
Açaí: um dos principais embaixadores do Brasil mundo afora
INFOGRÁFICO
Açaí: um dos principais embaixadores do Brasil mundo afora


Acai powder and berries - Euterpe oleracea
Um dos frutos mais queridos do nosso Brasil que, pouco a pouco, tem ganhado espaço no estômago e no coração dos estrangeiros.
Já dá para dizer que, junto do Guaraná, do samba e das Havaianas, esse pequeno fruto roxo é um dos maiores embaixadores do nosso país pelo mundo.
- O Pará, responsável por mais de 90% da produção de açaí no país, produziu uma estimativa de mais de 1,7 milhão de toneladas no ano passado.
Falando de exportação… O estado foi responsável por mais de 8 mil toneladas do fruto vendidas para fora do país em 2022. Em outras palavras, os gringos consumiram simplesmente 8 milhões de kg de açaí em um ano.
Isso representa um aumento de quase 20 vezes em relação a 2011.

By the numbers: Há 12 anos, o valor exportado foi de cerca de US$ 124 mil. Já em 2022, a exportação do produto movimentou mais de US$ 26,5 milhões. Huge.
O crescente consumo do açaí, tanto nacional quanto globalmente, ajuda a impulsionar a economia do Pará que, em muitas comunidades do interior, chega a crescer 100% na época do açaí.
As empresas estão investindo lá…
A depender da Oakberry, mais investimentos chegarão ao estado da Região Norte e mais pessoas mundo afora poderão experimentar essa grande iguaria nacional.
Em 2021, a empresa comprou uma fábrica no Pará, cuja capacidade de produção conseguiria suprir a demanda da Oakberry até o final de 2023.
- Um ano depois, eles levantaram R$ 50 milhões “para a compra de polpa de açaí de ribeirinhos e cooperativas que coletam o fruto na mata nativa no Pará”.
Em março de 2023, o Oakberry possuía, entre lojas próprias e franquias, cerca de 600 unidades, sendo 200 delas espalhadas por 38 países — a projeção da companhia era chegar a 45 territórios até o final do ano passado.
Curiosidade: A operação internacional, na época, correspondia a 70% da receita total da empresa, que foi de R$ 500 milhões em 2022.
Outro grande nome é o da Polpanorte, que lidera o mercado nas regiões Centro-Oeste e Sul e possui 20% do market share nacional.
Além disso, a empresa paranaense é responsável por levar o açaí a 16 países entre América Latina, Europa e Estados Unidos.
Falando na Terra do Tio Sam... 🇺🇸
O país é quem lidera a compra de açaí, importando 80% da produção do Pará.
Por lá, quem reina é a Sambazon, fundada por um ex-jogador de futebol americano que se apaixonou pelo produto há 20 anos, em uma visita ao Brasil.

Hoje, a empresa fornece cerca de 90% do açaí disponível nos EUA, e seus produtos estão presentes em 30 mil pontos de venda.
- Isso inclui grandes supermercados como Costco e Whole Foods, assim como redes de restaurante como o Smoothie King.
Mesmo assim, a Sambazon reconhece o poder da marca Oakberry — que planeja abrir mais 200 unidades nos EUA até 2026. A briga dos dois é boa por lá.
Já no resto do mundo… 🗺️
Dois dos principais importadores são Austrália e Japão, mas outros países como China, Singapura e Índia também têm aumentado seu interesse pelo fruto.
A Índia, inclusive, importou cerca de 79 toneladas de açaí em purê em 2023, um crescimento de 41% na comparação ano a ano.
- Para 2024, essa cifra deve subir novamente, especialmente depois que as autoridades sanitárias no país autorizaram a importação do açaí em pó.
Ao todo, o mercado global de açaí projeta alcançar um valor de US$ 2,5 bilhão em 2033, o que representaria um aumento de 50% em relação ao ano passado.

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se