Como o Slack se tornou unicórnio em menos de 8 meses

INFOGRÁFICO

Como o Slack se tornou unicórnio em menos de 8 meses

Redação
Redação
20 agosto 2024Última atualização: 20 agosto 2024
Slack

(Imagem: Slack)

Maior adoção de modelo remoto ou híbrido, necessidade de agilidade para tomar decisões, pessoas do mesmo time em diferentes países... Se existe algo que mudou nos últimos anos, foi o ambiente de trabalho.

Tendo saudades do tradicional ou adorando o novo, fato é que as mudanças trouxeram diversas "novas dores", como a dificuldade de interação e colaboração rápida entre o time. Enquanto uns choram... Outros vendem lenços.

Foi aí que plataformas como Microsoft Teams, WhatsApp e Slack passaram a ganhar mais atenção, com a última se tornando uma das queridinhas, tendo cerca de 400 mil clientes e marcando presença em 150 países.

Inclusive, sua solução para que companhias possam colaborar com pessoas externas, o Slack Connect, era, em 2022, utilizada por 77% das organizações dentro do Fortune 100.

Para 2025, estima-se que o número de usuários ativos mensais da plataforma chegue a 79 milhões.

O começo de tudo

Criado em 2009 com o nome de Tiny Speck, o Slack servia como uma ferramenta de comunicação de um jogo online chamado Glitch, mas logo passou a receber mais atenção por parte dos fundadores.

O motivo: Permitia que eles focassem em projetos, evitando distrações, como a caixa de e-mails. Foi então que, no final de 2012, a ferramenta pivotou para o segmento de comunicações corporativas.

Em agosto de 2013, a versão beta privada do agora chamado Slack já se encontrava em operação e, seis meses depois, foi oficialmente lançado.

(Imagem: TechCrunch)

Durante esse período, o Slack já possuía entorno de 150 mil usuários ativos diários (DAUs), representando, à época, um crescimento importante para uma versão privada de uma aplicação de comunicação.

A grande sacada da empresa nesse início foi entender que, embora existissem outros sistemas de mensagens similares, eles não eram tão conhecidos.

Desta forma, eles criaram um mercado praticamente não existente, vendendo uma solução para um problema que as pessoas não sabiam que tinham.

Foco na nas principais funções e a importância do feedback

Outro fator crítico no crescimento inicial do Slack foi a atenção aos detalhes na criação de um produto de alta qualidade. Para isso, o Slack precisaria ser:

  • Simples de instalar;
  • Agradável de se usar;
  • Compatível com uma ampla gama de serviços;
  • Ter suas principais funções — pesquisa, sincronização e compartilhamento de arquivos — beirando a excelência.

Além disso, considerar o feedback do usuário sempre foi algo de extrema importância para o time do Slack, não só desde o ponto de vista da satisfação do cliente, mas também para o desenvolvimento do produto.

Neste período inicial, o Slack olhava seus clientes como testadores. Uma vez que eles reportassem que algo não estava funcionado, priorizavam em consertar esse erro o mais rápido possível.

Isso resultou em um forte boca a boca — especialmente entre empresas —, com o burburinho positivo chegando às redes sociais, principalmente no Twitter, onde o Slack até tinha um espaço chamado de “Slack Wall of Love”.

Nove meses após o lançamento, o número de DAUs chegou a 285 mil.

Já em fevereiro de 2015, o Slack comemorava seu 1º aniversário atingindo a marca de 500 mil DAUs, computando dezenas de milhares de usuários sendo adicionados semanalmente.

Ao todo, eles enviavam 300 milhões de mensagens por mês, representando um engajamento ativo de mais de 2 horas por dia dentro do aplicativo.

O rápido crescimento do Slack durante seus primeiro meses foi tão impressionante que atraiu uma série de investidores de alto calibre e, em outubro de 2014, atingiu o status de unicórnio com um valuation de US$1,1 bilhão.

Fast-forward para dezembro de 2020, foi anunciada a venda da empresa para a Salesforce por US$ 27,7 bilhões.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã