Internet: 35 anos de algo que revolucionou a humanidade

INFOGRÁFICO

Internet: 35 anos de algo que revolucionou a humanidade

Redação
Redação
28 março 2024Última atualização: 28 março 2024

Quando Tim Berners-Lee inventou a internet em março de 1989, era impossível imaginar como seria sua trajetória, e não havia nenhum roteiro para prever o curso de sua evolução.

Hoje, são mais de 5,3 bilhões de usuários globalmente. Ao todo, são mais de 1 bilhão de sites ativos — 23x mais que a quantidade em 2000, durante a bolha da internet.

O cientista britânico, no entanto, ressalta que as intenções por trás da criação da internet — permitir a colaboração, fomentar a compaixão e gerar criatividade — funcionaram só na primeira década.

Para ele, com o passar dos anos, a internet virou um ecossistema que cada vez mais remodela a geopolítica, impulsionando mudanças econômicas e influenciando a vida das pessoas em todo o mundo.

Tal é essa influência que são quase 4 milhões de sites lançados por dia. Você leu certo: por dia.

Sites esses que podem ter seus nomes valendo fortunas, assim como o recente caso da Vivid Seats.

Se você se assustou, acredite se quiser: essa não foi transação a mais cara da história.

Um case interessante e bizarro 🇦🇮

Ainda sobre sites e domínios, o boom da inteligência artificial fez com que uma pequena ilha no caribe aumentasse seu PIB em mais de 10%.

Sim, você leu certo. A Anguilla, território britânico de apenas 16 mil habitantes, recebeu o código de país “ai” da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers — assim como temos o ".br" por aqui.

Ou seja, cada vez que alguém quiser que seu site finalize em “.ai”, precisa pagar uma taxa ao governo local.

Resultado: Cerca de US$ 32 milhões coletados em 2023.

Para este ano, a Anguilla prevê receitas semelhantes às do ano passado com nomes de domínio. Nem o Sam Altman está tão feliz com o inteligência artificial quanto o governo de Anguilla.

O que vem pela frente na web?

Segundo Berners-Lee, está surgindo um novo paradigma que coloca a intenção dos indivíduos — e não a atenção — no centro dos modelos de negócio.

  • Para outros experts, a internet se assemelha cada vez mais a “eletricidade”: menos visível, porém profundamente enraizada na vida das pessoas.

Isso sem entrar no mérito do impulsionamento ou surgimento de personalidades globais — com audiências muitas vezes maiores que as de atores, apresentadores e jornalistas tradicionais.

Se tivermos sorte, algumas delas seguirão o exemplo de MrBeast, que utiliza sua atenção tanto para entreter quanto para ajudar as pessoas — o empresário e YouTuber já realizou inúmeras doações e até ajudou a construir poços na África.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã