Como a Patagonia transformou paixão em um negócio bilionário

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Como a Patagonia transformou paixão em um negócio bilionário

Redação
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29 agosto 2024Última atualização: 29 agosto 2024
Patagonia

Na década de 1950, o americano Yvon Chouinard desenvolveu uma paixão que posteriormente se tornou a força matriz de sua vida: o alpinismo.

Já aos 18 anos, aprendeu a fabricar seus próprios equipamentos e, mesmo sem ter aquele desejo pelo empreendedorismo, acabou montando um negócio de quintal na casa de seus pais.

Ao longo dos primeiros anos, foi Yvon quem produziu os equipamentos. No entanto, a demanda por seus produtos ultrapassou sua capacidade de fabricar cada peça à mão.

  • Chouinard então levou sua proposta de negócios para seu amigo, o também alpinista Tom Frost.

Eis que, em 1965, nascia a Chouinard Equipment, empresa que estabeleceria um precedente para toda a indústria de atividades ao ar livre.

O principal motivo: Por conta de sua paixão pelo alpinismo, ambos tinham um foco de melhorar, de forma constante, a qualidade e a função de seus produtos.

Essa atenção aos detalhes por parte de Chouinard e Frost, hoje muito comum em empresas referência em experiência do cliente, levaria a empresa rapidamente ao topo da indústria.

Em 1970, a Chouinard Equipment era a maior fornecedora de equipamentos de alpinismo dos EUA.

Para melhorar ainda mais a situação, os fundadores criaram um catálogo de equipamentos que reforçava sua visão de fabricar produtos que fossem éticos e não danificassem as montanhas.

Ao mesmo tempo que promovia os itens da empresa, o catálogo era repleto de informações instigantes e citações inspiradoras.

A ação de marketing foi tão importante que, muito além de um aumento nas vendas, influenciou seus consumidores desde o ponto de vista educacional, estabelecendo uma conexão entre a marca e eles.

A migração para as roupas e o nascimento da Patagonia

Em viagem à Escócia em 1970, Chouinard comprou uma camisa de rugby que passou a usar em suas escaladas nos EUA — o tecido resistente atraiu outros escaladores.

O empresário viu uma oportunidade de expansão e passou a experimentar na área de vestimentas — Frost, por sua vez, não comprou a ideia e a parceria foi desfeita.

Em 1972, Chouinard inaugurou a Great Pacific Iron Works, local no qual entusiastas de atividades ao ar livre encontravam coleções de tecidos de qualidade e ecologicamente corretos — a loja segue funcionando até hoje.

(Imagem: USA Today)

No mesmo ano, o filme Mountains of Storms, quemostra a jornada de 5 amigos que saem da Califórnia para escalar o Monte Fitz, marcaria sua vida.

O empresário decidiu nomear sua marca de roupa em homenagem ao local onde se encontra a montanha em questão, a mística terra da Patagônia.

Maaasss… Nem tudo são flores. Por volta de 1974, a empresa quase faliu após ter que vender um lote de camisas defeituosas com desconto.

  • Um contador, inclusive, lhe apresentou a um membro da máfia em Los Angeles, que lhe ofereceu um empréstimo com juros de 28%. Chouinard recusou a proposta.

A Patagonia, entretanto, superou as adversidades e suas receitas dispararam de US$ 20 milhões para US$ 100 milhões entre meados da década de 1980 e 1990.

Durante esse período, a empresa continuou a se apoiar em suas missões de “escalada limpa”, sustentabilidade e proteção ambiental e, desde 1985, dedica 1% da receita à preservação e restauração do meio ambiente.

Desde então, a Patagônia já doou mais de US$ 140 milhões a agências ambientais.

Em 2022, Chouinard entregou a empresa para um fundo sem fins lucrativos projetado para injetar todos os lucros da empresa visando ajudar o planeta. Em suas palavras:

A partir de agora, [o planeta] Terra é o nosso único acionista e TODOS os lucros, em perpetuidade, irão para a nossa missão de salvar o nosso planeta.”

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