
Como a AriZona vende seu produto por 99 centavos há 32 anos
INSIGHT
Como a AriZona vende seu produto por 99 centavos há 32 anos


(Imagem: Complex)
Quem aqui nunca fez aquele comentário: “Poxa, era tão bom quando X produto custava ‘só’ Y?”. Hoje, em dia, com a inflação assolando tantos países, essa pergunta virou bem recorrente.
Contudo, ainda existem produtos que mantêm o mesmo preço há anos. Esse é o caso da AriZona Beverage Company, fabricante americana de bebidas que vende um de seus principais produtos — uma lata de 650ml de chá gelado — por US$ 0,99 desde 1994.
O motivo? Eles se colocam do outro lado da equação. Nas palavras do cofundador Don Vultaggio:
Temos sucesso, estamos livres de dívidas, somos donos de tudo. Por que as pessoas que estão tendo dificuldades para pagar o aluguel têm que pagar mais pela nossa bebida?
Como eles fazem isso? As margens desse produto são compensadas por margens mais vantajosas de outros itens do portfólio da empresa, como sucos, cafés, energéticos e snacks, por exemplo.
- Desse jeito, a AriZona se concentra em aumentar o volume de vendas das latinhas de 650ml e ganhar em quantidade.
A empresa também simplificou as operações, usando sua própria fábrica em Nova Jersey — que pode produzir 1.500 latas por minuto — para grande parte de seus produtos, enquanto os caminhões da empresa fazem entregas principalmente no meio da noite para evitar o trânsito.
A AriZona também opta pelo boca a boca e na fidelização de uma parcela mais restrita de clientes — que acabam se tornando promotores da marca — em vez de investir milhões de dólares em publicidade.
O resultado dessa estratégia não foi nada ruim para a empresa fundada em 1992.
- 2020: A AriZona tinha quase 16% da participação do mercado de chás gelados prontos para consumir nos EUA;
- 2022: As “latinhas” de 650ml corresponderam a 25% dos US$ 3 bilhões de receita a empresa.
Quando perguntado se esse preço mudará em algum momento, Vultaggio disse: “Não sei se nunca, [mas] não num futuro próximo. Vamos lutar o máximo que pudermos pelos consumidores.”
Caso os preços do chá gelado AriZona acompanhassem a inflação, suas latas de 650ml custariam US$ 2,22, valor 124% maior.
Curiosidade para fechar: O recorde de preço de bebida mais duradouro ainda é o da Coca-Cola, que manteve o custo de uma garrafa de 192 ml a 5 centavos de dólar por 70 anos, de 1886 a 1959.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se