Dootax: Convertendo R$ 6 mil em uma das maiores “descomplicadoras” de rotinas fiscais do país

SHOW YOUR BIZNESS

Dootax: Convertendo R$ 6 mil em uma das maiores “descomplicadoras” de rotinas fiscais do país

Redação
Redação
3 outubro 2024Última atualização: 3 outubro 2024
Dootax

🧐 Conheça a Dootax

A Dootax é uma startup que simplifica as rotinas fiscais por meio de tecnologia.

A empresa criou soluções de automação para eliminar as atividades manuais e repetitivas e trazer produtividade, agilidade e gestão para o dia a dia das companhias. Entre as soluções oferecidas estão:

  • Automação de processos;
  • Liquidação tributária (pagamento de impostos);
  • Monitoramento de débitos tributários e da comunicação com entes federativos.

🛣 Como tudo começou

Em 2011, após conduzir projetos significativos no setor financeiro da Gol, Yvon Gaillard recebeu um convite para trabalhar em uma consultoria de tecnologia.

  • Por lá, era responsável por uma nova unidade de suporte para clientes estratégicos, como AMBEV, Nestlé, GM, GE, Volvo e Apple.

Em busca de expandir o time, ele convidou Thiago Moraes, um amigo de longa data que estava insatisfeito na B3 e buscando novas oportunidades.

Aceito o desafio, os dois passaram a enfrentar diariamente o trânsito de 1h30 para o trabalho, tempo no qual discutíamos desde assuntos profissionais até conversas mais descontraídas.

Em meados de agosto de 2011, a empresa passou por um layoff e Gaillard acabou acumulando algumas funções, o que passou a pesar em seu dia a dia.

Além disso, ambos perceberam que não concordavam com uma série de decisões que a empresa havia tomado.

Nós estávamos certos e a empresa estava errada,” comentou o empresário. “Daí eu virei pro Thiago e falei: ‘Sé é para ter esse tipo de trabalho que os caras estão fazendo vamos fazer nós mesmos. A gente faz o modelo de negócios que entendemos ser o melhor para o cliente.’

Moraes topou e lembrou de outro amigo para se juntar a eles nessa empreitada, Luis Pessoto, especialista em soluções fiscais que era uma grande referência para as consultorias do segmento.

Em outubro de 2011, após um proveitoso happy hour, decidiram fundar a consultoria FLUX-IT, que existe até hoje e que daria origem à Dootax.

No começo, bancaram a empresa com capital próprio. Com R$ 2 mil cada um, alugaram uma pequena sala comercial e a equiparam com o essencial: uma mesa, quatro cadeiras e uma cafeteira para, nas palavras de Gaillard, “garantir a energia nos dias de maratona!

🏃 Os primeiros passos

À época, um dos principais desafios foi a falta de apoio técnico e financeiro para empreender, além do fato de precisar conciliar o lançamento do próprio negócio com o emprego CLT.

De outubro de 2011 até março de 2012 a gente ficou nessa ilusão,” relembra Gaillard. “Daí chegou um momento em que falamos: ‘não faz sentido nenhum a gente fazer esse esforço e ficar patinando sem abrir mão da estabilidade. Nós temos que correr algum risco.’”

Após essa conversa, os 3 combinaram que, até o final de maio, teriam que terminar seus respectivos compromissos com seus empregadores para depois focar 100% na FLUX-IT.

Seu primeiro grande cliente, a Apple, foi conquistado graças à experiência prévia que a BIG TECH teve com Gaillard e Moraes na consultoria.

Quando eu pedi as contas, o pessoal da Apple me ligou e disse: ‘como assim você saiu de lá e nem avisou a gente,’” comentou o empresário. “Daí eu falei que não tinha sumido, mas que tinha fundado minha própria consultoria e chamei eles para conversar.

Essa parceria foi crucial para que eles encontrassem o mercado que mais necessitasse da solução da FLUX-IT — o tal do Product-Market Fit —, pois as dificuldades que a Apple enfrentava ao expandir seus negócios no Brasil eram semelhantes às de todo o setor.

Segundo o fundador, o apetite por inovação da Apple, aliado à sua flexibilidade para compreender as necessidades de uma empresa recém-fundada, foi de suma importância para que eles pudessem definir o produto e o modelo ideal.

