2024 não foi um bom ano para os cinemas
ENTRETENIMENTO
2024 não foi um bom ano para os cinemas
(Imagem: Bloomberg | Comscore Inc.)
Se por um lado os filmes Divertida Mente 2 e Deadpool & Wolverine foram sucesso de bilheteria, ambos arrecadando mais de US$ 1 bilhão pelo mundo, por outro, a indústria do cinema teve um revés no ano passado.
Isso porque as vendas globais de ingressos caíram 10% para US$ 30,5 bilhões em 2024, com quedas de 25% na China e de 18% no Japão, dois dos maiores mercados do mundo.
Os resultados globais foram prejudicados pelas greves de atores e roteiristas de 2023, pois forçaram os estúdios a adiar uma série de potenciais sucessos como Missão Impossível: O Acerto Final, Branca de Neve e dois lançamentos da Marvel.
Além disso, o declínio fora dos EUA foi exacerbado pelo dólar forte, que reduziu a receita que os estúdios da terra do Tio Sam recebem das vendas de bilheteria estrangeiras.
🇨🇳 Na China, historicamente o mercado internacional mais confiável para produções de Hollywood, o gosto do público local mudou em favor de filmes nacionais.
Isso coincidiu com a deterioração das relações entre os dois países, com o número de lançamentos dos EUA aprovados pelo governo chinês caindo de um pico de mais de 60 em 2018 para apenas 31 no ano passado.
Para este ano, estima-se que novos filmes de grandes franquias como Avatar contribuam para que a bilheteria global chegue nos US$ 33 bilhões — o pico foi em 2019, com pouco mais de US$ 42 bi.
Mas Hollywood enfrenta outra crise… Incêndios
O IATSE, um sindicato que representa os trabalhadores de bastidores de filmes e TV, disse que ao menos 8 mil membros vivem em locais que foram tomados ou evacuados por conta dos incêndios de Los Angeles.
Os estúdios encerraram a produção em vários projetos, além de cancelarem estreias e adiarem premiações. Esse tipo de evento emprega tradicionalmente milhares de pessoas.
Para se ter uma ideia, mais de 130 mil indivíduos trabalhavam em produções e transmissões em Los Angeles. Ao todo, o setor do entretenimento injeta US$ 43 bilhões em salários na economia da Califórnia a cada ano.
LA é muito maior que Hollywood, mas o entertainment é uma das maiores e mais visíveis indústrias da cidade. Qualquer crise para o município é uma crise para o segmento — e vice-versa.
Redação
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se