Conta Simples: De zero a R$ 1 milhão por mês em 14 meses

SHOW YOUR BIZNESS

Conta Simples: De zero a R$ 1 milhão por mês em 14 meses

Redação
Redação
17 outubro 2024Última atualização: 17 outubro 2024

🧐 Conheça a Conta Simples

A Conta Simples é uma plataforma de gestão de despesas corporativas que oferece diferentes soluções para simplificar o financeiro das empresas, ajudando a automatizar e controlar suas movimentações financeiras, a partir de:

  • Cartões corporativos;
  • Software de gestão de despesas;
  • Sistema de conta corrente.

A empresa tem como principal foco as pequenas e médias empresas (PMEs), que vão desde 10 até 500 funcionários, na média.

🛣 Como tudo começou

Em 2014, Rodrigo Tognini se matriculou em Administração no Insper após passar um ano na Grand View University, nos EUA, onde havia recebido uma bolsa para jogar no time de basquete da universidade.

Inspirado em histórias de diversos empreendedores, entre 2017 e 2018, ele decidiu se aventurar no segmento de pagamentos com seu sócio da época. No entanto, percebeu que precisaria achar alguém de tecnologia que entendesse desse ramo.

Nessa procura, os dois conheceram o Fernando Santos e começaram a conversar por meses e tracionar suas visões em linhas de desintermediar a cadeia de vale-refeição (VR) e vale-alimentação (VA), principalmente porque na época não existia PIX.

O negócio fez um certo sucesso, mas ele e Santos perceberam que o modelo de negócios que estavam criando naquele momento não era escalável.

Isso ocorria porque precisávamos de um parceiro para integrar,” relembra Tognini. “Além disso, o processo de adaptação era lento e a gente mudava muito o status quo, fazendo com que as pessoas saíssem de fazer pagamentos com cartão para realizá-los com o celular a partir de um QR code.”

Observado isso, os dois passaram a querer explorar outros canais e, vendo como seu outro sócio discordava dessa nova visão, entenderam que não fazia muito sentido continuar.

Pensando na nova empreitada, Tognini, que era o responsável pelo financeiro da antiga empresa, lembrou que teve muitas dores com bancos tradicionais, desde burocracias para abertura de contas até a falta de acesso a produtos básicos como cartão corporativo.

Ele e Santos começaram a elaborar ideias e, nesse meio tempo, comentaram sobre esse movimento com o Ricardo Gottschalk, que, inicialmente viria como investidor do negócio, mas foi participando do processo aos poucos, até que ficou de vez.

Eis que, no último trimestre de 2018, nascia a Conta Simples. Segundo Tognini, a sociedade foi um alinhamento dos astros, pois todos estavam em momentos de vida parecidos, tinham histórico de indústrias e startups financeiras e possuíam habilidades complementares.

🏃 Os primeiros passos

No início, eles queriam ser somente uma conta digital para PJs, mas perceberam que cada empresa, a depender do segmento, tinha sua jornada e operações. Logo, para se diferenciar, precisariam escolher uma jornada específica.

Os 3 observaram que uma dor em comum era o acesso ao cartão de crédito corporativo, que estava sendo pouco explorado, e decidiram entrar de cabeça nessa vertical.

Antes de lançar oficialmente o produto no mercado, eles abriram um site e colocaram o seguinte anúncio: Vem aí um banco digital para empresas. A partir desse momento, começaram a captar uma lista de espera.

Quando nós lançamos em julho, tínhamos cerca de 1 mil empresas,” disse Tognini. “Em cima dessa base de CNPJs, a gente começou a lançar por fases.

O primeiro lançamento, entretanto, foi aquém do esperado, com o produto apresentando alguns problemas… O que, em contrapartida, ajudou a Conta Simples a criar um bom relacionamento com esses primeiros clientes.

Isso porque a empresa passou a coletar feedback para não só resolver esses bugs iniciais o mais rápido possível como, posteriormente, lançar novas funcionalidades.

Foi muito legal porque muitas startups começaram com a gente quando tinham uma operação super pequena,” disse o empresário. “Tinham acabado de fundar o negócio. Hoje, elas estão conosco com volumes muito maiores.

