Frank McCourt: O bilionário que quer comprar o TikTok

INSIGHT

Frank McCourt: O bilionário que quer comprar o TikTok

Redação
Redação
12 dezembro 2024Última atualização: 12 dezembro 2024
Frank McCourt: O bilionário que quer comprar o TikTok

(Imagem: Icon Sport)

No início deste ano, o bilionário Frank McCourt sediou um jantar na Califórnia com a presença de mais de uma dúzia de criadores do TikTok para contar-lhes sobre sua proposta de comprar a operação do aplicativo nos EUA.

Ao que parece, ele não está interessado no algoritmo da rede social chinesa, mas quer torná-la algo parecido ao Green Bay Packers, único de time de futebol americano da NFL que é de propriedade dos fãs. Em suas palavras:

Eventualmente, os criadores devem possuir uma parte desta plataforma. Eles são os que criam valor e impulsionam o interesse. E eu acho que eles merecem ser proprietários.

O empresário, por meio de sua entidade que pesquisa e defende questões de internet, o Project Liberty, há meses fala sobre a aquisição do TikTok.

  • Em maio, disse que estava montando um consórcio para tentar adquirir o aplicativo;
  • Já na semana passada, comunicou que havia “garantido” US$ 20 bilhões.

McCourt disse que a Project Liberty manteve discussões com alguns dos investidores americanos da ByteDance, dona do app, empresas de private equity, grandes fundações, bem como indivíduos, mas não concedeu nomes específicos.

Por que isso importa?

Em abril, o congresso americano aprovou e Biden mandou seguir a lei que proíbe o TikTok nos EUA caso a ByteDance não venda o aplicativo para uma empresa americana até o dia 19 de janeiro de 2025.

No entanto, a rede social e muitos de seus criadores entraram com ações judiciais contra a proibição, argumentando que ela viola o direito à liberdade de expressão.

(Imagem: TechCrunch)

Acontece que, na semana passada, um tribunal federal de apelações dos EUA manteve essa lei. Com isso, o TikTok planeja apelar da última decisão à Suprema Corte da terra do Tio Sam.

  • Caso a decisão seja mantida, Biden decidirá se concederá à ByteDance uma extensão de 90 dias para encontrar um comprador nos EUA, período no qual Donald Trump já estaria ocupando o cargo máximo na Casa Branca.

Só que a coisa não é tão simples assim. A ByteDance disse publicamente que não quer vender o TikTok e, mesmo que quisesse, provavelmente não o venderia com seu poderoso algoritmo de recomendação.

O motivo: As regras de controle de exportação da China proíbem empresas locais de vender seus algoritmos de software para compradores fora do país sem a aprovação de Pequim.

Esses fatores tornam difícil para McCourt fazer uma oferta real ou mesmo saber o que estaria disponível para compra. Por ora, ele não está em conversas ativas com a ByteDance sobre um acordo, mas abriu diálogos com a equipe de Trump.

Em setembro, o futuro presidente dos EUA disse que “salvaria” o TikTok. No entanto, ele não pode revogar essa lei e uma nova legislação para anular a medida precisaria ser aprovada pela maioria dos legisladores federais.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã