Feio, porém confortável — e bilionário

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Feio, porém confortável — e bilionário

Redação
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22 fevereiro 2024Última atualização: 4 março 2024

O caso da marca de calçados Crocs é talvez uma das melhores representações da famosa frase “não julgue pela aparência”.

Com designs para lá de questionáveis — aqui você encontra alguns deles —, a empresa tem quebrado barreiras no mundo da moda e recentemente alcançou uma receita anual recorde de US$ 3,96 bilhões em 2023.

  • A cifra representa um aumento de 11,5% na comparação ano a ano.

Mais impressionante ainda é ver que essa receita é quase 3x maior do montante de 2020, mostrando uma crescente impressionante da marca nos últimos anos.

Como a Crocs se tornou novamente popular

A Crocs teve um boom em seus negócios durante os primórdios da pandemia. Afinal, se por um lado existe um certo consenso que os calçados são feios, por outro muitos concordam que eles são bastante confortáveis.

A marca, inclusive, doou mais de 900 mil pares para trabalhadores na área da saúde.

Maaaas… Ao contrário de companhias como Zoom e Peloton, suas ações não caíram quando as restrições de isolamento diminuíram e as pessoas começaram a sair mais de suas casas.

Isso é consequência de um marketing astuto, especialmente nas redes sociais.

  • 173 mil seguidores no X (antigo Twitter)
  • 2,1 milhões de seguidores no TikTok
  • 2,3 milhões de seguidores no Instagram
  • 7,2 milhões de seguidores no Facebook

Por meio de emojis e memes, a marca conseguiu desenvolver uma “voz” online distinta que fez com que as pessoas deixassem apenas o rótulo de comprador e passassem a se sentir parte de uma comunidade.

Foram os muitos memes que ridicularizavam a aparência dos calçados nas redes sociais que, de certa forma, motivaram a empresa a buscar uma estratégia para converter esses haters em consumidores.

  • Segundo a presidente de marketing, Heidi Cooley, “somos feios desde 2002” e essa polarização dos Crocs “nos permite ser altamente criativos”.

Outro ponto-chave do marketing foram as collabs, seja aparecendo em desfiles de moda junto a marcas como Balenciaga ou nos pés de megacelebridades como os cantores Post Malone e Justin Bieber.

Falando no astro do pop… A Crocs x Justin Bieber viu seu estoque se esgotar dois dias após o lançamento em outubro de 2020 — e é claro que os revendedores aproveitaram-se dessa febre para vender os produtos 20% mais caros.

Tal foi o sucesso dessa parceria que, cinco meses depois, foi a anunciada a segunda colaboração — que também deu sold out.

Mesmo com esses resultados, é certo que os haters vão seguir dizendo que o Crocs é um dos poucos itens que nem o Justin Bieber conseguiu fazer parecer bonito. risos.

  • Brincadeiras à parte, a companhia também não deixou a ousadia de lado na hora de escolher outras marcas para fazer aquela collab diferentona.

No mundo da moda, tivemos desde designers famosos como Jeff Staple e Christian Cowan até uma aparição no Paris Fashion Week junto à MSCHF e o artista Tommy Cash para revelar uma “bota” amarela para lá de extravagante. Veja aqui.

Fora dele, destaque para as parcerias com o ogro mais querido do mundo, Shrek — intitulada “o calçado mais feio de todos os tempos” — , e com a rede de fast food de frango frito KFC, que deu sold out em 30 minutos.

Com isso, além de aproveitar as tendências, a empresa conseguiu viralizar de forma constante nas redes sociais — sobretudo em 2023 — e se manter na boca do povo.

A Crocs também foi considerada a marca de calçados preferida entre os adolescentes dos EUA em 2023.

Futuro otimista?

Sim, porém mantendo os pés no chão. A empresa prevê um crescimento de 3% a 5% no faturamento de 2024 na comparação ano a ano.

  • Mas o grande o objetivo está em 2026, quando a empresa projeta alcançar a marca de US$ 5 bilhões em vendas.

Para ajudar isso, a companhia também vai contar com o apoio da Heydude, marca de calçados casuais que a Crocs adquiriu por US$ 2,5 bilhões em 2022 — que também apostará em colaborações e parcerias para aumentar sua visibilidade.

Calando os haters? Andrew Rees, CEO da empresa, disse que ouviu muito da “comunidade investidora” nos últimos anos que o Crocs apenas surfou a onda da pandemia e iria voltar à normalidade na questão dos resultados…

Indagação para qual ele rebateu em março de 2023 dizendo: “Honestamente, há pouca chance de isso acontecer”.

É… Rees. Acho que a única “felicidade” desses críticos mais pessimistas vai ser chamar os Crocs de feios. risos.

Redação

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