Dr. Peanut: Construindo um futuro com foco, energia e sabores espetaculares
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Dr. Peanut: Construindo um futuro com foco, energia e sabores espetaculares
🧐 Conheça a Dr. Peanut
A Dr. Peanut é uma marca focada em amendoim que tem como negócio principal as pastas de amendoim. Fora isso, o portfólio da empresa também inclui alfajores e uma linha de snacks à base de pasta de amendoim.
A empresa opera 95% no B2B, porém oferecendo a venda direta ao consumidor através de seu e-commerce próprio.
A visão da companhia é ser uma marca reconhecida mundialmente não só como a melhor pasta de amendoim, mas como a melhor de qualquer produto feito a partir do amendoim.
🛣 Como tudo começou
Em 2012, o fundador da empresa, Lucas Castro, foi convidado para ser sócio da rede de lojas de suplemento Vita Nutrition — ele seria o encarregado de algumas lojas em Curitiba.
Esse foi o ponto inicial da paixão de Castro não só pelo mundo de suplementos, mas por esse universo saudável. O empresário, inclusive, estudou nutrição para se especializar.
Alguns anos depois, em 2015, Castro percebeu que ser empresário de lojas de suplemento não era o que ele queria no longo prazo e começou a buscar ideias para criar algo que fosse seu.
Durante suas pesquisas, ele observou um crescimento na busca por pastas de amendoim em suas lojas — em 2012, apenas uma marca era oferecida e, 3 anos depois, houve uma “explosão com vários nomes”.
💡 Oportunidade de negócio. Castro então decidiu que ele iria criar uma pasta de amendoim… Mas que fugisse um pouco dos sabores convencionais.
“Nenhuma marca agradava o meu paladar,” comentou o empresário.
🇺🇸 Olhando para os EUA. Castro decidiu fazer uma imersão no mercado de pastas de amendoim da terra do Tio Sam… E mesmo aprendendo muito, também não achou algo que realmente o agradasse.
Pensando nisso, ele decidiu que, muito além do quesito saudabilidade, sua marca de pastas de amendoim focaria muito em sabor.
Eis que, após 2 anos de pesquisa e desenvolvimento e com um investimento de R$ 50 mil, a Dr. Peanut chegava ao mercado em junho de 2017. Seu primeiro produto: uma pasta sabor chocolate branco.
“Esse investimento foi praticamente todo para matéria-prima,” disse Castro. “Eu comprava a matéria-prima e enviava para que um terceirizador fizesse o produto final”.
O restante desse investimento foi alocado no marketing.
A palavra “peanut” (amendoim em inglês), foi colocado no nome de forma intencional já pensando em uma futura internacionalização da marca
O “Dr.”, por sua vez, foi escolhido como uma forma de posicionar a marca como especialista no assunto, seja na maneira como tratam o ingrediente-chave (amendoim), seja no sabor dos produtos.
Primeiros passos e a importância das feiras
A primeira leva do produto foi colocado nas próprias lojas de suplemento gerenciadas por Castro, até como uma forma de ver como seria a repercussão do público que frequentava essas unidades.
O início, no entanto, não foi tão positivo, especialmente pelo fator preço, que era um pouco mais elevado que o de seus concorrentes.
🥜 A solução: O empresário passou a disponibilizar o produto para degustação dentro das lojas.
💰 O resultado: Aumento nas vendas em mais de 200x.
Com isso, Castro decidiu levar o produto para outras redes de suplemente em Curitiba, sempre mantendo o fator degustação.
Ainda assim, a empresa já enfrentava seus primeiros desafios financeiros, uma vez que necessitava de recursos para alavancar o negócio.
“Para crescer você precisa de um fluxo de caixa bom,” comenta o fundador. “Não adianta você querer vender R$ 1 milhão por mês se você não tiver matéria-prima para produzir isso”.
Castro então decidiu buscar investidores para (i) montar a sua fábrica e (ii) conseguir braços que o ajudassem na operação do negócio.
Os investidores vieram para cuidar de outras operações da fábrica da Dr. Peanut, inaugurada no final de 2017. Castro, por sua vez, focou no comercial e marketing.
Fast-forward para o final de 2018, veio uma das primeiras viradas de chave da empresa: participar de feiras do mundo saudável para apresentar o produto para representantes de inúmeras redes.
Além disso, esses eventos contribuíram para que Castro começasse a montar a equipe comercial da Dr. Peanut.
“Nessas feiras, tem muito encontro de representantes de todas as regiões,” disse o empresário. “À época, nós tínhamos apenas 3-4 representantes e saímos do evento com cerca de 12”.
Detalhe: Os representantes escolhidos foram aqueles que já trabalhavam com marcas grandes como, por exemplo, Integral Médica e Athletica.
A partir daí, não só a presença da marca como a venda de seus produtos fora do Paraná começou a aumentar de forma exponencial — hoje, inclusive, o Paraná fica em 3º ou 4º entre os estados que mais vendem.
