A importância do Dia dos Pais para o comércio

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A importância do Dia dos Pais para o comércio

Redação
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8 agosto 2024Última atualização: 8 agosto 2024
Dia dos Pais

(Imagem: Vitolda Klein | Unsplash)

Após presentear as mães e os(as) namorados(as), chegou a hora de fazer os papais felizes e, consequentemente, abrir um belo sorriso no rosto do varejo.

Isso porque quase 111 milhões de brasileiros devem ir às compras para o Dia dos Pais este ano, movimentando estimados R$ 7,7 bilhões.

Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro devem representar quase metade dessa movimentação financeira esperada.

Engana-se quem pensa que os pais serão os únicos presenteados neste final de semana. Esposos, sogros e até avôs devem receber seus devidos mimos.

Mas, antes de aprofundar, você sabe a razão pela qual o Dia dos Pais não possui um dia fixo?

Começando do começo

No Brasil, a homenagem aos pais ocorreu pela primeira vez em 1953, impulsionada por Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo.

A data sugerida: 16 de agosto. No catolicismo, era o Dia de São Joaquim, considerado pai de Maria e avô de Jesus. O dia, entretanto, não foi oficializado.

(Imagem: O Globo)

Atualmente, o Dia dos Pais não possui uma data fixa no Brasil, comemorado sempre no 2º domingo de agosto, da mesma forma que o Dia das Mães é celebrado do 2º domingo de maio.

Um dos, senão, o principal motivo de manter a celebração em um domingo foi para facilitar que as famílias pudessem se reunir em um dia de folga.

Essa decisão, é claro, se tornou conveniente para o comércio, pois garante um fluxo de pessoas para restaurantes, shoppings e outros estabelecimentos, estimulando consequentemente a economia.

Falando no comércio… 🛍

Roupas, perfumaria & cosméticos e eletroeletrônicos lideram as intenções de compra. Juntos, os 3 segmentos devem responder por quase 75% das vendas totais do varejo.

  • 👕 R$ 3,07 bilhões;
  • 🧴 R$ 1,51 bilhão;
  • 📺 R$ 1,19 bilhão.

🏬 O varejo físico deve o ser o principal local de compra de 69% dos consumidores, mostrando como o brasileiro ainda valoriza experiência de ir à loja escolher o produto, especialmente shoppings.

Maaaaas… O online não está tão longe assim e 40% dos consumidores devem realizar alguma compra pela internet — desses, cerca de 57% vão utilizar sites e apps internacionais, por conta dos preços mais baixos.

No setor de serviços, o Dia dos Pais deve aumentar em até 20% a receita de 65% bares e restaurantes.

Já do lado da publicidade…

O Dia dos Pais é um período importante para o lançamento de campanhas de marketing. Em 2023, estima-se que os anúncios de mídia aumentaram em 16% para a celebração.

Entre as marcas mais tiveram inserções no ano passado, a Claro ficou disparada em 1º lugar, com uma projeção de quase 5.300, mais do que o dobro que a segunda colocada, a Vivo.

Para este ano, muitas marcas optaram pelo apelo emocional e nostálgico em suas campanhas.

  • 🏎 A Reserva lançou uma coleção inspirada no legado de Ayrton Senna — inclusive, o ad foi narrado por Galvão Bueno. Confira aqui.
  • ⚽️ A Natura focou no cuidado mútuo entre pai e filho, escalando o jogador Endrick, do Real Madrid, e seu pai.
https://www.youtube.com/watch?v=G4hHP4sOMf0

Nem tudo são flores. Cerca de 35% dos que pretendem comprar presentes estão com contas atrasadas e 24% reconhecem que irão gastar mais do que podem para poder presentear no Dia dos Pais.

Redação

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