
Internet: 35 anos de algo que revolucionou a humanidade
INFOGRÁFICO
Internet: 35 anos de algo que revolucionou a humanidade


Quando Tim Berners-Lee inventou a internet em março de 1989, era impossível imaginar como seria sua trajetória, e não havia nenhum roteiro para prever o curso de sua evolução.
Hoje, são mais de 5,3 bilhões de usuários globalmente. Ao todo, são mais de 1 bilhão de sites ativos — 23x mais que a quantidade em 2000, durante a bolha da internet.
O cientista britânico, no entanto, ressalta que as intenções por trás da criação da internet — permitir a colaboração, fomentar a compaixão e gerar criatividade — funcionaram só na primeira década.
Para ele, com o passar dos anos, a internet virou um ecossistema que cada vez mais remodela a geopolítica, impulsionando mudanças econômicas e influenciando a vida das pessoas em todo o mundo.
Tal é essa influência que são quase 4 milhões de sites lançados por dia. Você leu certo: por dia.
Sites esses que podem ter seus nomes valendo fortunas, assim como o recente caso da Vivid Seats.
- Com o boom do esporte em Las Vegas, a empresa de ingressos desembolsou US$ 240 milhões pelo domínio vegas.com.
Se você se assustou, acredite se quiser: essa não foi transação a mais cara da história.

Um case interessante e bizarro 🇦🇮
Ainda sobre sites e domínios, o boom da inteligência artificial fez com que uma pequena ilha no caribe aumentasse seu PIB em mais de 10%.
Sim, você leu certo. A Anguilla, território britânico de apenas 16 mil habitantes, recebeu o código de país “ai” da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers — assim como temos o ".br" por aqui.
Ou seja, cada vez que alguém quiser que seu site finalize em “.ai”, precisa pagar uma taxa ao governo local.
Resultado: Cerca de US$ 32 milhões coletados em 2023.
Para este ano, a Anguilla prevê receitas semelhantes às do ano passado com nomes de domínio. Nem o Sam Altman está tão feliz com o inteligência artificial quanto o governo de Anguilla.
O que vem pela frente na web?
Segundo Berners-Lee, está surgindo um novo paradigma que coloca a intenção dos indivíduos — e não a atenção — no centro dos modelos de negócio.
- Para outros experts, a internet se assemelha cada vez mais a “eletricidade”: menos visível, porém profundamente enraizada na vida das pessoas.
Isso sem entrar no mérito do impulsionamento ou surgimento de personalidades globais — com audiências muitas vezes maiores que as de atores, apresentadores e jornalistas tradicionais.
Se tivermos sorte, algumas delas seguirão o exemplo de MrBeast, que utiliza sua atenção tanto para entreter quanto para ajudar as pessoas — o empresário e YouTuber já realizou inúmeras doações e até ajudou a construir poços na África.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se