Seria essa uma das apostas mais loucas da história dos games neste século?

INSIGHT

Seria essa uma das apostas mais loucas da história dos games neste século?

Redação
Redação
17 dezembro 2024Última atualização: 17 dezembro 2024
Bill Gates e Dwayne The Rock Johnson no lançamento do video game Xbox

(Imagem: CNBC)

Em 2001, o mundo dos games era dominado por 2 marcas: a Sony, com o PlayStation 2 vendendo 5 milhões de unidades no mundo nos últimos dois meses do ano, e a Nintendo com suas décadas de experiência.

Na mesma época, uma tal de Microsoft se aventurava no segmento com o lançamento do Xbox em novembro. O novo console, mesmo com boas avaliações pela crítica, teve vendas abaixo do esperado na Europa e no Japão no 1º trimestre do ano seguinte.

  • Por conta disso, além de reduzir o preço do produto em 1/3 no Velho Continente, a empresa fundada por Bill Gates teve que estabelecer uma nova meta para o ano fiscal de 2003: entre 9 milhões e 11 milhões de unidades.

No entanto, a Microsoft notou uma mudança na forma como as pessoas jogavam. A banda larga estava se tornando mais comum e os jogos online estavam crescendo. Jogar não era mais apenas sobre vencer o game, mas criar conexões por meio de uma rede invisível com milhões de jogadores.

A grande virada de chave 🔑

Em novembro de 2002, a Microsoft anunciou a chegada do Xbox Live, permitindo que os gamers pudessem jogar online com uma conexão de banda larga por apenas US$ 50 por ano — todos os jogos teriam habilitado o chat de voz.

  • Embora muitos chamassem a iniciativa de suicídio, uma vez que assinaturas de serviços de entretenimento eram raras na época, outros já consideravam que ela poderia ser o futuro dos jogos.

Quatro meses após o seu lançamento, eram 350 mil usuários e os Xbox Live Starter Kits estavam superando os adaptadores de rede do PlayStation 2, vendendo 44% mais unidades.

Corta para abril de 2004, quando foi adicionada a capacidade de enviar mensagens de voz com solicitações de amizade. A essa altura, a base era de 750 mil pessoas e, três meses depois, atingiria 1 milhão.

No entanto, o momento que consagraria a investida ousada da Microsoft chegaria em novembro daquele ano com o lançamento do Halo 2.

Foram 2,4 milhões de cópias vendidas em 24 horas — total de US$ 125 milhões — e, em julho de 2005, o Xbox Live chegou a 2 milhões de assinantes.

Isso não era apenas um jogo, mas uma nova maneira de jogar. O Xbox Live transformou os jogos em algo maior e o bate-papo por voz e as listas de amigos se tornaram padrões da indústria.

Eventualmente, a Sony começou a cobrar por sua própria PlayStation Network, na metade da geração PS3, e até a Nintendo passou a ter uma assinatura no estilo Xbox Live para o Switch.

Para os curiosos de plantão: Esse vídeo mostra os consoles que mais venderam jogos em cada ano desde 1977.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã