Como a Samsung deu uma das melhores alfinetadas da década passada

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Como a Samsung deu uma das melhores alfinetadas da década passada

Redação
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24 dezembro 2024Última atualização: 22 dezembro 2024
Campanha “Abraçadores de Parede” de 2014 da Samsung

(Imagem: Wan Kang)

O ano era 2014. A Apple havia vendido quase 80 milhões de iPhones pelo mundo no primeiro semestre, mostrando que estava pronta para desafiar a gigante Samsung, que fechou o ano anterior com 30,9% de market share global.

No entanto, o smartphone da empresa fundada por Steve Jobs tinha um problema: sua bateria durava pouco. Logo, temendo que a concorrência ficasse ainda mais acirrada, a gigante sul-coreana decidiu usar esse ponto fraco a seu favor.

Uma grande sacada 💡

Em julho, a Samsung lançou seu novo anúncio, intitulado “Abraçadores de Parede”, focado em zombar que os donos de iPhone estão constantemente presos a uma tomada devido à bateria inferior em seus smartphones.

No mês seguinte, a companhia elevou ainda mais a alfinetada com um ad mostrando usuários do celular da Apple amontoados em estações de recarga nos aeroportos desesperados por bateria. Confira abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=F1SkhCYsqPo

O anúncio também oferecia uma solução que fazia com sua concorrente parecesse antiquada, destacando dois recursos presentes no Galaxy S5.

  • Modo ultra econômico de energia: 24 horas de tempo de espera com <10% de carga;
  • Bateria removível: basta trocar e pronto.

Mas a Samsung não parou por aí e expandiu a campanha para alguns dos principais aeroportos dos EUA, colocou os anúncios literalmente ao lado das tomadas.

Campanha “Abraçadores de Parede” de 2014 da Samsung
(Imagem: Wan Kang)

Mas a cereja do bolo foi a mensagem presente nesses anúncios: "Então, você tem o poder de estar em qualquer lugar, menos aqui."

A frase não era apenas inteligente, mas uma alfinetada direta em uma campanha publicitária recente da Apple ("Você é mais poderoso do que pensa").

O resultado: A campanha viralizou gerando publicidade gratuita massiva para a empresa sul-coreana e posicionando-a como a rebelde inovadora, a antítese do usuário Apple confinado na parede.

✍️ Takeaway: Em um mercado lotado, jogar pelo seguro é o movimento mais arriscado de todos. A Samsung sabia que precisava se destacar, para isso, nem sempre as táticas convencionais funcionam.

PS: Apesar da campanha, o lançamento do iPhone 6 em setembro daquele ano foi um sucesso e, no último trimestre de 2014, foram vendidos 74,5 milhões de iPhones, recorde para a BIG TECH.

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