
Os 2 países em que a Black Friday não é tãããão Black assim
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Os 2 países em que a Black Friday não é tãããão Black assim


(Imagem: AP News)
O final de novembro chegou, o que significa que aquele seu amigo que trabalha no setor do varejo está mais atolado do que nunca e não responde sua mensagem há pelo menos uma semana. O motivo disso é um só… Black Friday.
O que começou lá nos anos 1950, nos EUA, quando policiais da Filadélfia utilizaram o termo para descrever o caos das multidões após a celebração do Dia de Ação de Graças, hoje, é um fenômeno global. Abaixo o nível da conscientização da data pelo mundo:

No entanto, existem países que, embora utilizem a ocasião para vender ainda mais — afinal, é mais dinheiro no bolso —, possuem outras datas mais significativas para o comércio.
🇲🇽 No México, desde 2011 se celebra o El Buen Fin no final de semana anterior ao Dia da Revolução Mexicana. Neste ano, foi entre os dias 15/11 e 18/11.
De acordo com o Ministério da Economia, a edição de 2023 gerou 151 bilhões de pesos (US$ 7,3 bilhões), marcando um aumento de 11,5% nas vendas em comparação ao ano anterior.
- Mais de 176 mil comerciantes participaram, atraindo uma média de 27 milhões de compradores diários.
- Só na capital do país, a data trouxe pouco mais de US$ 2,54 bilhões.
Para este ano, estima-se que o “evento” tenha injetado aproximadamente 165,5 bilhões de pesos (US$ 8 bi) na economia mexicana.
🇨🇳 Do outro lado do planeta, na China, temos o Singles’ Day, que começou como uma celebração para pessoas solteiras em 1993 e tornou-se um dos maiores, senão o maior, evento de compras online do mundo.
Comemorado todos os anos no dia 11/11, a edição de 2023 viu as vendas nas principais plataformas de comércio eletrônico aumentarem 2% em relação ao ano anterior e chegarem a 1,14 trilhão de yuans (US$ 156 bilhões).
Já em 2024, a cifra subiu 26,6% e chegou a aproximadamente US$ 200 bilhões, com pelo menos US$ 23 bi vindo por lives de influenciadores em plataformas como Kwai e Douyin, o TikTok deles.

Falando sobre a Black Friday… 🇺🇸
Na terra do Tio Sam, estima-se que quase 132 milhões de pessoas abrirão suas carteiras na última sexta-feira de novembro e um total de 183 milhões durante todo o feriado do Thanksgiving, número bem maior se comparada ao período pré-pandemia.
Durante esse período, deve-se gerar uma receita de US$ 30 bilhões apenas no e-commerce.
Enquanto isso, na terra do rei 🇬🇧
Foi só em 2010 que a Black Friday chegou ao Reino Unido, introduzida pela Amazon. O hype foi tanto dessa 1ª edição que, além de esgotar vários itens, os volumes de tráfego derrubaram o site da empresa de Jeff Bezos.
No entanto, o evento realmente se popularizou após 2013, quando a varejista Asda ofereceu descontos de até 70% que fizeram com que multidões de compradores fizessem filas gigantes do lado de fora de muitas lojas da marca.

Com isso, muitas outras lojas passaram a disponibilizar ofertas de Black Friday ao longo dos anos. Em 2024, espera-se que os consumidores gastem mais de 9 bilhões de libras durante o Thanksgiving Weekend.
Ainda na Europa… A German Retail Association (HDE) projeta vendas de quase 6 bilhões de euros (por volta de US$ 6,3 bi) durante o mesmo período. Abaixo, outros números do Velho Continente para este ano.
- 🇮🇹 € 2,1 bi apenas no e-commerce italiano;
- 🇵🇹 € 140 milhões somente no comércio eletrônico português;
- 🇪🇸 85% dos espanhóis planejam comprar algo, com um orçamento médio de 150 euros;
- 🇮🇪 64% dos consumidores irlandeses devem procurar pechinchas durante o Thanksgiving Weekend.
Um giro rápido pelo resto do globo
🌏️ Oceania: Os gastos na Black Friday atingiram US$ 67 milhões na Nova Zelândia em 2023, enquanto isso, estima-se que os australianos desembolsem US$ 6,7 bilhões entre os dias 28/11 e 02/12 deste ano.
🌍️ Oriente Médio e Norte da África: As vendas da BF atingiram US$ 70B em 2022 e, para 2023, projetou-se um crescimento de 14% para atingir US$ 74 bi.
🌎️ Aqui no Brasil: A primeira Black Friday foi realizada em 2010, com a participação de cerca de 50 lojas do varejo, movimentando apenas R$ 3 milhões online.
Mas a ocasião foi se popularizando e se tornou uma das datas mais importantes do comércio nacional. Neste ano, ela promete movimentar R$ 9,3 bilhões apenas amanhã, representando uma alta de 9,1% em relação a 2023.

Redação
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