Como o Linkin Park deu uma aula sobre lançamento de produtos
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Como o Linkin Park deu uma aula sobre lançamento de produtos
(Imagem: Variety | James Minchin III)
No começo de setembro, a banda de rock Linkin Park, famosa por hits como Crawling e In The End, anunciou sua nova vocalista, Emily Armstrong.
Como se não bastasse ter que “ocupar” a posição que era do icônico Chester Bennington, que se suicidou em 2017, a cantora estaria entrando em um ambiente que nem sempre foi acolhedor para as mulheres.
Eis que entra a estratégia da banda. Como Emily foi escolhida de uma forma super discreta, o Linkin Park ficou mais de 1 ano gravando e ensaiando. Durante esse período, analisou-se qual seria a melhor forma de introduzi-la.
Além disso, o anúncio marcaria o retorno da banda, que entrou em hiato após a tragédia envolvendo Bennington. Ou seja, teria que beirar a perfeição e responder o maior número de dúvidas possível.
O método escolhido foi um show de 1 hora que seria transmitido em forma de live (clique aqui para assistir), para trazer um mix de efeito nostalgia com efeito novidade, além de oferecer uma performance da nova vocalista.
Como tudo aconteceu
No momento em que a live começou, o Linkin Park abriu com sua nova música, The Emptiness Machine, tocando um verso inteiro e um refrão com apenas 5 membros no palco para, depois, introduzir Emily ao palco.
Detalhe: Ela só entrou e soltou a voz (minuto 3:41). Seu nome não foi mencionado em nenhum momento. Os fãs, por sua vez, correram no chat para tentar identificá-la.
No final da música, Emily teve seu nome anunciado antes da banda começar a tocar seus clássicos como Numb, Somewhere I Belong e One Step Closer, dando a ela a chance de mostrar o porquê foi a escolhida.
Após terminar de cantar The Emptiness Machine, o Linkin Park também disse que a música já estava disponível no Spotify e seu clipe no YouTube, gerando ainda mais atenção para a banda.
O burburinho pós-live
Versos individuais e refrões de músicas da transmissão ao vivo se tornaram virais nas redes sociais, acumulando milhões de visualizações.
- Um trecho da nova formação tocando Numb foi o mais viral, com mais de 66 milhões de visualizações e 484 mil compartilhamentos no IG + TikTok. Veja aqui.
Como isso não fosse o suficiente, a banda adotou a mesma estratégia utilizada por vários músicos no TikTok: postar vídeos das mesmas músicas, porém gravadas em diferentes ângulos. Veja o resultado:
A cereja do bolo. Duas semanas depois, a banda anunciou que sua segunda música nova — uma parceria com a Riot Games — seria o hino oficial do Worlds, o campeonato mundial do jogo League of Legends.
Takeaway. Opiniões à parte sobre se Emily foi a escolha certa ou errada, a estratégia conseguiu transmitir a mensagem que eles queriam: o Linkin Park não buscou um substituto para Chester, mas alguém para ajudá-los a construir sua nova era.
Redação
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