Após a empresa da maçã, a FLUX-IT conquistou clientes de grande porte como a multinacional francesa Louis Dreyfus e a Warner Bros.

Menos é mais: A importância do foco

O grande erro inicial de negócios que a empresa cometeu foi querer “abraçar o mundo”, oferecendo todas as soluções possíveis, desde cálculo tributário e entregas de relatório para o governo até emissão de documentos e pagamento de produtos.

A gente bateu muita cabeça,” disse Gaillard. “A gente ficou uns 2-3 anos e colocou uma grana razoável para tentar fazer essa solução mirabolante sem testar o mercado.

Segundo ele, a sorte foi que uma das primeiras soluções, a automação de pagamento de impostos — que passou a se chamar Dootax — deu muito certo e começou a ter uma boa distribuição.

Ao longo desse período, eles aprenderam que, por mais que a área tributária pareça ser única, ela possui muitas vertentes.

A gente quis focar em todas e acabou virando o grande pato,” relembra o empresário. “A gente fazia tudo, mas não era realmente bom em nada. Então decidimos focar na automação e isso foi uma virada de chave para nós.

Gaillard disse que eles acabaram mantendo esse portfólio robusto basicamente por conta do contrato que eles tinham com a Apple — que acabava pagando as contas. Caso eles descontinuassem, isso impactaria o desenvolvimento dos outros serviços.

A partir do momento que eles decidiram dividir a empresa em 2 unidades, uma focada na FLUX-IT e a outra na Dootax, o negócio saiu de um faturamento de R$ 500 mil em 2016 para R$ 10 milhões em 2019.

O nome Dootax faz referência aos termos em inglês “do tax” (faça imposto) e as duas letras “o” foram inspiradas no Google. Nas palavras do fundador, “se deu certo para eles por que não daria para nós?”.

Resultados positivos são uma das melhores formas de marketing

Ajustado o foco, a Dootax teve 2 cases importantes com o Magazine Luiza e a Gerdau, com a segunda levando muito tempo e diversas reuniões para poder convencê-los a confiar em uma empresa jovem.

Foi bastante convencimento”, relembra Gaillard. “Só que nós tínhamos uma solução única. Então, não tinha concorrência e, por conta disso, conseguimos vender a ideia para a Gerdau.

E começaram com o pé direito. A Dootax fez a implementação do projeto em menos de 30 dias, algo que outros provedores demoravam de 6-12 meses. Colocado em prática, a iniciativa trouxe uma economia enorme de diárias de caminhão.

Acontece que a Gerdau precisava pagar impostos para que os caminhões trafegassem, porém, existia uma demora entre mandar a solicitação de pagamento para o financeiro e o momento no qual esse pagamento era feito.

  • Por conta disso, muitas vezes os caminhões já tinham saído, o financeiro ainda não tinha pago e, quando os veículos chegavam na fronteira de outros estados, eram parados pelo posto fiscal.

Isso tinha um grande impacto em diária de caminhão, custos operacionais e até mesmo na experiência do cliente.

Quando implementamos a Dootax, os pagamentos passaram a ser online. Isso gerou uma economia de centenas de milhares de reais de frete por mês para a Gerdau. Então, o pessoal que trabalhava lá na época não só nos amou como virou nossos vendedores,” relembra o fundador.

Essa prova social acabou ajudando a empresa a entrar no Magalu, que precisava de uma agilidade em seus processos tributários por conta de uma mudança na legislação de 2015 para 2016, obrigando os varejistas a pagar imposto em cada venda interestadual.

Por lá, a implementação da Dootax também foi em tempo recorde, sem impacto na operação, e, novamente, trouxe uma economia para a contratante.

Esses 2 cases foram grandes viradas de chave para que a gente criasse essa confiança e pudesse conseguir uma maior penetração no mercado,” disse Gaillard.

Hoje, a empresa possui cerca de 850 clientes, de pequenos e médios empreendimentos a empresas de grande porte, e uma equipe de 80 pessoas.

🧍‍♂️🧍‍♂️🧍‍♂️ Quem está por trás desse negócio?

A Dootax foi fundada por Yvon Gaillard, Thiago Moraes e Luis Pessoto. Ao clicar, você vai para o LinkedIn deles.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã