Seria esse o maior fracasso do McDonald’s?
INSIGHT
Seria esse o maior fracasso do McDonald’s?
(Imagem: TheStreet)
Na década de 1980, o McDonald's dominava o fast food com quase 40% do mercado de hambúrgueres — avaliado em US$ 48 bilhões — e 2x maior que o seu concorrente mais próximo.
Ainda assim, eles tinham um grande problema: seus restaurantes ficavam lotados na hora do almoço, mas quase ninguém os frequentava na hora do jantar. Enquanto isso, as redes de pizza observavam suas vendas crescer 10% a cada ano.
Eis que, em 1986, o McDonald's começou seu plano secreto para dominar a pizza.
Foram anos desenvolvendo um forno revolucionário de "cozimento rápido" que usava ar superaquecido para transformar massa congelada em crosta crocante em menos de 6 minutos. Mas isso foi só o começo. A transformação foi enorme:
- As janelas do drive-thru tiveram que ser alargadas para caixas de pizza;
- As lojas precisaram de uma remodelação completa da cozinha e novas áreas de preparação foram necessárias;
- Caixas de aquecimento especiais precisaram ser instaladas.
Corta para 1989, o McDonald’s começou a testar um produto no mercado. Veja o ad abaixo.
Contudo, não demorou muito para que a Pizza Hut os provocasse com uma propaganda no horário nobre da TV americana chamando a massa do rival de “McFrozen”.
Um executivo de publicidade para a rede de pizzas ainda alertou: "Em todo lugar que você vê uma pizza do McDonald's, você verá uma guerra."
Mas o McDonald's tinha problemas maiores. A preparação prometida de menos de 6 minutos poderia chegar a mais de 11 minutos, não só fazendo seus clientes esperarem mais do que o habitual como também congestionando os drive-thrus.
Além disso, havia a questão do preço: uma McPizza custava entre US$ 5,99 e US$ 8,99. Ou seja, duas pizzas com bebidas para uma família custariam mais de US$ 15, valor considerado muito alto na época.
- Ainda assim, o McDonald's continuou investindo na ideia e, em 1991, a pizza era oferecida em 500 unidades no país.
Maaaasss… Infelizmente, a McPizza não teve muito sucesso e, no final dos anos 90, quase todos os McDonald's nos Estados Unidos tinham removido o item do menu.
Hoje, apenas um lugar no planeta ainda oferece o produto: o "Epic McD" em Orlando, o maior Méqui do mundo com cerca de 1800 m², e que também serve massas e waffles belgas.
Takeaway: Embora a introdução de novos itens no menu tenha sido fundamental para o crescimento da empresa no final dos anos 80, com a pizza o McDonald’s esqueceu o que o tornava especial: valor, velocidade e conveniência.
Redação
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