
Como a Chiquinho Sorvetes se destacou da concorrência
INSIGHT
Como a Chiquinho Sorvetes se destacou da concorrência


(Imagem: Chiquinho Sorvetes)
O Brasil é um dos 10 países que mais consomem sorvetes no mundo, faturando R$ 16,5 bilhões em 2023. Entre as maiores redes, a Chiquinho é quem reina, com uma receita de R$ 935 milhões no ano passado.
Um negócio familiar. O nome é uma homenagem ao pai do fundador Isaias a seu pai, que o presentou com a sorveteria aos seus18 anos. Entre 1980 e 2010, a Chiquinho tinha 80 lojas, todas administradas por familiares: irmãos, primos, tios, cunhados, etc.
- A 1ª unidade nasceu em Frutal–MG em 1980;
- A 2ª loja veio em Guaíra, interior de São Paulo, e foi o ponto de partida para a expansão que chegaria a cidades como Barretos, Orlando e Araraquara.
🔑 A virada de chave. Até 2000, a Chiquinho trabalhava com sorvete de massa tradicional. Nesse mesmo ano, a empresa fez a transição para o sorvete soft — similar às casquinhas do McDonald’s.
O resultado: Entre 2000 e 2010, a marca cresceu em média 30% ao ano. Hoje, o sorvete soft é o carro-chefe da empresa.
Após isso, a marca apostou na diversificação, passando a oferecer milkshake, casquinha e cascão, tendo mais de 100 sabores em seu cardápio.
Em 2010, a Chiquinho migrou para o sistema de franquias e cresceu, em média, 30%-35% nos primeiros 6 meses. Atualmente, a marca está em todos os estados — menos Sergipe — e possui mais de 800 lojas.

Redação
trends







waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se