O resultado: A empresa passou de movimentar R$ 20 mil em seu primeiro mês, para R$ 300 mil em agosto e, já em setembro, estar na casa de R$ 1 milhão.

Segundo Tognini, mesmo com os problemas iniciais, o que os ajudou foi o fato de que nenhum outro player ofertava uma solução parecida na época. Isso, posteriormente, gerou um forte fluxo de indicação entre os clientes da Conta Simples.

🦠 Pandemia e grande virada de chave

O negócio seguiu escalando ao longo de 2019 e, em 2020, eles conseguiram fechar com um fundo de investimento. Contudo, veio a pandemia e o fundo disse que precisaria de um plano de contingência e pensar melhor se realmente investiria na Conta Simples.

Em busca de uma solução, os 3 perceberam que 90% da receita da empresa vinha de 10% de seus clientes. Logo, o jeito foi entrar em contato com eles para entender o que poderiam melhorar.

Nós percebemos essas empresas não só precisavam dos cartões corporativos mas também de uma solução que os ajudasse minimamente a controlar a gestão de suas despesas,” disse Tognini. “Muitas delas tinham excesso de gastos concentrados em anúncios digitais e compras de software.”

Essa foi uma virada de chave porque a Conta Simples evoluiu de uma solução genérica para atender startups e o mundo digital, construindo algo que mudava a vida das pequenas e médias empresas.

A cereja do bolo veio logo depois. Em agosto de 2020, a empresa recebeu um aporte da Y Combinator, a mais conceituada aceleradora de startups no mundo. Inclusive, o outro fundo, que ficou na dúvida no começo da pandemia, também acabou investindo.

No final daquele mês, a Conta Simples passou de um faturamento de cerca de R$ 20 mil por mês para R$ 250 mil em lucro líquido.

À época, colocaram ao Y Combinator a meta de crescer 5% a 7% por semana em receita — cresceram pelo menos 10% em quase todas as semanas.

Estratégia vencedora para seguir tracionando

Como a Conta Simples iniciou a empresa sem investimentos externos, os primeiros aportes foram fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento de seus produtos e tecnologias, além de montar uma equipe altamente qualificada.

Junto a isso, os 3 continuaram olhando para o Princípio de Pareto, analisando seus clientes mais qualificados e recolhendo os insumos necessários para seguir melhorando, sempre dentro desse segmento de cartões corporativos e gestão de despesas.

Para as PMEs e empreendedores que estavam começando a dar os seus primeiros passos neste mercado digital, isso foi um diferencial que acelerou os nossos negócios,” relembra Tognini.

Corta para agosto de 2021, a empresa fechou com um cliente muito estratégico, a Exame.

Segundo o fundador, o fechamento com o veículo de mídia os ajudou muito a construir cases e trazer mais awareness para sua solução — acelerando consequentemente o crescimento da Conta Simples naquele momento.

Nos anos seguintes, principalmente no Inverno das Startups (entre 2022 e 2023), a empresa estruturou o seguinte plano:

  • Se tornar lucrativa;
  • Ter uma gestão de despesas controlada;
  • Aumentar a receita e direcionar os investimentos;
  • Observar quais eram os canais mais eficientes;
  • Investir na seniorização do time e fomentar a cultura organizacional.

Hoje, a Conta Simples é uma das maiores fintechs em termos de usuários e de volume transacionado.

No começo desse ano, a empresa recebeu uma das maiores captações na América Latina, uma rodada de série B de US$$ 41,5 milhões de dólares — equivalente a mais de R$ 200 milhões.

Ao todo, são mais de 30 mil clientes ativos, além de mais de 500 mil cartões criados. Somente em 2023, a empresa transacionou o valor de R$ 18 bilhões.

Além dos 3 co-founders, que continuam na operação, a Conta Simples possui mais de 250 pessoas em sua equipe.

🧍‍♂️🧍‍♂️🧍‍♂️ Quem está por trás desse negócio?

A Conta Simples foi fundada por Rodrigo Tognini, Fernando Santos e Ricardo Gottschalk. Ao clicar, você vai ao LinkedIn deles.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã