Mastercard investe em “branding multissensorial”
MARKETING
Mastercard investe em “branding multissensorial”
(Imagem: Axios | Divulgação)
Seguindo a onda do “branding multissensorial”, a Mastercard está indo além das bandeiras de cartões, e resolveu abrir restaurantes, vender perfumes e ainda produzir música.
Tá, mas que branding é esse? Para conquistar o interesse dos consumidores, o branding multissensorial procura estimular os 5 sentidos do corpo humano — olfato, paladar, visão, tato e audição.
Ainda que você nunca tenha escutado nada sobre isso, o conceito está quente na massa corporativa, e a Mastercard está na vanguarda desse impulso, com as seguintes iniciativas:
- 👃 Cheiro: O aroma da Mastercard vai ser encapsulado em 2 fragrâncias, Priceless Passion e Priceless Optimism, que vêm em frascos vermelho e amarelo.
- 👁 Visão: A Mastercard atualizou seu logotipo para deixar os famosos círculos vermelhos e amarelos mais atraentes visualmente.
- 👂 Som: A “marca sonora” da empresa é uma cantiga de poucos segundos que vai tocar em 590 milhões de terminais de ponto de venda quando uma transação da Mastercard é concluída.
- 👄 Sabor: A Mastercard abriu restaurantes em cidades como Nova York, Hong Kong e Roma, além de criar macarons e coquetéis exclusivos.
- 🤏 Toque: Os novos “cartões de toque” têm texturas — que até auxiliam deficientes visuais.
Por que isso é importante? Indo muito além da simples identidade visual, as marcas estão buscando formas de se tornarem marcantes, se fixando na mente dos consumidores.
Pense que você pode lembrar de uma marca, por exemplo, pelo barulho que atrela a ela. Tu-dum da Netflix, Plim-plim da Globo ou até o som de ligar da sua JBL são bons exemplos disso.
Só pra ter ideia, marca multissensorial virou disciplina em escolas de negócios, incluindo o Fashion Institute of Technology, de Nova York, e a Yale School of Management.
Redação
trends
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se