Como a Heineken cresceu por meio de aquisições e marketing
INFOGRÁFICO
Como a Heineken cresceu por meio de aquisições e marketing
(Imagem: Heineken)
Entre as bebidas alcoólicas, a cerveja é uma das únicas que são consumidas há séculos, evoluindo seu processo de produção para oferecer inúmeras variedades, da clara a escura, com alto teor alcoólico e até 0%.
A indústria global também passou por um processo constante de consolidação. Há 10 anos, era altamente fragmentada e, desde então, foi se consolidando por meio de várias fusões e aquisições (M&As).
Hoje, são inúmeras as marcas que circulam pelas gôndolas de mercados e lojas especializadas, porém poucas representam tão bem essa evolução quanto a Heineken.
Cultura de inovação centenária 🇳🇱
Fundada em 1864, a gigante holandesa sempre teve muito claro que, para sobreviver, precisaria focar em inovação e desenvolvimento contínuo, ideais instituídos por seu fundador, Gerard Heineken.
Esse foco não só fez com que a Heineken perdurasse por 160 anos, como também se tornasse uma das líderes mundiais desse mercado.
Ao longo dessa jornada centenária, dois pontos foram cruciais: aquisição de outras marcas e uma estratégia de marketing muito bem definida.
Tudo “começou” na década de 1940
Em 1946, Henry Pierre Heineken, filho do fundador, mandou seu filho Freddy para a terra do Tio Sam para que ele ganhasse um pouco mais de maturidade e experiência.
- Freddy, por sua vez, não só mostrou que possuía uma mentalidade similar a de seu pai e seu avô, como também tinha um tato especial para o marketing.
Foi ele, inclusive, que estabeleceu o departamento de publicidade dentro da empresa. No entanto, foi em 1954 que Freddy teve sua 1ª iniciativa ousada: um rebranding.
O novo logo introduziu algo que se tornou uma marca registrada da Heineken, o desenho das letras “e”, conhecido como “e sorridente”.
á na década seguinte, Freddy encabeçou a operação de aquisição de outras cervejarias como parte do processo de crescimento da empresa, começando com sua principal concorrente, a Amstel, em 1968.
Ao longo dos anos, a Heineken fez notáveis compras, incluindo:
- 2010: FEMSA Cerveza, dona da Sol, Tecate e Dos Equis, ampliando sua presença na América Latina;
- 2015-2017: Lagunitas Brewing Company, nos Estados Unidos;
- 2017: Brasil Kirin (antiga Schincariol), dona Cintra, Baden Baden, Devassa e Eisenbahn, consolidando sua presença por aqui.
Hoje, a empresa possui mais de 300 marcas em seu portfólio e seus produtos marcam presença em mais de 190 países.
“É preciso ser visto para ser lembrado”
A Heineken entende a importância de uma ampla presença de marca e, por isso, não tem medo de investir em publicidade, seja patrocinando eventos ou expondo suas beers em produções de Hollywood.
Em 2012, a empresa conseguiu um feito histórico no filme “Skyfall”, fazendo com que Bond, James Bond, interpretado por Daniel Craig, trocasse seu clássico martini por uma cerveja Heineken. Relembre aqui.
O valor da ação foi estimado em US$ 45 milhões.
A gigante holandesa também é conhecida como a cerveja “não-oficial” do fã de esporte.
- ⚽️ Futebol: Uma das patrocinadoras oficiais da UEFA Champions League desde 1994;
- 🏉 Rugby: Teve os namings rights da principal competição europeia por muitos anos e foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo de Rugby;
- 🏎 Fórmula 1: Patrocinadora oficial desde 2016.
Além disso, realiza campanhas publicitárias com celebridade de todos os âmbitos, desde o ex-campeão do UFC, Conor McGregor, ao ator porto-riquenho Benicio del Toro.
Fast-forward para os dias de hoje, muitos dos recursos de marketing da empresa estão sendo alocados para promover suas cervejas sem álcool, segmento no qual a Heineken tem revolucionado nos últimos anos.
Com isso, vemos como os ideais da família Heineken — foco e desenvolvimento contínuo — seguem vivos no DNA da empresa.
Redação
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