Samsung: De comércio de exportação a gigante global de tech
INFOGRÁFICO
Samsung: De comércio de exportação a gigante global de tech
(Imagem: Babak Habibi | Unsplash)
Quando falamos sobre a indústria tech, é impossível não mencionar nomes como Apple, Microsoft, NVIDIA e OpenAI, especialmente com o boom da inteligência artificial.
No entanto, se focamos em setores específicos, como o de celulares e televisões, poucas empresas têm sido tão dominantes quanto a Samsung.
- Inclusive, a gigante sul-coreana é a maior fabricante mundial de TVs desde 2008, respondendo por quase 1/3 do total de vendas de unidades de televisões em 2023.
Já no caso dos smartphones, a Samsung possui uma participação superior a 20% do mercado global e está constantemente batalhando com a Apple pela primeira colocação.
No primeiro trimestre de 2024, a Samsung foi a principal fornecedora em todo o mundo, enviando cerca de 60 milhões de unidades.
Ao longo de seus mais de 85 anos de história, a companhia construiu um verdadeiro império tech, com a Samsung Electronics, sua principal subsidiaria, faturando mais de US$ 100 bilhões por ano desde 2008.
Mas, para chegar a esse patamar, a Samsung não só teve que se adaptar como soube enxergar e aproveitar todas as oportunidades que teve para evoluir.
O início da Samsung foi na exportação
Na década de 1930, Lee Byung-chul inaugurou a Samsung Sanghoe, empresa de exportação que comercializava macarrão (noodles), frutas secas, peixe e vegetais.
O início foi positivo. A empresa exportava para a China e, por conta da Segunda Guerra Mundial, que aumentou a demanda por bens essenciais, teve lucros acima do esperado — mudando sua sede para Seul em 1947.
No entanto, a alegria durou pouco e a companhia logo teve que deixar a capital do país após a invasão da Coreia do Norte.
Realocado na cidade portuária de Busan, Lee Byung-chul mostrou pela primeira vez a característica que se tornaria essencial para o crescimento da Samsung: a diversificação de produtos.
- 1953: Fundou a Cheil Jedang, refinaria de açúcar e farinha — em 2023, era a principal empresa de cultura alimentar do país;
- 1954: Fundou a Cheil Mojik, maior fábrica de lã da Coreia do Sul.
Detalhe: Ambas companhias foram estabelecidas sob a marca Samsung.
Até o final da década de 1960, a empresa adquiriu bancos, seguradoras, uma cimenteira, uma refinaria de petróleo e até uma loja departamentos.
Ok… Como eles foram para na tecnologia?
Tornando-se uma das maiores empresas de hardware e celulares
Foi em 1969 que eles decidiram entrar no mercado de eletrônicos, estabelecendo uma parceria com a japonesa Sanyo — que era da Panasonic até 2009 — para produzir bens de consumo, como TVs.
- O lançamento do primeiro modelo veio no ano seguinte e foi um sucesso entre os sul-coreanos.
A Samsung então comprou 50% da principal empresa de semicondutores — componente essencial para televisões — da Coreia do Sul e, com isso, conseguiu inovar de forma rápida e constante o produto nos anos seguintes.
O resultado: 5 milhões de TVs produzidas e 1978 e, no final da década, principal fabricante do mundo.
No mercado de celulares, a Samsung entrou em 1988, porém, ao contrário das TVs, a empresa conseguiu obter somente 10% do mercado sul-coreano — enquanto a Motorola controlava 60%.
- Acredite ou não, a companhia, inclusive, cogitou abandonar o segmento.
🚀A reviravolta. Em 1993, o filho do fundador, Lee Kun-hee, passou a olhar para tecnologias modernas e promissoras com o foco de criar produtos de maior qualidade, mesmo que isso significasse menos vendas.
A lógica era simples… Com o digital começando a ganhar alguma força, quanto mais ágil, criativa e inovadora ela fosse desenvolvendo novos itens, maiores as chances de superar seus concorrentes.
Além disso, priorizou também a estética na criação de novos aparelhos, chegando a criar até programas de treinamento para que os designers desenvolvessem um pensamento mais estratégico.
Esse foco em inovação, junto à capacidade de entender as necessidades e preferências do cliente, foram essenciais para que a Samsung criasse essa “necessidade” de aperfeiçoar seus produtos todos os anos. Confira aqui essa evolução inicial.
Para se ter uma ideia do tamanho da coisa, em 2022, a receita do Grupo Samsung — que também atua nos setores de embarcações e construção — representou 22,4% do PIB da Coreia do Sul.
Redação
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se