
Os fundos para creators estão de volta
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Os fundos para creators estão de volta


(Ilustração: Aïda Amer | Axios)
Enquanto o futuro do TikTok nos EUA permanece incerto, os concorrentes estão tentando tirar vantagem da situação. Para isso, em janeiro deste ano, trouxeram de volta uma tática testada e comprovada de 2021: fundos para criadores de conteúdo.
- O Flip, app que permite que compradores se tornem creators, anunciou que vai fornecer até US$ 100 milhões em patrimônio aos participantes nos próximos 5 anos ou mais;
- O Substack, empresa focada em newsletters, apresentou uma garantia de financiamento de US$ 20 milhões para motivar os criadores a migrar para a sua plataforma;
- Já a Meta trouxe de volta os bônus por tempo limitado para Reels, um programa inicialmente parte de um investimento de US$ 1 bilhão em criadores de conteúdo há quatro anos.
Por que isso importa? Em 2021, as redes sociais tentavam superar-se umas às outras, reservando muito dinheiro para os creator funds, conceito introduzido pelo TikTok em 2020 para recompensar quem gerasse vídeos virais na plataforma.
No entanto, nos últimos anos, muitos se livraram desses fundos, ou, como no caso do YouTube e do Snapchat, passaram a oferecer ofertas de participação nas receitas, que consideram mais sustentáveis e preferidas pelos criadores devido à renda mais consistente.
Em 2020, o Snapchat doou US$ 1 milhão por dia aos criadores que fizeram os vídeos mais engajantes para o seu concorrente do TikTok, o Spotlight.
Corta para 2025, em meio ao imbróglio do TikTok com o governo americano, o lançamento de um creator fund chamativo volta a ser uma forma de as empresas atraírem muita atenção positiva.
- Por outro lado, a desvantagem é que esses fundos geralmente estão disponíveis por um tempo limitado. Portanto, não são uma fonte de renda estável na qual os criadores de conteúdo possam confiar.
Looking forward: Os apps vão precisar implementar outros recursos para que os creators permaneçam quando o dinheiro acabar. Afinal, se o dinheiro é a única razão pela qual eles investem em uma plataforma por um período de tempo, qual é o valor real dessa plataforma?
Além disso, a possível proibição do TikTok nos EUA mostrou como é importante não se limitar a apenas uma rede social. Ou seja, por mais que os fundos sejam tentadores, os criadores de conteúdo vão pensar 2x antes de apostar tudo em um só lugar.
🧠 Para os curiosos de plantão. Confira essa recente entrevista na qual o CEO do Snapchat falou sobre o TikTok Ban e o futuro dos criadores.

Redação
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