![](https://waffle-prod.s3.amazonaws.com/app/uploads/2025/01/31201339/0128.gif)
Como a Blockbuster foi de líder de mercado a quase inexistente
INFOGRÁFICO
Como a Blockbuster foi de líder de mercado a quase inexistente
![Redação](/_next/image?url=%2Fimg%2Fwaffleman.jpg&w=3840&q=75)
![Blockbuster](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fwaffle-prod.s3.amazonaws.com%2Fapp%2Fuploads%2F2024%2F05%2F07113038%2FBlockbuster2-1-scaled.jpg&w=3840&q=75)
(Imagem: REUTERS | Divulgação)
Quando falamos sobre entretenimento em casa, hoje, quem domina as conversas são as plataformas de streaming.
- No entanto, em um passado não tão distante, a rainha tinha nome: Blockbuster.
Por mais que muitos das novas gerações não tenham realmente vivenciado a experiência de ir a uma das unidades da rede de locadoras de vídeos, seu papel foi fundamental para a indústria do entretenimento.
Em seu auge, a empresa teve mais de 9.000 lojas espalhadas pelo mundo. Hoje, apenas uma exibe o clássico logo em suas tradicionais cores azul e amarelo.
![](https://waffle-prod.s3.amazonaws.com/app/uploads/2024/05/07112532/Blockbuster-1024x683.jpg)
O nascimento de um fenômeno
Em 1985, após trabalhar com software de computadores, o americano David Cook decidiu se aventurar no empreendedorismo e inaugurou a primeira Blockbuster na cidade de Dallas, no Texas.
O nome faz referência ao termo utilizado pela indústria cinematográfica dos EUA para filmes que faturam milhões — às vezes bilhões — de dólares em bilheteria.
Mesmo que, hoje, você enxergue “atraso” quando pensa em Blockbuster, saiba que o diferencial dela sempre foi seu processo moderno e tecnológico.
Diferente de suas competidoras, a locadora de Cook tinha (i) um processo de check-out computadorizado e (ii) e um catálogo com cerca de 8 mil fitas VHS.
- Os concorrentes só conseguiam oferecer algumas centenas de longas-metragem.
À época, a Blockbuster era o único lugar em que as pessoas conseguiam alugar os filmes exibidos mais recentemente no cinema.
O foco no cliente, prezando por um catálogo diversificado, junto à inovação no processo de manutenção de base de dados fez com que a empresa criasse adesão e crescesse rapidamente.
E que crescimento. Em 1987, ela recebeu um aporte de US$ 18,5 milhões. Dois anos depois, a Blockbuster se tornou a maior rede de locação de vídeos nos EUA, com mais de 900 unidades.
No início da década de 1990, começou a temporada de aquisições. A companhia passou a comprar redes menores nacionais e internacionais e, em 1992, chegou à marca de 2.800 lojas. Olhe o vídeo nostálgico abaixo:
Take a trip back to 1993 and rent some videos at Blockbuster for the weekend.
— Trip Down Nostalgia Lane (@NostalgiaLaneX) October 2, 2023
Follow my account for more nostalgia content! We post photos, videos & historical events daily. pic.twitter.com/cS2YuK5Y17
O erro que muitos consideram o começo do fim da Blockbuster
Em 1994, a Blockbuster foi comprada pela Viacom (hoje Paramount Global) por US$ 8,4 bilhões.
Sob nova liderança, especialmente com a entrada de John Antioco como CEO em 1997, a evolução da empresa tomou novas proporções e fechou o milênio em grande estilo:
- Abertura de capital na bolsa de valores;
- 6 mil unidades no mundo.
No entanto, logo em 2000, a Blockbuster receberia uma oferta em “sua mesa”: comprar uma tal de Netflix por US$ 50 milhões.
A proposta era simples: A gigante do streaming, que na época enviava filmes por correios, iria administrar a marca Blockbuster no online. Em troca, Antioco e sua equipe promoveriam a Netflix dentro das unidades da empresa.
Maaass... Os cofundadores da Netflix, Marc Randolph e Reed Hastings, foram praticamente “debochados” ao propor essa ideia.
Curiosidade: Dizem por aí que uma das possíveis razões que motivou a criação da Netflix foi que Hastings estava indignado por ter quer pagar uma multa de atraso de US$ 40 para a Blockbuster.
Por mais que hoje a decisão por parte da Blockbuster seja chocante, à época não foi tão surpreendente… Tanto que a empresa seguiu crescendo e atingiu seu auge no país em 2005.
![](https://waffle-prod.s3.amazonaws.com/app/uploads/2024/05/07112749/Blockbuster-5-1024x1024.png)
No mundo, a Blockbuster superou as 9 mil lojas em 2004, marcando presença em mais de 15 países.
Ainda assim, com a Netflix crescendo no online — sem cobrar multa por atraso — e uma presença cada vez maior de quiosques de aluguel de vídeo automatizados no varejo, a Blockbuster começou a mudar.
A primeira mudança foi a inauguração do Blockbuster online no final de 2004 e, no início de 2005, a eliminação das multas por atraso. O problema era que empresa “lucrava” muito com essas taxas.
- Só em 2000, foram US$ 800 milhões, o equivalente a 16% de sua receita total no ano.
Ambas mudanças não agradaram a Viacom, que decidiu vender sua participação na empresa. Fast-forward para 2010, a Blockbuster é retirada da bolsa de valor de Nova York e entra com um pedido de recuperação judicial.
A empresa até foi comprada pelo Dish Network em 2011, mas, desde 2013, foi pouco a pouco fechando todas a suas unidades, mantendo apenas uma, localizada em Bend, no Colorado.
Panorama
A Blockbuster conseguiu desenvolver uma máquina operacional altamente eficiente, porém, falhou ao não se dar conta do quão dependente era em certo aspectos como, por exemplo, as multas.
Ainda assim, o pior erro da empresa não foi a falta habilidade ou não comprar a Netflix, mas sim a incapacidade de compreender e enxergar as tendências que moldariam o futuro da indústria.
PS: Se quiser aprofundar ainda mais, vale a pena assistir a esse documentário.
![Redação](/_next/image?url=%2Fimg%2Fwaffleman.png&w=3840&q=75)
Redação
![Waffle](/_next/image?url=%2Fimg%2Fwaffleman.png&w=256&q=75)
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
![](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fwaffle-prod.s3.amazonaws.com%2Fapp%2Fuploads%2F2024%2F01%2F21113443%2Frising-1.png&w=3840&q=75)
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se![](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fwaffle-prod.s3.amazonaws.com%2Fapp%2Fuploads%2F2024%2F01%2F21113438%2Fgoget-1-1.png&w=3840&q=75)
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se![](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fwaffle-prod.s3.amazonaws.com%2Fapp%2Fuploads%2F2024%2F01%2F29101553%2Flogo-the-news.png&w=3840&q=75)
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se