Mercado de delivery está ficando cada vez mais movimentado
INFOGRÁFICO
Mercado de delivery está ficando cada vez mais movimentado
(Imagem: Kai Pilger | Unsplash)
Um dos setores que mais tem crescido nos últimos anos é o de delivery de comidas online.
No ano passado, estima-se que a receita global do segmento — que combina entrega de supermercados e restaurantes — ficou em US$ 1 trilhão. Em 2024, deve ser ainda maior e chegar a US$ 1,2 trilhão.
Na divisão por países, os líderes absolutos são China e Estados Unidos, com o país asiático à frente por uma diferença de quase US$ 100 bilhões em receita na projeção para este ano.
Na China, o mercado é dominado por duas empresas: Meituan Dianping, que contou com investimentos da Tencent, e Ele.me, financiada pela gigante Alibaba.
Estima-se que, juntas, elas tenham cerca 90% de participação de mercado.
Já na terra do Tio Sam, os principais nomes são DoorDash e UberEats. A disputa por lá é interessante pelos seguintes motivos:
🌏 A UberEats é a líder mundial no segmento em termos de receita.
🇺🇸 A DoorDash, por sua vez, possui cerca de 67% de participação de mercado em solo americano — a UberEats possui “apenas” 23%.
Engana-se quem acha que esse domínio da DoorDash nos EUA não incomoda a UberEats, que já realizou uma série de ações para tentar diminuir a distância entre as empresas.
- No começo de maio, inclusive, ela fechou uma parceria com a Instacart, plataforma de entrega de itens de supermercados.
Enquanto isso, no Brasil 🇧🇷
O mercado de entrega de alimentos online no Brasil deve atingir uma receita de quase US$ 19 bilhões em 2024.
Para 2029, o segmento deve crescer a uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 8,33%, resultando em um volume de mercado projetado de mais de US$ 28 bilhões até 2029.
E se falamos de delivery no Brasil, não tem como não mencionar o iFood. A empresa simplesmente domina o mercado nacional com mais de 80% de market share.
Em 2022, o ecossistema da companhia movimentou — direta e indiretamente — R$ 97 bilhões na economia brasileira, impactando 0,53% do PIB do país.
- Dois anos antes, a cifra era de R$ 57 bilhões. O boom foi impressionante.
Atualmente, o iFood atende a mais de 80 milhões de pedidos por mês de seus mais de 43 milhões de clientes.
Do Brasil para o mundo 🌎
Os impressionantes resultados da empresa fizeram com o Brasil ganhasse mais um executivo ocupando uma cadeira de CEO em uma empresa global.
Isso porque seu agora ex-CEO, Fabrício Bloisi, passa a ocupar o principal cargo da holandesa Prosus, holding de aportes em tecnologia do grupo Naspers e dona do iFood desde 2022.
A relação Prosus-Bloisi-iFood vem desde 2008, quando a empresa holandesa investiu na Movile, companhia criada por Bloisi. Abaixo uma linha do tempo:
- 2013: Movile investe R$ 5,5 milhões no iFood — à época, uma startup de aproximadamente 20 pessoas;
- 2014: Movile aporta cerca de US$ 2 milhões no iFood;
- 2015: Movile recebe aporte de US$ 40 milhões da Naspers e, no mesmo ano, investe novamente no iFood;
- 2017: Naspers investe mais US$ 53 milhões na Movile;
- 2018: iFood recebeu de US$ 500 milhões da Movile, junto a Naspers e Innova Capital.
- 2019: Bloisi se torna CEO do iFood.
Já em 2022, a Movile pagou R$ 9,4 bilhões pela fatia remanescente de 33,3% do iFood que pertencia à Just Eat Holding Limited.
Com isso, a Prosus — à época dona de quase 95% da Movile — passou a ser dona da gigante brasileira de delivery.
O desafio de Bloisi é gigante. A Prosus possui mais de 2 bilhões de clientes e atua em setores como classificados online, finanças, educação e, claro, delivery de comidas.
A empresa tem presença em mais de 100 países e investiu mais de US$ 30 bilhões em mais de 90 empresas desde 2008 — sendo uma das principais investidores da gigante tech chinesa Tencent. Brasil neles!
Redação
trends
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se