Crescimento de portfólio e a mudança de posicionamento
Durante esses primeiros 2-3 anos de operação, a Dr. Peanut adicionou mais produtos a seu portfólio:
- Pasta de amendoim original;
- Pasta de amendoim sabor brigadeiro;
- Pasta de amendoim sabor coco.
Até o final de 2019, a ideia não era lançar muitos produtos, mas sim mostrar a qualidade dos que estavam disponíveis. Na mesma época, entretanto, Castro e cia. perceberam que precisariam mudar de fábrica.
⏳ Local certo, mas timing errado. A empresa achou o lugar para sua nova planta e definiu a data exata da mudança, no dia 6 de março de 2020. Na semana seguinte, chegou a pandemia.
“Nós tínhamos gente nova contratada, novos maquinários, tudo para crescer e fazer acontecer do jeito que nós queríamos”, relembra Castro.
A sorte da empresa é que o segmento de alimentação saudável cresceu nesse período. Isso ajudou que a marca, inclusive, entrasse em redes que eles provavelmente iriam demorar mais para ter acesso.
Mesmo com a pandemia impulsionando a evolução da Dr. Peanut, Castro acredita que eles teriam crescido ainda mais em condições normais.
O real crescimento veio mesmo de 2021 para 2022. A empresa percebeu que ela não está apenas no mercado de pasta de amendoim, como no segmento de sobremesas saudáveis.
Por que isso importa? Quem consome pasta de amendoim no Brasil é um percentual de quem pratica atividade física. Quando se fala de sobremesas saudáveis, o público-alvo é muito maior.
O foco na comunicação passou de usar somente influenciadores que eram atletas para contratar pessoas de fora do meio fitness para promover os produtos da marca.
Atualmente, dois dos grandes influencers da marca são Henrique Fogaça e Yasmin Castilho, sendo ela quem mais vende no e-commerce.
Complementando essa virada de chave, a Dr. Peanut lançou novos sabores nos últimos anos: cookies and cream, brownie, leite em pó e avelã — que hoje é o carro-chefe da marca.
Já no início do ano passado, a empresa decidiu lançar outros produtos além das pastas de amendoim, começando com alfajores.
No meio do caminho e entendendo todo esse sucesso que já ocorreu e está por vir, a Dr. Peanut passou a fazer parte do Grupo Supley, principal hub de marcas de saudabilidade e performance da América Latina. Assim ganhou ainda mais visibilidade junto das marcas Max Titanium e Probiótica.
O resultado dessas mudanças: Faturamento de R$ 20 milhões em 2021, crescendo para R$ 61 milhões no ano seguinte e chegando a impressionantes R$ 128 milhões em 2023.
O futuro da Dr. Peanut
Para 2024, um dos objetivos da empresa é a internacionalização da marca, que já exporta seus produtos desde 2022 para países Canadá, Chile, Costa Rica, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos.
- Atualmente, a empresa está em 10 países.
🇺🇸 Falando na terra do Biden… Esse é um dos focos da Dr. Peanut, muito por conta do alto consumo de pasta de amendoim pelos americanos.
No entanto, Castro comenta que, mesmo com as inúmeras opções de marcas e sabores no país, não existe algo parecido com Dr. Peanut.
“A maioria das pastas não tem a nossa saborização e poucas são zero açúcar,” comentou o fundador.
Castro disse que, só vendendo direto pela Amazon nos últimos 2 anos, a mercadoria acaba muito rápido. Agora, a empresa está montando uma estrutura para escalar o negócio no país.
Além dos EUA, a Dr. Peanut vai focar nos Emirados Árabes, muito por conta da parceria que a companhia tem com um distribuidor, que possui contato nas maiores redes alimentares.
No Brasil, o objetivo é crescer dentro das redes alimentares e farmácias — em redes especializadas como Body Shop e Empório, por exemplo, Castro diz que eles estão bem posicionados.
- Atualmente, os produtos da marca estão disponíveis em mais de 10 mil pontos de venda no país.
Para isso, a empresa vai investir muito em feiras e influenciadores. Essas duas vertentes, juntas, consomem em torno de 70% do orçamento de marketing da empresa.
Em 2024, a companhia vai participar de 17 feiras, sendo 3 delas, pela primeira vez na história da Dr. Peanut, em solo internacional — um em Dubai e duas nos Estados Unidos.
Por último, toda a produção da marca passou a ser 100% zero lactose a partir de março — agora os todos os produtos passam a ser zero açúcar, zero lactose e sem glúten.
- Com isso, a companhia prevê um faturamento de R$ 170 milhões este ano.
- Ao todo, a Dr. Peanut possui mais de 30 itens (SKUs) em seu portfólio.
- A equipe da Dr. Peanut conta com 128 colaboradores internos e outros 105 representantes comerciais espalhados pelo país.
Os dois principais aprendizados de Castro com a empresa foram: “Você precisa reinvestir muito teu lucro para crescer” e “O quão importante é você se posicionar quanto marca e encontrar o teu público certo”.
🧍♂️ Quem está por trás desse negócio?
A Dr. Peanut foi fundada por Lucas Castro. Ao clicar, você vai para o LinkedIn dele.
Redação
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