
Como a Malboro fez um dos melhores ads de marketing esportivo
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Como a Malboro fez um dos melhores ads de marketing esportivo


(Imagem: Pinterest)
Na teoria, a publicidade na Fórmula 1 é um negócio “simples”: marcas pagam milhões para ter seus logotipos nos carros, kits das equipes e muito mais, alcançando milhões de fãs em todo o mundo.
Contudo, não são todas as empresas que possuem esse luxo, como no caso das que produzem cigarros, produtos que não podem ser promovidos em meios como rádio e TV. Mas isso nem sempre foi assim.
Em 1984, a Ferrari fechou uma parceria com a Philip Morris International para estampar, mesmo que de forma discreta, o nome da Marlboro nos carros da equipe italiana.
- A collab trouxe bons resultados e, em 1996, a marca de cigarros se tornou a principal patrocinadora da Scuderia, inaugurando uma era icônica com o alemão Michael Schumacher de 2000 a 2004.
Maaaass… Tudo o que é bom acaba. Em 2003, a União Europeia impôs a proibição geral da publicidade ao tabaco.
Alguns países, como o Reino Unido e a França, já a tinham proibido, forçando outras marcas a encontrar formas criativas de permanecer visíveis.
Para piorar a situação, em 2006, a Fórmula 1 proibiu totalmente o patrocínio do tabaco, fazendo com que praticamente todas as empresas do setor abandonassem as pistas.
- Foi aí que a Marlboro e a Ferrari implementaram uma das estratégias de marketing mais inteligentes da história da F1.
O logotipo da marca de cigarros foi substituído por códigos de barras com as cores vermelho, branco e preto, criando uma ilusão que, em altas velocidades, isso lembraria um maço da Marlboro.

Tal foi o sucesso da estratégia que os códigos de barra permaneceram estampados no carro até 2010, quando a pressão pública forçou a Ferrari a removê-los.
No entanto, a Philip Morris ainda tinha mais alguns anos de contrato com a equipe italiana e estava muito feliz em continuar com essa parceria — que foi renovada 2x após a proibição da publicidade ao tabaco.
Como não podiam promover a Marlboro, a Philip Morris revelou um novo logotipo para a Ferrari e Ducati, o que gerou debates se seria outra forma de contornar os regulamentos — veja aqui. A logo permaneceu até 2017.
Em 2018, eles retornaram como "Mission Winnow", outra marca da Philip Morris, gerando mais polêmica ao se apresentarem em corridas selecionadas de 2019 a 2021 —mas que desapareceu em 2022.
Opiniões à parte sobre promover cigarros no meio esportivo, a verdade é que os códigos de barra da Marlboro dos anos 2000 permanecerão para sempre como uma das manobras de marketing mais inteligentes da F1.

Redação
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