A estratégia que “mudou o jogo” para a BMW

INSIGHT

A estratégia que “mudou o jogo” para a BMW

Redação
Redação
20 março 2025Última atualização: 19 março 2025
Poster The Hire, ação de marketing da BMW

(Imagem: The Brand Hopper)

O ano era 1999. A BMW não se encontrava em uma boa posição na “guerra” dos carros de luxo, com Lexus e Mercedes se posicionando como as queridinhas dos empresários e de Wall Street. Algo tinha que mudar.

Corta para 2001… A BMW propôs algo totalmente inusitado: Em vez fazer comerciais, eles iriam criar filmes com um alto valor de produção (estilo Hollywood), cada um com um duração entre 8 e 10 minutos.

Como se isso não fosse ousado o suficiente, o lançamento desses filmes seria somente online… Em 2001, no auge da internet discada, quando a maioria das pessoas não conseguia nem transmitir um vídeo de 2 minutos. 

No entanto, a sugestão se deu pelo fato de que, à época, cerca de 85% dos seus clientes estavam online antes de adquirir seus BMWs. Logo, o objetivo era aumentar o tráfego para o seu site. 

Apresentando o “The Hire

A ação teria 5 curta-metragens com um custo estimado em US$ 9 milhões, todos dirigidos por renomados diretores de cinema como Guy Ritchie e John Woo

Além disso, teria um personagem misterioso: The Driver (“O Motorista”), interpretado pelo astro de Hollywood Clive Owen.

Eis que, no dia 26/01/2001, o primeiro filme, The Ambush, dirigido por John Frankenheimer, chegava ao site da BMW Films (assista aqui). Duas semanas depois, estreava o segundo, Chosen, do cineasta Ang Lee. Veja abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=pXZTtwhmr_M

O resultado: Mais 12 milhões de visualizações nos primeiros 12 meses e um aumento de 12% nas vendas em relação ao ano anterior. 

  • Os curtas eram tão populares que a BMW produziu DVDs gratuitos para clientes que visitassem certas concessionárias — que se esgotaram rapidamente

A competição entre montadores se acirrou. Seu competidores queriam seus próprios filmes para “viralizar” — numa época em que o termo nem existia. 

No entanto, o que muitos não entenderam foi que a BMW não criou anúncios que pareciam filmes. Ela produziu filmes que não só continham seus carros como também contavam histórias, traziam ação e brindavam entretenimento.

Ao final de 2005, após mais de 100 milhões de visualizações, foi anunciado que a “The Hire” terminariam sua exibição na internet.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã