
A explosão do turismo esportivo e musical
INFOGRÁFICO
A explosão do turismo esportivo e musical


(Imagem: Rave Jungle)
Se existe algo que 2024 está nos mostrando é que as pessoas estão com apetite para eventos ao vivo, especialmente os que envolvem esporte e música.
Entre as arquibancadas cheias durante o GP da Fórmula 1 em Miami aos shows lotados da Taylor Swift ao redor do mundo, o turismo esportivo e musical global está e deve continuar crescendo num ritmo sem precedentes.
- Esportes: avaliado em US$ 564,7 bilhões em 2023, o setor deve superar US$ 1,3 trilhão nos próximos 8 anos;
- Música: avaliado em US$ 6,6 bi este ano, o segmento está projetado para alcançar US$ 13,8 bi no mesmo período.
Ao combinar os dois, a estimativa é que essa indústria represente uma economia de quase US$ 1,5 trilhão em 2032, mais do que o dobro do valor atual.

Segundo a Collison International, que conduziu uma pesquisa com quase 9 mil viajantes de 17 países, o principal motivo é que as pessoas — sobretudo a geração Z — está valorizando mais experiências do que coisas tangíveis.
Para se ter uma ideia, cerca de 83% dos entrevistados viajaram para um evento esportivo ou pretendem fazê-lo nos próximos 12 meses. No caso da música, a cifra é 71%.
Muito além do local do evento. Quando esses viajantes se deslocam para um show ou um jogo, cerca de 80% ficam de 1 a 3 dias após o evento, enquanto 77% chegam 1-2 dias antes.
Falando apenas do lado esportivo
Entre os esportes mais populares, o futebol é quem reina, seguido por Fórmula 1, basquete e tênis. Abaixo alguns exemplos:
- ⚽️ O Mundial no Catar recebeu um total de 3,4 milhões de torcedores, sendo 1,18 milhão desses visitantes internacionais. A projeção era que o evento injetasse US$ 17 bi para a economia local.
- 🏎 O Grande Prêmio de Las Vegas, realizado em novembro de 2023, trouxe US$ 1,5 bilhão para a economia local, 50% a mais do que o Super Bowl de 2024.
Além disso, o esporte ainda conta com as Olimpíadas — sejam elas de verão ou de inverno —, que concentram praticamente todas as modalidades em um mesmo lugar.
Para a edição deste ano, estima-se que os turistas internacionais gastaram cerca de US$ 5 mil entre hotéis, passagens aéreas e ingressos para eventos.

Falando em tickets para Paris 2024… A procura foi tão grande entre os fanáticos do Brasil que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) teve que liberar 57 mil ingressos adicionais.
Ainda se podem criar oportunidades. A aquisição do clube de futebol Wrexham AFC pelos atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney gerou um boost de 1 bilhão de libras ao Norte do País de Gales.
Ainda se podem criar oportunidades. A aquisição do clube de futebol Wrexham AFC pelos atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney gerou um boost de 1 bilhão de libras ao Norte do País de Gales.
Enquanto isso, do lado da música… 🎵
Os fãs da Taylor Swift aumentaram as vendas de passagens aéreas para destinos turísticos em 45% em relação ao ano anterior durante as datas dos shows, conforme a United Airlines.
A “loirinha” é, inclusive, uma das poucas artistas solo que consegue mobilizar multidões e impactar economias locais:
- Na Filadélfia, seus shows foram responsáveis pela recuperação da hotelaria local;
- No Reino Unido, os 15 shows que a cantora fará durante o verão deve impulsionar a economia em £ 997 milhões (US$ 1,26 bilhão).

Tal é a popularidade de Swift que o Marriott aproveitou a turnê “Eras” como uma oportunidade para ganhar novos membros para o seu programa de fidelidade, prometendo ingressos grátis por meio de sorteios.
No caso dos festivais, o Tomorrowland, um dos maiores de música eletrônica do mundo, recebeu mais de 400 mil pessoas de praticamente todos os países na Bélgica este ano ao longo dos 6 dias de evento.
- Já sua versão brasileira movimentou cerca de R$ 676 milhões na economia da região de Itu, interior de São Paulo, em 2023. Para os próximos 10 anos, a cifra deve ser de R$ 9 bi.
Toda essa empolgação das pessoas fez com que a Live Nation, maior promotora de shows do planeta, alcançasse uma receita recorde de US$ 6 bilhões no segundo trimestre de 2024, uma alta de 7% YoY.

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se