
Como o Burger King usou o McDonald’s para triplicar suas vendas
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Como o Burger King usou o McDonald’s para triplicar suas vendas


(Imagem: The Brand Hopper)
Desde que lançou a campanha “Frango Submisso” lá em 2004 — que se tornou uma das primeiras a viralizar na internet —, o Burger King tornou-se praticamente um sinônimo de marketing ousado e inovador.
Em 2018, a rede surpreendeu a todos quando anunciou a The Whopper Detour, uma promoção na qual pedia para que seus clientes fossem literalmente até o McDonald’s. O clipe promocional é sensacional.
Calma, vamos explicar. Os clientes tinham que baixar o app do BK e ficar a uma distância de pelo menos 180 metros de um dos restaurantes do Méqui.
Ao entrar nessa área predefinida, um cupom apareceria no aplicativo permitindo que eles comprassem um Whopper por um centavo de dólar. Daí, era só ir ao Burger King mais próximo para retirá-lo.
O Burger King utilizou uma estratégia chamada geofencing, criando “cercas virtuais” em torno de várias das principais unidades do concorrente por meio de GPS.

A campanha foi um sucesso e, assim como em 2004, viralizou, tanto em veículos tradicionais quanto nas redes sociais. Veja a quantidade de depoimentos nesse vídeo.
By the numbers: Foram mais de 500 mil Whoppers vendidos por um centavo e o app do BK se tornou o mais baixado tanto para iPhones quanto para Androids.
- 1,5 milhão de downloads em 9 dias (tempo da promoção) — nos meses seguintes, a cifra chegou a 4,5 milhões.
- 3,5 bilhões de impressões — à época, equivalente a US$ 40 milhões;
- Vendas via mobile triplicaram durante a campanha.
- O maior fluxo de clientes passando pelas unidades da rede desde 2015.
Para Fernando Machado, então presidente global de marketing do Burger King, a ação foi uma virada de jogo para a empresa.
Muito além de fazer com que os clientes interagissem tanto com a presença digital quanto física do BK, a companhia criou algo que mexeu com a imaginação das pessoas, tornando a campanha memorável.
Não à toa, o The Whopper Detour teve um ROI de 37. No ano seguinte, a campanha foi premiada no Cannes Lions, o Óscar da publicidade.

Redação
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