Netflix vai explorar uma presença maior no cinema
ENTRETENIMENTO
Netflix vai explorar uma presença maior no cinema
(Imagem: Aram Boghosian | Los Angeles Times)
Após o sucesso absoluto do filme Barbie em 2023 (US$ 1,45 bilhão em bilheteria global), a diretora Greta Gerwig conseguiu algo único para a sua nova empreitada com a Netflix.
Sua adaptação do livro “As Crônicas de Nárnia” terá uma janela exclusiva de 2 semanas em 1.000 telas IMAX espalhadas por 90 países antes de chegar à plataforma do tu-dum no dia 25/12/2026.
Além disso, essa exclusividade pode se estender para uma 3ª semana caso o filme faça dinheiro, além expandir para algumas telas não IMAX — que chegam a ser até 40% menores.
Por que isso importa? A Netflix tem tentado com as telonas ao longo dos anos, seja para que os filmes pudessem se qualificar para o Oscar (Roma, O Irlandês) ou para concretizar alguns investimentos muito grandes (Glass Onion: Um Mistério Knives Out).
- Inclusive, Glass Onion fez cerca de US$ 15 milhões em bilheteria em 2022, cifra considerada boa tendo em conta que ficou apenas 1 semana presente em cerca de 700 cinemas;
- Contudo, analistas estimaram que esse valor poderia ter chegado a US$ 200 milhões caso a empresa tivesse expandido a janela de exibição realizado uma distribuição em telonas internacionais.
Já em 2024, o co-CEO Ted Sarandos defendeu a posição da empresa em realizar lançamentos direto para o streaming. Em suas palavras:
“Podemos gastar exclusivamente US$ 200 milhões em um filme e ter escala de audiência suficiente para colocá-lo diretamente na Netflix sem tentar recuperar parte da economia do cinema”.
No entanto, o acordo com Gerwig e Nárnia não é apenas o primeiro a incluir telas de formato premium em todo o mundo, mas potencialmente marca uma nova era para a empresa.
Looking forward. Se a Netflix estiver aberta a fazer mais deals como esse com o 1% dos maiores cineastas, a empresa terá o trunfo que lhe faltava para convencer aqueles diretores que preferem receber menos capital para terem seus filmes exibidos nas telonas pelo mundo.
Redação
trends
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se