das pessoas que, em muitos casos, é o maior bem adquirido na vida delas.

Segundo Fernando, a virada de chave veio quando começaram a fazer esse desenvolvimento através do varejo.

Nós fizemos um benchmarking com o mercado japonês, no qual eles vendem casa no varejo e a loja é integrada com a indústria”, disse Fernando.

A partir desse insight, eles passaram a utilizar o varejo para colocar showrooms nos quais as pessoas conseguem ver todo o storytelling de como é construir em steel frame através de experiências sensoriais voltadas a:

  • Comparativo de isolamento acústico e térmico — para mostrar superioridade em relação à alvenaria;
  • Resistência a impacto;
  • Resistência fixação de móveis.

A lógica é simples… Em vez de “gastar” tempo explicando, eles conseguem responder as principais dúvidas por meio dessas experiências, com o público sentindo na prática.

Nos showrooms, temos uma marreta que a pessoa pode jogar na parede de steel frame para ver a questão de resistência,” comentou o empresário. “Além disso, as pessoas podem sentar em uma cadeira pendurada em uma parede de drywall.”

Corta para 2015, quando começaram a se aventurar em outras cidades e estados, a empresa já tinha mais maturidade e era somente o tempo de atrair as pessoas para as lojas para que o serviço falasse por si só.

Quando uma pessoa entra no showroom, ela não se sente entrando em uma casa, mas consegue ver como a parede vai ficar e sentir o conforto de uma construção de steel frame”, disse Fernando.

Hoje, todas as regiões do país já têm alguma casa de steel frame. Ao todo, já são mais de 3.600 casas comercializadas desde 2015.

Inclusive, por criar um bom relacionamento com seus clientes, existem ocasiões nas quais os mesmos “cedem” suas residências como showroom para pessoas que estiveram interessadas.

Essa satisfação é essa usada pela empresa para gerar conteúdo que serve como prova social, entrevistando pessoas após elas estarem morando por mais de 1 ano em uma casa feita por meio de steel frame.

Do lado dos profissionais, foi identificado que era preciso qualificá-los, principalmente nas áreas técnicas (projetos de engenharia e assistência técnica), visto que a construção a seco e o steel frame não são abordados nas universidades de forma aprofundada.

Em seguida, a Espaço Smart criou um treinamento junto ao SENAI para capacitar a mão de obra que executa as construções. Ao longo dessa capacitação, se constrói uma casa de mais ou menos 15 m².

Nós trouxemos as principais metodologias de fora porque, à época, não existia algo similar aqui no Brasil,” disse Fernando. “Modelar esse treinamento foi um grande desafio.”

Até 2016, a capacitação era feita apenas em Ponta Grossa. No final deste ano, serão 9 centros de treinamento espalhados pelo Brasil. Ao todo, cerca de 10 mil trabalhadores foram qualificados.

📈 Subindo de nível e lidando com a concorrência

Em 2018, a Smart Sistemas Construtivos estava sendo negociada com uma multinacional do segmento por um valor que era bastante satisfatório.

  • No entanto, no ano seguinte, eles desistiram da negociação e acabaram vendendo para Espaço Smart, que surgiu em 2015 para atender parte dos clientes da indústria.

O motivo: Eles entenderam que perderiam uma parte importante de seu ecossistema. Hoje, a indústria é fundamental para o negócio.

Outro ponto importante nos últimos anos foram as participações na National Retail Federation, principal evento de varejo do mundo. Por lá, surgiram diversos insights, podendo implementar as principais tendências aos canais de vendas.

Já em 2022, eles começaram o processo de transformação digital da empresa com o lançamento do e-commerce logo em janeiro.

Além disso, a Espaço Smart passou a implementar uma estratégia omnichannel, com o cliente tendo a mesma experiência em todos os pontos de contato com a empresa.

Quanto aos competidores, Fernando declara que o método convencional sempre foi tratado como o principal concorrente da Espaço Smart.

Ao trabalhar com um método construtivo alternativo — e que hoje ainda representa menos de 1% do mercado —, eles entenderam que quanto mais pessoas e empresas trabalharem com steel frame, mais contribuintes terão para o desenvolvimento do mercado.

Hoje, já existem algumas empresas produzindo o steel frame no Brasil,” comentou o empresário. “Mas, nenhuma delas atende de forma 360° com todos os produtos em um único lugar. No início, fomos os pioneiros, inclusive na indústria.

🔜 O presente e o futuro

O movimento de partir para o varejo foi muito significativo. Para se ter uma ideia, uma loja passou a faturar praticamente o que faturava a indústria.

Atualmente, a empresa possui 38 lojas físicas espalhadas por 15 estados do Brasil e 2 no Paraguai — essas últimas fazem o desenvolvimento local do mercado.

No 1º semestre de 2024, a Espaço Smart teve um crescimento de 40% de casas YoY. O faturamento nesse período foi de R$ 230 milhões, mais da metade da receita total do ano passado. Até 2026, a meta é alcançar a marca de R$ 1 bilhão.

Com o steel frame, a Espaço Smart já poupou 200 milhões de litros de água e evitou a geração de 220 mil toneladas de resíduos de obras desde o início de sua trajetória.

A empresa tem aproximadamente 550 colaboradores e apenas 4 estão desde o início.

Segundo Fernando, a maior surpresa desses anos de história foi, sem dúvidas, “ver o tamanho que a empresa tem e a quantidade de pessoas que conseguimos engajar ao nosso propósito de transformar a construção civil no Brasil.

🧍‍♂️🧍‍♂️ Quem está por trás desse negócio?

A Espaço Smart foi fundada por Rogério e Fernando Scheffer, com Rubens Campos ocupando o cargo de CEO. Ao clicar, você vai para o LinkedIn deles.

Redação

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