Regra dos 3%: trazendo o ditado “menos é mais” para a realidade

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Regra dos 3%: trazendo o ditado “menos é mais” para a realidade

Redação
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3 setembro 2024Última atualização: 3 setembro 2024
Nike X Tiffany | Regra dos 3%

(Imagem: GQ)

Em 2023, um anúncio envolvendo 2 grandes marcas reverberou muito nos veículos de comunicação e nas redes sociais: a parceria entre Nike e Tiffany.

A colaboração teve uma edição especial do icônico modelo Air Force 1 — que completou 40 anos no ano. O que ela teve de diferente? Praticamente nada.

O par de calçados (que recebeu o nome de Air Force 1 1837) foi feito de camurça preta, com alguns detalhes em prata e o logo da Nike, o famoso Swoosh, utilizando o azul clássico da Tiffany.

O preço em questão: US$ 400, quase 4x mais do que as versões do modelo original.

Tá, mas por qual motivo as pessoas pagariam tão mais caro por algo que apresenta poucas novidades?

Para o falecido Virgil Abloh, fundador da Off-White e ex-diretor criativo da Louis Vuitton, isso é consequência do desejo por (1) familiaridade, algo que nos traz conforto, e (2) novidade, pois isso satisfaz nossa curiosidade.

  • Observando esses 2 fatores, ele decidiu que certas mudanças não necessariamente devem ser enormes para despertar um desejo nas pessoas.

Por isso, passou a adotar a regra dos 3%, na qual se altera um produto ou ideia em apenas 3% para criar algo totalmente novo, assim como vemos abaixo na famosa collab de Virgil com o Air Jordan 1.

Segundo ele, o produto era tão bom que, para não perder sua essência, ele quis apenas agregar alguns detalhes, uma espécie de toque pessoal. Confira os demais produtos da parceria Abloh x Nike.

Um dos benefícios dessa regra — especialmente para a venda de produtos — é a preservação da identidade, importante para a fidelização de clientes.

Corta para 2023, é exatamente isso que vimos na parceria entre Nike e Tiffany, uma vez que não faria muito sentido se afastar da estética das marcas, muito conhecida pelo público.

Outro empresa que usou bem a regra dos 3% é a vodka sueca Absolut, realizando diversas campanhas nas quais mudava apenas a estética de sua garrafa.

Na opinião do estagiário, a que mais chamou sua atenção foi a ABSOLUT UNIQUE, de 2012, que apresentou uma coleção limitada com quase 4 milhões de garrafas numeradas e com design exclusivo. Vale a pena rever.

Para uma análise mais completa sobre a regra dos 3%, clique aqui.

Redação

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