“Morte” do Duolingo mostrou a força da sua marca
INSIGHT
“Morte” do Duolingo mostrou a força da sua marca


(Imagem: Duolingo | Advertising Week)
Como você — e a grande maioria dos internautas — deve ter visto, no dia 11/02/2025 o Duolingo, do nada, anunciou a “morte” do seu mascote, o Duo, a coruja mais amada da internet.
Ao longo das semanas seguintes, todo o conteúdo da marca prestou homenagem a esse “falecimento” prematuro, desde culpar os usuários por não manterem suas sequências vivas no app da empresa e até mesmo um vídeo de outros mascotes carregando um caixão aberto.
O resultado disso: Um engajamento fora do comum. Estima-se que o Duolingo tenha tido mais de 1 bilhão de visualizações orgânicas considerando mídia conquistada (earned media) + a cobertura da imprensa. Abaixo alguns highlights.
- 2,1 milhões de curtidas + 623 mil compartilhamentos no anúncio de falecimento no Instagram (veja aqui);
- Mais de 60 milhões de visualizações em um único TikTok (confira aqui) e mais de 180 milhões de views combinados entre seus últimos 14 vídeos no app chinês.
🍒 A cereja do bolo? No dia 24/02, a empresa comunicou que a morte tinha sido forjada — para a surpresa de zero pessoas. Só no tico-teco, esse vídeo já tem mais 24 milhões de views. Além disso, a marca postou outro vídeo explicando a “morte”.
Por que isso importa?
Além de mostrar a relevância do Duolingo nas redes sociais, as ações do app de idiomas mostrou, mais uma vez, como marcas precisam de uma “cara”, seja ela humana ou não.
No caso da marca da corujinha verde, ela transformou um mascote 2D em um “ser vivo” com personalidade, história e relacionamentos — o Duo tem até uma página no Fandom contando um pouco de sua história.
O Duolingo conseguiu criar um personagem com o qual as pessoas se identificam e se importam. Não é à toa que ela é procurada por muitas marcas grandes, como Netflix e Burger King, para collabs.
Além disso, enquanto muitos lutam para quantificar o impacto das redes sociais nos negócios, a empresa encontrou uma ligação direta: a pergunta “Como você ouviu falar de nós?” no momento em que alguém se cadastra no aplicativo.
Para o Duolingo, a estratégia de social media clara: encontrar os usuários onde eles estão. E embora já tenha dominado os vídeos curtos, a empresa está optando por produzir conteúdos mais longos.

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se