YouTuber Ryan Kaji, de 12 anos, vai lançar filme nos cinemas
INFOGRÁFICO
YouTuber Ryan Kaji, de 12 anos, vai lançar filme nos cinemas
Em 2015, quando Ryan Kaji tinha apenas 3 anos, ele perguntou a seus pais a razão pela qual ele não estar no YouTube assim como as outras crianças que ele assistia.
Não demorou muito para que seus pais criassem um canal com vídeos do filho abrindo e se divertindo com brinquedos, além de fazer alguns experimentos científicos em casa.
- Segundo eles, a iniciativa também serviria para manter seus familiares que moram no Vietnã e no Japão atualizados sobre a vida de Ryan nos EUA.
O que eles não esperavam é que, em menos de 12 meses, o canal “Ryan’s World” se tornasse um dos principais canais infantis da plataforma de vídeo… Mas isso era só começo.
Entre junho de 2016 e junho de 2017, o canal arrecadou US$ 11 milhões, colocando-o na lista da Forbes dos YouTubers mais bem pagos do planeta.
Alguns anos depois, em 2020, o faturamento subiu para US$ 30 milhões. Ao todo, Ryan’s já acumulava quase 42 milhões de inscritos e incríveis 12 bilhões de views.
- Nesse ano, inclusive, ele fez mais $$$ que o próprio MrBeast. Como diria Fausto Silva, “Brincadeira, esta fera aí meu”. risos.
E detalhe: Ryan e sua família sempre doaram boa parte dos brinquedos “avaliados” pelo astro mirim para locais de caridade.
Hoje, o YouTuber possui mais de 61 milhões de inscritos em seus múltiplos canais e faturou estimados US$ 35 milhões entre 2022 e 2023.
Agora o Ryan Kaji quer levar boa parte dessa audiência das telinhas de celular, tablet e computadores para as telonas do cinema.
No dia 16 de agosto deste ano, o filme “Ryan’s World the Movie: Titan Universe Adventure” vai debutar em mais de 2 mil salas ao redor dos EUA.
Por que isso importa? A família do YouTuber e seus parceiros da PocketWatch vão seguir o exemplo da Taylor Swift e lançar o longa-metragem sem a ajuda de um grande estúdio.
Por ora, apenas uma das principais redes de cinema — que não teve o nome revelado — já concordo em exibir o filme.
Isso faz parte de uma estratégia de, nas palavras do CEO da PocketWatch, Chris Williams, “preservar e ampliar a franquia Ryan’s World por muitas décadas”.
Além disso, a iniciativa segue uma tendência em que grandes canais do YouTube recorrem às telonas e à TV para sustentar seus negócios. Alguns exemplos incluem:
- A Amazon vai ter um programa de TV estrelado pelo MrBeast;
- A Universal Pictures está fazendo um filme baseado no CoComelon, a propriedade infantil número 1 no YouTube.
A Universal, inclusive, rodou alguns anúncios do filme “Kung Fu Panda 4” nos canais da Ryan.
Falando em anúncios…
O grande desafio de não contar com grandes estúdios vai ser na hora de promover o filme — querendo ou não, essas empresas possuem redes de distribuição globais.
No entanto, a PocketWatch está confiante que seu guarda-chuva de canais no YouTube — alcance combinado de 1 bilhão de usuários — vão conseguir “arrastar” as pessoas para o cinema.
- A empresa ainda possui uma parceria com o Walmart — que já trabalhou com Kaji — para a promoção do filme.
Segundo especialistas, se o longa arrecadar algumas “dezenas de milhões” já vai ser considerado um grande sucesso.
Isso porque seu orçamento — que não foi revelado — parece ter sido baixo e não haverá a necessidade dividir o que for faturado com os grandes estúdios, que geralmente abocanham uma grande fatia.
Visão panorâmica
Por mais que filmes como “Duna: Parte 2” e “Godzilla e Kong: O Novo Império” sejam sucesso de bilheteria, as vendas de ingresso, ao menos nos EUA, está 10% menor em 2024.
O verão do hemisfério norte é sempre uma época lucrativa para os cinemas — “Barbie” e “Oppenheimer” que o digam —, especialmente por conta das férias escolares e universitárias.
E se tem férias, tem pais que sempre vão estar buscando programas para entreter a garotada. Logo, um filme feito por uma criança trazendo um material focado em crianças parece ser uma bela opção.
Isso sem contar que filmes considerados “infantis” tem feito bastante sucesso — é só olhar para o filme “Super Mario Bros.”, que arrecadou mais de US$ 1,3 bilhão globalmente em 2023.
“Kung Fu Panda 4”, que estreou no mês passado, já fez mais de US$ 350 milhões pelo mundo — o filme caminha para ser projeto de maior bilheteria na história da franquia
Redação
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