Como uma pitada de humor contornou uma grande crise do KFC

INSIGHT

Como uma pitada de humor contornou uma grande crise do KFC

Redação
Redação
4 fevereiro 2025Última atualização: 4 fevereiro 2025
Campanha do KFC em 2018

(Imagem: Campaign)

O ano era 2018. No dia 14 de fevereiro, centenas de unidades da marca KFC no Reino Unido foram forçadas a fechar temporariamente por conta de uma… Escassez de frango — sim, você leu certo.

Acontece que a rede de fast food havia recentemente trocado de distribuidor, com o novo realizando entregas para TODOS os restaurantes a partir de apenas UM único armazém em Rugby.

Só que três acidentes rodoviários ocorreram perto da cidade, paralisando completamente a distribuição do KFC. O resultado? No dia 19/02 a crise do KFC saiu do controle:

Mas antes disso, a marca já havia decidido agir, e decidiu usar o humor para tentar amenizar a crise era responder com humor. 

Primeiro, eles publicaram um anúncio de jornal de página inteira reorganizando as letras de seu logotipo para soletrar “FCK” (no bom português, b**ta). Veja aqui.

Já no dia 17/02, o KFC redobrou o humor com postagens nas redes sociais dizendo: "A galinha atravessou a rua, mas não para os nossos restaurantes.

https://twitter.com/KFC_UKI/status/964838797841190912

O resultado: Entre as duas ações, houve mais de 1 bilhão de impressões em 3 meses — culminando em 3 Leões de Ouro no Cannes Lions, o Óscar da publicidade. Isso sem contar que os clientes passaram a confiar mais na empresa. Aprofunde aqui.

Takeaway

A campanha só funcionou porque combinou honestidade com humanidade. Por um lado, o KFC se desculpou, explicou o que aconteceu e assumiu total responsabilidade para resolver o problema. 

Por outro, tanto o “FCK" quanto "A galinha cruzou a rua..." desarmou os clientes irritados com humor e, ao mesmo tempo, deu uma personalidade à resposta com a qual as pessoas poderiam se identificar.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã