
Seria essa uma das apostas mais loucas da história dos games neste século?
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Seria essa uma das apostas mais loucas da história dos games neste século?


(Imagem: CNBC)
Em 2001, o mundo dos games era dominado por 2 marcas: a Sony, com o PlayStation 2 vendendo 5 milhões de unidades no mundo nos últimos dois meses do ano, e a Nintendo com suas décadas de experiência.
Na mesma época, uma tal de Microsoft se aventurava no segmento com o lançamento do Xbox em novembro. O novo console, mesmo com boas avaliações pela crítica, teve vendas abaixo do esperado na Europa e no Japão no 1º trimestre do ano seguinte.
- Por conta disso, além de reduzir o preço do produto em 1/3 no Velho Continente, a empresa fundada por Bill Gates teve que estabelecer uma nova meta para o ano fiscal de 2003: entre 9 milhões e 11 milhões de unidades.
No entanto, a Microsoft notou uma mudança na forma como as pessoas jogavam. A banda larga estava se tornando mais comum e os jogos online estavam crescendo. Jogar não era mais apenas sobre vencer o game, mas criar conexões por meio de uma rede invisível com milhões de jogadores.
A grande virada de chave 🔑
Em novembro de 2002, a Microsoft anunciou a chegada do Xbox Live, permitindo que os gamers pudessem jogar online com uma conexão de banda larga por apenas US$ 50 por ano — todos os jogos teriam habilitado o chat de voz.
- Embora muitos chamassem a iniciativa de suicídio, uma vez que assinaturas de serviços de entretenimento eram raras na época, outros já consideravam que ela poderia ser o futuro dos jogos.
Quatro meses após o seu lançamento, eram 350 mil usuários e os Xbox Live Starter Kits estavam superando os adaptadores de rede do PlayStation 2, vendendo 44% mais unidades.
Corta para abril de 2004, quando foi adicionada a capacidade de enviar mensagens de voz com solicitações de amizade. A essa altura, a base era de 750 mil pessoas e, três meses depois, atingiria 1 milhão.
No entanto, o momento que consagraria a investida ousada da Microsoft chegaria em novembro daquele ano com o lançamento do Halo 2.

Foram 2,4 milhões de cópias vendidas em 24 horas — total de US$ 125 milhões — e, em julho de 2005, o Xbox Live chegou a 2 milhões de assinantes.
Isso não era apenas um jogo, mas uma nova maneira de jogar. O Xbox Live transformou os jogos em algo maior e o bate-papo por voz e as listas de amigos se tornaram padrões da indústria.
Eventualmente, a Sony começou a cobrar por sua própria PlayStation Network, na metade da geração PS3, e até a Nintendo passou a ter uma assinatura no estilo Xbox Live para o Switch.
Para os curiosos de plantão: Esse vídeo mostra os consoles que mais venderam jogos em cada ano desde 1977.

Redação

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