Dia dos Namorados: A data mais romântica do ano
INFOGRÁFICO
Dia dos Namorados: A data mais romântica do ano
(Imagem: Matt Nelson | Unsplash)
O Dia dos Namorados — que também inclui esposas e maridos — é uma das datas mais celebradas no ano e, em 2024, estima-se que ela leve 96 milhões de pessoas às compras. Dá-lhe amor.
A celebração é a terceira mais lucrativa para o varejo nacional e, neste ano, deve movimentar quase R$ 23 bilhões, uma pequena queda de 1,55% ano contra ano, porém cerca de 27% a mais se comparado a 2021.
No entanto, você sabia que o Brasil seja talvez o único país no mundo que celebra o Dia dos Namorados no dia 12 de junho?
Senta que lá vem história 🛋
Na década de 1940, João Doria, pai do empresário e ex-governador de São Paulo, possuía uma agência de publicidade e foi contratado por uma marca que precisava impulsionar suas vendas no mês de junho.
🤔 O problema: À época, o sexto mês do ano era considerado muito fraco para o varejo.
💡 A ideia: Um programa comercial focado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como “Santo Casamenteiro”.
🍒 A cereja do bolo: A campanha era acompanhada do slogan: "Não é só com beijos que se prova o amor!”.
A estratégia de marketing foi lançada em 1948 em São Paulo e, no ano seguinte, outras regiões passaram a celebrar a data.
Em outros cantos do mundo, o Dia dos Namorados — conhecido como Dia de São Valentim — é comemorado no dia 14 de fevereiro.
Isso porque essa foi a data que o padre da Igreja Católica foi assassinado no século 3. Valentim ficou conhecido por realizar casamentos às escondidas em um período no qual o matrimônio havia sido proibido.
A data foi efetivada oficialmente pelo Papa Gelásio dois séculos depois. O the bizness também é cultura, ok? risos.
De volta aos negócios…
Os consumidores vão gastar, em média, R$ 238 e, segundo pesquisa, cerca de 34% pretende investir mais nos presentes este ano em relação ao ano anterior. Entre as principais escolhas estão:
- 💄 Cosméticos e maquiagem (39%);
- 👚 Roupas (37%);
- 👟 Calçados (24%);
- 🍱 Opções de jantar (20%);
- 🍫 Bombons e chocolate (18%).
Curiosidade: O Dia dos Namorados é considerado a melhor data do mercado de bem-estar íntimo, que observa um crescimento médio de 30% entre maio e junho.
Varejo físico vs. online. Assim como no Dia das Mães, as compras presenciais ainda reinam e devem o ser o principal local de compra de 57% consumidores.
Isso mostra como ainda se valoriza muito a experiência de ir à loja escolher o produto, especialmente a shoppings.
Maaaaas… O online não está tão longe assim e 33% dos brasileiros devem realizar alguma compra pela internet.
- O e-commerce prevê fazer R$ 7,5 bilhões com a data.
👀 Ponto de atenção. Entre as pretensões de compras em sites e apps internacionais, Amazon, Shopee e Shein foram as mais citadas. O principal motivo não é segredo: preços mais baixos.
Já do lado da publicidade…
Os investimentos para o Dia dos Namorados devem aumentar em 10% na comparação ano a ano.
Para se ter uma ideia do quanto as marcas se importam com a data, abaixo alguns números computados nos 15 dias que antecederam a celebração em 2023 apenas na região de São Paulo:
- Mais de 3.110 inserções na TV aberta e canais pagos;
- Para isso, o investimento feita pelas marcas está estimado em R$ 27,8 milhões.
Vivo e Renner foram as marcas que mais aportaram, com a empresa de telecomunicações lançando uma das principais campanhas do ano passado.
Para os curiosos de plantão, essas foram outras publis que chamaram muito a atenção em 2023.
Nem tudo são flores
Segundo a pesquisa, 32% dos que pretendem comprar presentes estão com contas atrasadas e 29% reconhecem que irão gastar mais do que podem para poder presentear seus respectivos parceiros.
Agora, se você é daqueles que adora um clima romântico, confira a nossa newsletter de histórias reais de amor e prepare-se para se emocionar aos domingos. Ah, ainda tem giveaway especial da data rolando — continue lendo para entender.
Redação
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