Como a Blockbuster foi de líder de mercado a quase inexistente

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Como a Blockbuster foi de líder de mercado a quase inexistente

Redação
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7 maio 2024Última atualização: 7 maio 2024
Blockbuster

(Imagem: REUTERS | Divulgação)

Quando falamos sobre entretenimento em casa, hoje, quem domina as conversas são as plataformas de streaming.

  • No entanto, em um passado não tão distante, a rainha tinha nome: Blockbuster.

Por mais que muitos das novas gerações não tenham realmente vivenciado a experiência de ir a uma das unidades da rede de locadoras de vídeos, seu papel foi fundamental para a indústria do entretenimento.

Em seu auge, a empresa teve mais de 9.000 lojas espalhadas pelo mundo. Hoje, apenas uma exibe o clássico logo em suas tradicionais cores azul e amarelo.

(Imagem: The Washington Post | Divulgação)

O nascimento de um fenômeno

Em 1985, após trabalhar com software de computadores, o americano David Cook decidiu se aventurar no empreendedorismo e inaugurou a primeira Blockbuster na cidade de Dallas, no Texas.

O nome faz referência ao termo utilizado pela indústria cinematográfica dos EUA para filmes que faturam milhões — às vezes bilhões — de dólares em bilheteria.

Mesmo que, hoje, você enxergue “atraso” quando pensa em Blockbuster, saiba que o diferencial dela sempre foi seu processo moderno e tecnológico.

Diferente de suas competidoras, a locadora de Cook tinha (i) um processo de check-out computadorizado e (ii) e um catálogo com cerca de 8 mil fitas VHS.

  • Os concorrentes só conseguiam oferecer algumas centenas de longas-metragem.

À época, a Blockbuster era o único lugar em que as pessoas conseguiam alugar os filmes exibidos mais recentemente no cinema.

O foco no cliente, prezando por um catálogo diversificado, junto à inovação no processo de manutenção de base de dados fez com que a empresa criasse adesão e crescesse rapidamente.

E que crescimento. Em 1987, ela recebeu um aporte de US$ 18,5 milhões. Dois anos depois, a Blockbuster se tornou a maior rede de locação de vídeos nos EUA, com mais de 900 unidades.

No início da década de 1990, começou a temporada de aquisições. A companhia passou a comprar redes menores nacionais e internacionais e, em 1992, chegou à marca de 2.800 lojas. Olhe o vídeo nostálgico abaixo:

O erro que muitos consideram o começo do fim da Blockbuster

Em 1994, a Blockbuster foi comprada pela Viacom (hoje Paramount Global) por US$ 8,4 bilhões.

Sob nova liderança, especialmente com a entrada de John Antioco como CEO em 1997, a evolução da empresa tomou novas proporções e fechou o milênio em grande estilo:

  • Abertura de capital na bolsa de valores;
  • 6 mil unidades no mundo.

No entanto, logo em 2000, a Blockbuster receberia uma oferta em “sua mesa”: comprar uma tal de Netflix por US$ 50 milhões.

A proposta era simples: A gigante do streaming, que na época enviava filmes por correios, iria administrar a marca Blockbuster no online. Em troca, Antioco e sua equipe promoveriam a Netflix dentro das unidades da empresa.

Maaass... Os cofundadores da Netflix, Marc Randolph e Reed Hastings, foram praticamente “debochados” ao propor essa ideia.

Curiosidade: Dizem por aí que uma das possíveis razões que motivou a criação da Netflix foi que Hastings estava indignado por ter quer pagar uma multa de atraso de US$ 40 para a Blockbuster.

Por mais que hoje a decisão por parte da Blockbuster seja chocante, à época não foi tão surpreendente… Tanto que a empresa seguiu crescendo e atingiu seu auge no país em 2005.

No mundo, a Blockbuster superou as 9 mil lojas em 2004, marcando presença em mais de 15 países.

Ainda assim, com a Netflix crescendo no online — sem cobrar multa por atraso — e uma presença cada vez maior de quiosques de aluguel de vídeo automatizados no varejo, a Blockbuster começou a mudar.

A primeira mudança foi a inauguração do Blockbuster online no final de 2004 e, no início de 2005, a eliminação das multas por atraso. O problema era que empresa “lucrava” muito com essas taxas.

Ambas mudanças não agradaram a Viacom, que decidiu vender sua participação na empresa. Fast-forward para 2010, a Blockbuster é retirada da bolsa de valor de Nova York e entra com um pedido de recuperação judicial.

A empresa até foi comprada pelo Dish Network em 2011, mas, desde 2013, foi pouco a pouco fechando todas a suas unidades, mantendo apenas uma, localizada em Bend, no Colorado.

https://www.youtube.com/watch?v=vgzqDCt4D1w

Panorama

A Blockbuster conseguiu desenvolver uma máquina operacional altamente eficiente, porém, falhou ao não se dar conta do quão dependente era em certo aspectos como, por exemplo, as multas.

Ainda assim, o pior erro da empresa não foi a falta habilidade ou não comprar a Netflix, mas sim a incapacidade de compreender e enxergar as tendências que moldariam o futuro da indústria.

PS: Se quiser aprofundar ainda mais, vale a pena assistir a esse documentário.

Redação

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