
Como o “Rei” Pelé impulsionou o café brasileiro para o mundo
INSIGHT
Como o “Rei” Pelé impulsionou o café brasileiro para o mundo


(Redes sociais/Divulgação)
Em um dia como ontem, caso estivesse vivo, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, teria completado 84 anos.
Muitos talvez saibam que o “Rei do Futebol” teve seu nome e imagem associados a diversas marcas importantes no decorrer de sua vida, mas você sabia que ele contribuiu para a projeção do café brasileiro pelo mundo?
Sim. O pontapé inicial veio em 1961, quando o Instituto Brasileiro do Café resolveu assinar um contrato com Pelé, muito pelo fato de que o atleta era visto em muitas fotos apreciando o cafezinho brazuca.

No entanto, foi em 1970 que esse vínculo entre o jogador e uma das bebidas mais queridas pelos brasileiros realmente se fortaleceu. À época, o craque já contava 3 Copas do Mundo em seu currículo.
O “Rei do Futebol” assinou um contrato com a Cacique Alimentos para a criação do Café Pelé, recebendo 1 milhão de cruzeiros para o uso da marca no Brasil e na Europa.
O produto estourou e a marca se tornou uma das maiores do setor, exportada para aproximadamente 50 países — e comercializada até os dias de hoje.
- Inclusive, um dos comerciais da marca gerou uma frase de efeito/meme que é utilizado em cortes de vídeo atualmente. Confira aqui.
A popularidade foi tanta que teve até uma empresa americana, a RCP Inc, que pirateou o Café Pelé e passou a importá-lo para a Rússia, utilizando uma embalagem similar à do produto original.
Fora isso, a Cacique descobriu que a RCP também estava tentando registrar a marca Pelé nos Estados Unidos.
No final, a organização americana desistiu tanto do registro quanto da exportação. Como se isso não bastasse, a Cacique descobriu que a cópia do Café Pelé ainda era de má qualidade. Aí é brincadeira, né... risos.
- Para mais detalhes sobre toda essa confusão, é só clicar aqui.
Desde 2017, o Café Pelé faz parte do portfólio da holandesa Jacobs Douwe Egberts (JDE), dona de outros nomes conhecidos do café brasileiro como Pilão e Caboclo.
Curiosidade: Em 2023, o montante que o Brasil exportou em café foi equivalente a quase US$ 7,4 bilhões e foi, de longe, o maior exportador mundial do grão.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se