Como a Netflix se tornou a rainha das produções sul-coreanas

ENTRETENIMENTO

Como a Netflix se tornou a rainha das produções sul-coreanas

Redação
Redação
7 março 2024Última atualização: 7 março 2024
Netflix na Coreia do Sul

No final de 2019, dois dos maiores estúdios de TV da Coreia do Sul, o CJ ENM e o JTBC, do JoongAng Group, se uniram para criar um serviço de streaming chamado Tving.

  • No mesmo ano, três das principais redes de TV do país, junto à operadora de telefonia móvel SK Telecom, formaram um serviço concorrente chamado Wavve.

O motivo? “Garantir” o domínio do streaming em seu território em um momento em que a presença da Netflix na Coreia do Sul ainda não era significativa, nem em assinantes, nem na programação focada no público local.

No entanto, o mercado de entretenimento sul-coreano teria pela frente alguns obstáculos:

  • Acompanhar o crescente custo de produção de séries dramáticas — os populares K-dramas;
  • Queda na venda de licenciamento de conteúdo.

A China, que representava cerca de 40% dessas vendasbloqueou as importações de entretenimento coreano em 2017 por motivos geopolíticos.

No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”. Foi exatamente isso que a Netflix fez, investindo milhões de dólares para produzir conteúdo original na Coreia do Sul, começando com a série de zumbis “Kingdom” em 2019.

Entre 2016 e 2021, o aporte no país foi superior a 1 trilhão de wons — US$ 750 milhões. Isso sem contar que a exportação de K-dramas aumentou dois dígitos quase todos os anos durante o período.

O resultado? A indústria coreana cresceu de 15,3 trilhões de won em 2015 — ano anterior à chegada da Netflix — para 19,8 trilhões de won (cerca de US$ 15 bilhões) em 2022.

Enquanto a assinantes, a participação de mercado da rainha do streaming é de 34% no país, o mesmo valor que o market share combinado de Tving e Wavve, segunda e terceira colocada no ranking, respectivamente.

Além disso, a operação da Netflix é lucrativa na Coreia do Sul. A Tving e a Wavve, por sua vez, perderam, juntas, mais de 200 bilhões de won — US$ 165 milhões — em 2023.

Atualmente, a Wavve e a Tving estão discutindo uma fusão que tanto seus proprietários quanto o governo esperam que lhes dê escala suficiente para competir melhor com a Netflix.

  • O possível novo serviço teria programas de todos os maiores estúdios locais.

PS: No Brasil, mesmo tendo chegado em 2011, foi só no ano passado que Netflix anunciou se

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã