Como a Heineken cresceu por meio de aquisições e marketing

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Como a Heineken cresceu por meio de aquisições e marketing

Redação
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22 agosto 2024Última atualização: 22 agosto 2024
Heineken GP de São Paulo

(Imagem: Heineken)

Entre as bebidas alcoólicas, a cerveja é uma das únicas que são consumidas há séculos, evoluindo seu processo de produção para oferecer inúmeras variedades, da clara a escura, com alto teor alcoólico e até 0%.

A indústria global também passou por um processo constante de consolidação. Há 10 anos, era altamente fragmentada e, desde então, foi se consolidando por meio de várias fusões e aquisições (M&As).

Hoje, são inúmeras as marcas que circulam pelas gôndolas de mercados e lojas especializadas, porém poucas representam tão bem essa evolução quanto a Heineken.

Cultura de inovação centenária 🇳🇱

Fundada em 1864, a gigante holandesa sempre teve muito claro que, para sobreviver, precisaria focar em inovação e desenvolvimento contínuo, ideais instituídos por seu fundador, Gerard Heineken.

Esse foco não só fez com que a Heineken perdurasse por 160 anos, como também se tornasse uma das líderes mundiais desse mercado.

Ao longo dessa jornada centenária, dois pontos foram cruciais: aquisição de outras marcas e uma estratégia de marketing muito bem definida.

Tudo “começou” na década de 1940

Em 1946, Henry Pierre Heineken, filho do fundador, mandou seu filho Freddy para a terra do Tio Sam para que ele ganhasse um pouco mais de maturidade e experiência.

  • Freddy, por sua vez, não só mostrou que possuía uma mentalidade similar a de seu pai e seu avô, como também tinha um tato especial para o marketing.

Foi ele, inclusive, que estabeleceu o departamento de publicidade dentro da empresa. No entanto, foi em 1954 que Freddy teve sua 1⁠ª iniciativa ousada: um rebranding.

O novo logo introduziu algo que se tornou uma marca registrada da Heineken, o desenho das letras “e”, conhecido como “e sorridente”.

á na década seguinte, Freddy encabeçou a operação de aquisição de outras cervejarias como parte do processo de crescimento da empresa, começando com sua principal concorrente, a Amstel, em 1968.

Ao longo dos anos, a Heineken fez notáveis compras, incluindo:

  • 2010: FEMSA Cerveza, dona da Sol, Tecate e Dos Equis, ampliando sua presença na América Latina;
  • 2015-2017: Lagunitas Brewing Company, nos Estados Unidos;
  • 2017: Brasil Kirin (antiga Schincariol), dona Cintra, Baden Baden, Devassa e Eisenbahn, consolidando sua presença por aqui.

Hoje, a empresa possui mais de 300 marcas em seu portfólio e seus produtos marcam presença em mais de 190 países.

“É preciso ser visto para ser lembrado”

A Heineken entende a importância de uma ampla presença de marca e, por isso, não tem medo de investir em publicidade, seja patrocinando eventos ou expondo suas beers em produções de Hollywood.

Em 2012, a empresa conseguiu um feito histórico no filme “Skyfall”, fazendo com que Bond, James Bond, interpretado por Daniel Craig, trocasse seu clássico martini por uma cerveja Heineken. Relembre aqui.

O valor da ação foi estimado em US$ 45 milhões.

A gigante holandesa também é conhecida como a cerveja “não-oficial” do fã de esporte.

  • ⚽️ Futebol: Uma das patrocinadoras oficiais da UEFA Champions League desde 1994;
  • 🏉 Rugby: Teve os namings rights da principal competição europeia por muitos anos e foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo de Rugby;
  • 🏎 Fórmula 1: Patrocinadora oficial desde 2016.
(Imagem: CoStar)

Além disso, realiza campanhas publicitárias com celebridade de todos os âmbitos, desde o ex-campeão do UFC, Conor McGregor, ao ator porto-riquenho Benicio del Toro.

Fast-forward para os dias de hoje, muitos dos recursos de marketing da empresa estão sendo alocados para promover suas cervejas sem álcool, segmento no qual a Heineken tem revolucionado nos últimos anos.

Com isso, vemos como os ideais da família Heineken — foco e desenvolvimento contínuo — seguem vivos no DNA da empresa.

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